Paulo de Tarso Lustosa da Costa MP

‹ Back to Lustosa da Costa surname

1

Matches

0 0 1
Adds spouse(s).

View Paulo de Tarso Lustosa da Costa's complete profile:

  • See if you are related to Paulo de Tarso Lustosa da Costa
  • Request to view Paulo de Tarso Lustosa da Costa's family tree

Share

Birthdate: (68)
Birthplace: Sobral, Ceará, Brazil
Managed by: Carla Assenheimer (C)
Last Updated:
view all

Immediate Family

About Paulo de Tarso Lustosa da Costa

Paulo de Tarso Lustosa da Costa (Sobral, 22 de novembro de 1944) é um político brasileiro.

Formação

Filho de Francisco Ferreira Costa e Maria Dolores Lustosa da Costa. Em 1967 obteve o grau de Bacharel em Administração de Empresas pela Escola de Administração do Ceará e em 1968 foi nomeado técnico em Desenvolvimento Econômico do Banco do Nordeste do Brasil. Em 1973 foi pós-graduado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Vanderbilt, Tennessee, onde também concluiu seu Mestrado em Economia. Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi Secretário de Planejamento do governo Adauto Bezerra.

Vida política

Eleito deputado federal em 1978 pela ARENA e em 1982 pelo PDS, criou e foi o primeiro presidente da comissão de defesa do consumidor na Câmara dos Deputados. Entre 1984 e 1985 participou ativamente do processo de redemocratização e das Diretas Já, sendo o primeiro parlamentar não vinculado ao PMDB a apoiar a candidatura presidencial de Tancredo Neves. Logo depois, já filiado ao PFL, foi indicado por Tancredo Neves para compor o governo como Ministro da Desburocratização.

Em 1986 candidatou-se ao Senado pelo PFL, mas acabou na terceira posição. No ano seguinte, assumiu a presidência do então Cebrae, que para evitar sua extinção na reforma administriva do Governo Collor, passou a se chamar Sebrae, tornando-se o primeiro presidente do órgão. Lá criou o programa Pequenas Empresas Grandes Negócios. Em 1990 foi candidato ao governo do estado do Ceará, mas acabou derrotado por Ciro Gomes. Em 1992 foi Secretário de Indústria e Comércio do Governo Edison Lobão e secretário executivo do Ministério da Integração Regional. A seguir foi secretário-executivo e presidente (1995-1998) da Fundação Pedroso Horta.

Em 1994 foi eleito suplente de deputado federal pelo PMDB, sendo efetivado após a renúncia do titular não conseguindo de reeleger no ano seguinte. Em 2002 foi o quinto colocado na disputa pelo Senado. No primeiro governo Lula foi secretário-executivo do Ministério das Comunicações (2004-2005) e presidente da Fundação Nacional de Saúde (2005-2007). Atualmente é membro do Conselho superior de economia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Seu filho, Paulo Henrique Lustosa foi eleito deputado federal pelo PMDB do Ceará em 2006.

É irmão da escritora Isabel Lustosa.

Fonte: Wikipédia

view all

Paulo Lustosa's Timeline

1944
November 22, 1944
Sobral, Ceará, Brazil
1968
February 8, 1968
Age 23
Fortaleza, Ceará, Brazil