Pedro de Almeida, 1.º Conde de Assumar

Is your surname de Almeida?

Research the de Almeida family

Pedro de Almeida, 1.º Conde de Assumar's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

D. Pedro de Almeida, 1.º Conde de Assumar

Birthdate:
Death: Died in Moçambique, Portugal
Immediate Family:

Son of João de Almeida, alcaide-mór de Loures e Alcobaça and Violante Henriques
Husband of Margarida André de Noronha
Father of Maria Benta de Noronha; João de Almeida, 2º conde de Assumar and D. Lopo de Almeida Portugal
Brother of Helena de Portugal; Luis de Almeida Portugal and Catarina Henriques

Managed by: George J. Homs
Last Updated:

About Pedro de Almeida, 1.º Conde de Assumar

Era filho de D. João de Almeida, senhor da casa de seu pai, comendador de Santa Maria de Loures na Ordem de Cristo, alcaide-mor de Alcobaça, vedor da Casa Real de D. João IV de Portugal e D. Afonso VI de Portugal. Reposteiro-mor e Gentil-Homem de Câmara do Rei quando sua mãe D. Luísa de Gusmão lhe pôs casa. Sua varonil beleza se tornou tão apreciada que era conhecido pelo apelido de «O Formoso». Casou com D. Violante Henriques, Guarda-mor da Rainha D. Maria Francisca Isabel de Sabóia quando enviuvou. Era filha de D. Marcos de Noronha, que combateu em Alcácer Quibir e foi resgatado, Senhor do Morgado e Padroado do convento do Salvador de Lisboa e sua mulher Maria Henriques. Violante era irmã de D. Tomás de Noronha, 3° Conde dos Arcos, do Conselho de Estado e Presidente do Conselho Ultramarino.

Era neto de D. Lopo de Almeida, comendador de Santa Maria de Loures na Ordem de Cristo, alcaide-mor e capitão-mor de Alcobaça, sobrinho do Arcebispo de Lisboa D. Jorge de Almeida.

Casou com D. Margarida André de Noronha, Dama da Rainha D. Luísa, filha de D. Fernando Mascarenhas, 1º Conde da Torre de juro e herdade e de D. Maria de Noronha, irmã de D. Rodrigo da Silveira, 1° Conde de Sarzedas. Filhos:

1 - D. João de Almeida Portugal, 2° conde de Assumar.

2 - D. Lopo de Almeida Portugal (morto em 3 de janeiro de 1744), cavaleiro professo da Ordem de São João de Malta, seu Recebedor durante muitos anos e seu Procurador em Portugal, depois Bailio de Negroponte, Grão Chanceler (ou Grão-Mestre) da Religião em Portugal. Serviu na guerra contra Castela, mestre-de-campo de Infantaria na Guerra da Liga; vedor das Casas da Princesa das Astúrias e da Princesa do Brasil, Bailio de Leça. Beneficiado de Águas Santas, Cesareu e Vera Cruz.

3 - D. Fernando de Almeida Portugal (morto em 9 de novembro de 1712). Porcionista do Colégio Real de São Paulo de Coimbra, cónego da Sé de Coimbra, deputado do Santo Oficio da Inquisição de Lisboa, sumilher da Cortina de D. Pedro II e D. João V, Deputado da Junta dos Três Estados. Instituidor do morgadio de Vale de Nabais em Santarém.

4 - D. Maria Benta de Almeida Portugal Noronha (morta em 8 de março de 1731), dama da Rainha D. Maria Francisca de Sabóia. Casou com Gastão José da Câmara Coutinho (1662-1736), Senhor ou donatário das Ilhas Desertas (e Regalados?), alcaide-mor de Torres Vedras, comendador na Ordem de Cristo de Santa Maria de Casavel, Santiago de Caldelas, Santo André da Vila Boa de Quires, coronel de um regimento de Ordenanças de Lisboa, Vedor das Casas das Rainhas Maria Francisca Isabel de Sabóia e Mariana de Áustria, desta foi ainda Estribeiro-Mor, muito dado ao estudo da genealogia.

in, https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_de_Almeida,_1.%C2%BA_Conde_de_Assumar

view all

Pedro de Almeida, 1.º Conde de Assumar's Timeline