Pedro de Coimbra, 5.º Condestável de Portugal

Is your surname de Coimbra?

Research the de Coimbra family

Pedro de Coimbra, 5.º Condestável de Portugal's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Pedro de Coimbra (Aragon), 5.º Condestável de Portugal

Nicknames: "Duke Pedro II of /Coimbra", "D. Pedro de Coimbra", "D. Pedro de Portugal", "D. Pedro de Avis"
Birthdate:
Birthplace: Portugal
Death: Died in Granollers, Catalonia, Spain
Place of Burial: Constable
Immediate Family:

Son of Pedro de Portugal, duque de Coimbra and Isabel d'Urgell y Aragon, countess of Urgell
Husband of Elisabet d'Urgell
Brother of João de Coimbra, Príncipe de Antioquia; Isabel Avis de Coimbra, rainha de Portugal; Beatrice de Avis de Coimbra; Jaime Avis de Coimbra and Philippa Avis de Coimbra

Managed by: Private User
Last Updated:

About Pedro de Coimbra (Aragon), 5.º Condestável de Portugal

D. Pedro de Coimbra , também chamado D. Pedro de Portugal ou D. Pedro de Avis (1429 — Granollers, 29 de junho de 1466), filho de D. Pedro, Infante de Portugal e Duque de Coimbra, foi 5.º Condestável de Portugal e 5.º Administrador da Ordem de Avis.

Posteriormente, durante a guerra dos catalães contra João II de Aragão, foi proclamado Conde de Barcelona pelo Conselho de Cem, e intitulou-se ainda Rei de Aragão, Sicília, Valência, Maiorca, Sardenha e Córsega.

Na Catedral de Barcelona conserva-se a sua espada e é considerada uma das mais belas do mundo .

D. Pedro era filho do Infante D. Pedro, Duque de Coimbra e Regente de Portugal, e de Isabel de Urgel e Aragão, filha de Jaime II de Urgel, um dos pretendentes ao trono catalão.

Em 1443, enquanto o seu pai era Regente de Portugal, D. Pedro foi nomeado Condestável de Portugal, tornando-se assim, na máxima autoridade militar do reino, a seguir ao Rei. Em 1444 foi também nomeado Mestre da Ordem de Avis.

Em 1448, ao atingir D. Afonso V a maioridade, o seu pai deixa a Regência. O novo Rei, influenciado por D. Afonso, Duque de Bragança, inimigo político do Infante D. Pedro, e cujo filho, o Conde de Ourém, esperava tornar-se ele o Condestável, no lugar de D. Pedro, anula todas as leis promulgadas durante a regência do pai deste. Estes desentendimentos vão levar à Batalha de Alfarrobeira, em que morre o Infante D. Pedro, e ao exílio em Castela do seu filho, onde viveu como escritor.

Em 1454, D. Pedro reconcilia-se tanto com D. Afonso V como com D. Afonso de Bragança, regressando a Portugal e recebendo de volta todos os seus bens e cargos. Aconselha o Rei sobre a política marroquina e, em 1458, auxilia a tomar a cidade de Alcácer Ceguer e, em 1460, a de Tânger.

Em 1463, as instituições catalãs, que se encontravam em guerra civil contra João II de Aragão, oferecem a D. Pedro a direcção da luta. D. Pedro é então proclamado Conde de Barcelona pelo Conselho de Cem, e intitula-se mesmo rei de Aragão.

Depois de vários reveses militares, e passados apenas três anos da sua chegada, em 29 de Junho de 1466, D. Pedro acaba por morrer de doença (alguns historiadores afirmam que morreu envenenado), na localidade de Granollers, no palácio de João de Montbuy4 , estando sepultado na Catedral de Santa Maria del Mar em Barcelona.

O seu mote era Paine pour joie.

in, http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_de_Coimbra,_Condest%C3%A1vel_de_Portugal ———————————————————————————————

Peter V of Aragon

From Wikipedia, the free encyclopedia

Peter V of Aragon (IV of Barcelona) (1429-1466), Constable of Portugal and Grand Master of the Order of Aviz, son of Pedro, Duke of Coimbra and grandson of King John I of Portugal, was, between 1463–1466, King of Aragon and Count of Barcelona, during the War against John II of the Trastámara dynasty. Note that Peter V did not reign in Valencia, which remained under the control of John II.

view all

Pedro de Coimbra, 5.º Condestável de Portugal's Timeline

1429
October 23, 1429
Portugal
1466
June 29, 1466
Age 36
Granollers, Catalonia, Spain
????
????
Constable