Pedro de Castelo-Branco da Cunha, 1º conde de Pombeiro

public profile

Is your surname de Castelo-Branco da Cunha?

Research the de Castelo-Branco da Cunha family

Pedro de Castelo-Branco da Cunha, 1º conde de Pombeiro's Geni Profile

Records for Pedro de Castelo-Branco da Cunha

210 Records

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Pedro de Castelo-Branco da Cunha, 1º conde de Pombeiro

Birthdate:
Death: Died
Immediate Family:

Son of Antonio de Castelo-Branco da Cunha, 11º senhor de Pombeiro and Maria da Silva, 9ª senhora de Belas
Husband of Luisa Ponce de León and Cecília de Menezes
Brother of Ana da Silva and Francisco de Castelo-Branco

Managed by: Lúcia Pilla
Last Updated:

About Pedro de Castelo-Branco da Cunha, 1º conde de Pombeiro

Capitão da guarda real de el-rei D. João IV, do príncipe D. Teodósio, e por fim de el-rei D. Afonso VI; 12.º senhor de Pombeiro, 7.º senhor de Belas e de Sanguinhêda, 9.º administrador do morgado de Castelo Branco, junto a Sacavém, comendador de Santa Maria, de Amêndoa, na ordem de Cristo, etc.

Faleceu a 30 de Julho de 1675. Era filho de D. António de Castelo Branco da Cunha, 11.º senhor de Pombeiro, e de sua mulher, D. Maria da Silva. D António esteve em 1625 na restauração da Baía, e nesse mesmo ano faleceu, ao regressar do Brasil.

D. Pedro de Castelo Branco herdou a casa de seus pais, herdando de sua mãe o senhorio de Belas, de que era a 6.ª senhoria. Foi nomeado capitão duma companhia de cavalos, por carta de 15 de Julho de 1643, cargo que continuou a exercer junto do príncipe D. Teodósio, e depois de seu irmão e sucessor D. Afonso VI. Por carta de 25 de Setembro de 1649 foi agraciado por D. João IV com o título de visconde de Castelo Branco, em duas vidas. A rainha D. Luísa de Gusmão, regente do reino na menoridade de D. Afonso VI, o elevou a conde de Pombeiro, por carta de 6 de Abril de 1662, último ano da sua regência. D. Pedro de Castelo Branco casou com D. Cecília de Meneses, filha de Vasco Fernandes César, alcaide-mor de Alenquer e de sua mulher D. Ana de Meneses. Falecendo esta senhora sem geração, D. Pedro de Castelo Branco passou a segundas núpcias a 23 de Abril de 1650, com D. Luísa Ponce de Leão, dama da rainha D. Luísa de Gusmão, e mais tarde camarista da infanta D. Catarina, filha de D João IV, que foi rainha de Inglaterra, pelo seu casamento com o rei Carlos II. Era filha de D. Alonso de Herrera e Cordova, e de D. Luísa Paes de la Cadena Ponce de Leão, fidalgos espanhóis; nascera em 27 de Abril de 1623, e morreu em 1707.

Fonte: http://www.arqnet.pt/dicionario/pombeiro1c.html

view all

Pedro de Castelo-Branco da Cunha, 1º conde de Pombeiro's Timeline