Is your surname Figueira de Farias?

Research the Figueira de Farias family

Roberto Farias's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Roberto Figueira de Farias

Birthdate: (83)
Birthplace: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Immediate Family:

Son of Guniforte Figueira de Faria and Ana Malta Pereira
Husband of <private> Chícharo
Father of Lui Farias; Maurício de Farias; Mauro Farias and <private> Farias (de Farias)
Brother of Reginaldo Faria; <private> Faria; <private> Faria and <private> Faria

Occupation: Cineasta
Managed by: Lúcia Pilla
Last Updated:
view all

Immediate Family

About Roberto Farias

Roberto Figueira de Farias (Nova Friburgo, 27 de março de 1932) é um cineasta brasileiro. Irmão do ator Reginaldo Faria, teve um "s" adicionado ao seu sobrenome por erro do cartório.

A mãe dele levava-o ainda bebê quando ia ao cinema. Entre uma mamadeira e outra, foi seu primeiro contato com o que se passava na tela. Aos 8 anos montava um "cineminha" na sua casa usando caixas de sapatos. Do cinema para a fotografia foi um pulo fácil e ele veio de Friburgo para cursar Belas Artes no Rio de Janeiro ou fazer Arquitetura, mas seu destino e preferência sempre foi o cinema. Em toda a sua carreira, Roberto foi assistente, montador, roteirista, produtor e distribuidor, mas nunca foi ator.

O começo foi na Companhia Atlântida para onde foi levado por Watson Macedo para ser assistente de direção. A estréia foi no drama Maior que o Ódio, dirigido por José Carlos Burle. Fez quase 10 filmes como assistente de direção ou de produção até estrear como diretor em 1957 com Rico Ri à Toa, uma chanchada estrelada por Zé Trindade onde além de dirigir ele também foi o autor do roteiro e dos diálogos.

Em 1960, com o policial Cidade Ameaçada, ganhou vários prêmios e se tornou um dos mais respeitados cineastas brasileiros, posição que ele viria a sacramentar com Assalto ao Trem Pagador, em 1962.

Na década de 1960 fundou com os irmãos a produtora R.F.Farias, uma das mais importantes do país. Ele se tornou um diretor popular ao filmar a trilogia de filmes com Roberto Carlos, que começou em 1968 com Roberto Carlos em Ritmo de Aventura e terminou em 1971 com A 300 km por hora.

Roberto também foi presidente do Sindicato Nacional da Indústria Cinematográfica e o primeiro cineasta a dirigir a Embrafilme. Na TV Globo fez, em 1965, "Câmara Indiscreta"; mais tarde dirigiu as minisséries A Máfia no Brasil, As Noivas de Copacabana, Contos de Verão e Memorial de Maria Moura, além dos programas "Você Decide", "Brava Gente", "Sob Nova Direção" e "Faça a Sua História".

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Farias)

view all

Roberto Farias's Timeline

1932
March 27, 1932
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
1958
1958
Age 25
????
????
????