Pedro de Castelo-Branco da Cunha, 1º conde de Pombeiro (c.1620 - 1675)

public profile

View Pedro de Castelo-Branco da Cunha, 1º conde de Pombeiro's complete profile:

  • See if you are related to Pedro de Castelo-Branco da Cunha, 1º conde de Pombeiro
  • Request to view Pedro de Castelo-Branco da Cunha, 1º conde de Pombeiro's family tree

Share

Birthdate:
Death: Died
Managed by: Lúcia Pilla
Last Updated:

About Pedro de Castelo-Branco da Cunha, 1º conde de Pombeiro

Capitão da guarda real de el-rei D. João IV, do príncipe D. Teodósio, e por fim de el-rei D. Afonso VI; 12.º senhor de Pombeiro, 7.º senhor de Belas e de Sanguinhêda, 9.º administrador do morgado de Castelo Branco, junto a Sacavém, comendador de Santa Maria, de Amêndoa, na ordem de Cristo, etc.

Faleceu a 30 de Julho de 1675. Era filho de D. António de Castelo Branco da Cunha, 11.º senhor de Pombeiro, e de sua mulher, D. Maria da Silva. D António esteve em 1625 na restauração da Baía, e nesse mesmo ano faleceu, ao regressar do Brasil.

D. Pedro de Castelo Branco herdou a casa de seus pais, herdando de sua mãe o senhorio de Belas, de que era a 6.ª senhoria. Foi nomeado capitão duma companhia de cavalos, por carta de 15 de Julho de 1643, cargo que continuou a exercer junto do príncipe D. Teodósio, e depois de seu irmão e sucessor D. Afonso VI. Por carta de 25 de Setembro de 1649 foi agraciado por D. João IV com o título de visconde de Castelo Branco, em duas vidas. A rainha D. Luísa de Gusmão, regente do reino na menoridade de D. Afonso VI, o elevou a conde de Pombeiro, por carta de 6 de Abril de 1662, último ano da sua regência. D. Pedro de Castelo Branco casou com D. Cecília de Meneses, filha de Vasco Fernandes César, alcaide-mor de Alenquer e de sua mulher D. Ana de Meneses. Falecendo esta senhora sem geração, D. Pedro de Castelo Branco passou a segundas núpcias a 23 de Abril de 1650, com D. Luísa Ponce de Leão, dama da rainha D. Luísa de Gusmão, e mais tarde camarista da infanta D. Catarina, filha de D João IV, que foi rainha de Inglaterra, pelo seu casamento com o rei Carlos II. Era filha de D. Alonso de Herrera e Cordova, e de D. Luísa Paes de la Cadena Ponce de Leão, fidalgos espanhóis; nascera em 27 de Abril de 1623, e morreu em 1707.

Fonte: http://www.arqnet.pt/dicionario/pombeiro1c.html