Paulino José Soares Sousa, 1º visconde do Uruguai

Is your surname Soares Sousa?

Research the Soares Sousa family

Paulino José Soares Sousa, 1º visconde do Uruguai's Geni Profile

Records for Paulino José Soares Sousa

6,091 Records

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Related Projects

Paulino José Soares Sousa, 1º visconde do Uruguai

Birthdate:
Birthplace: Paris, Paris, Île-de-France, France
Death: Died in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Immediate Family:

Son of José Antonio Soares de Sousa and Antoniette Gabrielle Magdaleine Gilbert
Husband of Ana Maria de Macedo Álvares de Azevedo, Viscondessa do Uruguai
Father of Paulino José Soares de Souza, Filho; Luiz Paulino Soares Sousa; Paulina Soares Sousa and Francisco Paulino Soares Sousa
Brother of Valentina Soares de Sousa, baronesa de Maruim; Hyppolito Soares de Sousa and Clotilde Soares de Sousa

Managed by: Lúcia Pilla
Last Updated:

About Paulino José Soares Sousa, 1º visconde do Uruguai

Magistrado e diplomata brasileiro nascido em Paris, que se destacou como porta-voz da classe dirigente do império, em especial do grupo fluminense e ainda hoje considerado um dos maiores juristas brasileiros, especialmente na área do Direito Público e Constitucional.

Filho de pai brasileiro, fez os primeiros estudos em São Luís do Maranhão, começou o curso de direito em Coimbra (1823), onde cursou até o quarto ano, quando foi preso em Portugal por motivos políticos. Ao sair da cadeia regressou ao Brasil (1828) e concluiu seus estudos superiores na Faculdade de Direito de São Paulo (1831). Iniciou a vida pública na magistratura, sendo nomeado juiz de fora na cidade de São Paulo e, depois, ouvidor da comarca da capital paulista.

Transferido para a sede da corte (1833), no Rio de Janeiro, ocupou a intendência geral de polícia e o cargo de juiz. Ingressou na política e foi eleito Deputado pela província do Rio de Janeiro (1836), sendo no mesmo ano nomeado presidente daquela província (1836-1840). Integrou então a poderosa oligarquia do segundo reinado, o famigerado Triunvirato de Saquarema, do qual faziam parte, além dele, o visconde de Itaboraí Joaquim José Rodrigues Torres (1802-1872) e o magistrado e político brasileiro Eusébio de Queirós Coutinho Matoso da Câmara (1812-1868). Um dos idealistas e filiado ao Partido Conservador, foi designado ministro da Justiça (1840). Com a queda do ministério um mês depois, por força da proclamação da maioridade de D. Pedro II, voltou à pasta da Justiça (1841-1843), ocasião em que restaurou o Conselho de Estado e reformou o Código do Processo Criminal, além de ter aprovado outras importantes leis do império: o código comercial, a lei de terras, a da extinção do tráfico negreiro e a da organização do corpo diplomático, e enfrentado a a revolta dos liberais em São Paulo e Minas.

Foi Ministro dos Negócios Estrangeiros (1843-1844) e, e eleito Senador do Império (1849), na bancada do Partido Conservador, reassumiu a pasta dos Estrangeiros (1849-1853) e antecipou então, por meio de atos e gestões diplomáticas, a campanha militar que culminaria na queda do caudilho argentino Juan Manuel de Rosas, na campanha militar de Monte Caseros (1852). Também tratou da extinção do tráfico de escravos e da guerra contra Oribe, além de nomeado Desembargador da Relação da Corte (1852).

Tornou-se conselheiro de estado (1853) e recebeu no ano seguinte, o título de Visconde do Uruguai. Foi enviado a Paris (1855) como enviado extraordinário para tratar dos limites do império com a Guiana Francesa, a chamada Questão do Oiapoque.

Aposentou-se como Ministro do Supremo Tribunal de Justiça (1857), publicou vários trabalhos de cunho parlamentar, jurídico, administrativo e político, entre eles Ensaio sobre o direito administrativo (1862) e Estudo prático sobre a administração das províncias (1865) e morreu no Rio de Janeiro, então capital do Império, aos 58 anos.

Fonte: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/PaulinJS.html

view all

Paulino José Soares Sousa, 1º visconde do Uruguai's Timeline

1807
October 4, 1807
Paris, Paris, Île-de-France, France
1833
April 20, 1833
Age 25
1834
April 21, 1834
Age 26
Itaboraí, Rio de Janeiro, Brazil
1866
July 15, 1866
Age 58
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
????
????
????