Pero 'o Braganção' Fernandes, senhor de Bragança (c.1130 - d.) MP

‹ Back to Fernandes surname

Is your surname Fernandes?

Research the Fernandes family

Pero 'o Braganção' Fernandes, senhor de Bragança's Geni Profile

Records for Pero Fernandes

3,984,094 Records

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Nicknames: "Pero Fernandes"
Death: (Date and location unknown)
Occupation: Rico-homem e cavaleiro medieval do reino de Portugal e mordomo-mor de D. Afonso Henriques de Borgonha entre os anos de 1169 e 1175.
Managed by: Lúcia Pilla
Last Updated:

About Pero 'o Braganção' Fernandes, senhor de Bragança

Pedro Fernandes de Bragança

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre PT.

D. Pedro Fernandes de Bragança (1130 -?) foi um Rico-homem e Cavaleiro medieval do Reino de Portugal e Mordomo-mor de D. Afonso Henriques entre os anos de 1169 e 1175.

No século XII fez a doação de Vilarelhos, freguesia do concelho de Alfândega da Fé, situada na margem esquerda da Ribeira da Vilariça, no Vale da Vilariça, no coração do nordeste transmontano ao Mosteiro de Bouro.

É ainda no do século XII, segunda metade, que herda os haveres das localidades de Torre de D. Chama e vizinhas, concelho de Mirandela. A freguesia Algeriz, é referenciada nas Inquirições de 1258, mandadas fazer por D. Afonso III de Portugal, onde é informado que a mesma é uma “povoação honrada, pertença de filhos e netos de D. Pedro Fernandes de Bragança”, bem como da Ordem do Hospital, a quem pertencia igualmente o Mosteiro de Pombeiro em Felgueiras.

Relações familiares

Foi filho de D. Fernão Mendes (1095 - 1160), Senhor de Bragança e de Teresa Soares da Maia. Casou com D. Fruilhe Sanches de Barbosa (c. 1140 -?), filha de Sancho Nunes de Celanova (1070 - 1130) e de D. Sancha Henriques, infanta de Portugal, de quem teve:

D. Garcia Pires de Bragança (1155 -?) casou com Gontinha Soares de Tougues.

D. Fernão Pires de Bragança,

D. Vasco Pires de Bragança (1160 -?) casou com Sancha Pires de Baião.

D. Nuno Pires de Bragança, teve filhos com Maria Fogaça (1180 -?).

D. Sancha Pires de Bragança casou com Hermígio Mendes.

D. Teresa Peres de Bragança (1175 -?) casou com Afonso Hermiges de Baião, (1150 -?) .

-------------------- D. Pedro Fernandes o Braganção, que o cronista Brandão chama: Pedro Fernandes de La Hadra, foi alcaide-mor de Bragança no ano de 1193, em que el-rei de Leão a teve cercada, e o rei D. Sancho I a foi socorrer, como consta da escritura original do mosteiro de S. Salvador de Castro Avellães, e a refere José Cardoso Borges nas noticias de Bragança Porque ocupava algumas fazendas pertencentes à Sé de Braga, o arcebispo D. João de Peculiar passou carta de excomunhão contra ele, como consta do livro do cabido da Sé de Braga à fls. 118; e do livro das inquirições que mandou fazer das honras do reino o sr. rei D. Affonso III, consta que este D. Pedro Fernandes o Braganção deu à ordem do hospital a vila e igreja de S. Pedro Velho, e a vila de Val-maior, que foram de seus avós. O livro antigo diz que casou com D. Froile Sanches, filha do conde D. Sancho Nunes de Barbosa e de sua mulher D. Theresa Affonso, filha de el-rei D. Affonso Henriques.