Roberto Farias

public profile

Is your surname Figueira de Farias?

Research the Figueira de Farias family

Roberto Farias's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Roberto Figueira de Farias

Birthdate: (82)
Birthplace: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Immediate Family:

Son of Guniforte Figueira de Faria and Ana Malta Pereira
Husband of <private> Chícharo
Father of Lui Farias; Maurício de Farias; Mauro Farias and <private> Farias (de Farias)
Brother of Reginaldo Faria; <private> Faria; <private> Faria and <private> Faria

Occupation: Cineasta
Managed by: Lúcia Pilla
Last Updated:
view all

Immediate Family

About Roberto Farias

Roberto Figueira de Farias (Nova Friburgo, 27 de março de 1932) é um cineasta brasileiro. Irmão do ator Reginaldo Faria, teve um "s" adicionado ao seu sobrenome por erro do cartório.

A mãe dele levava-o ainda bebê quando ia ao cinema. Entre uma mamadeira e outra, foi seu primeiro contato com o que se passava na tela. Aos 8 anos montava um "cineminha" na sua casa usando caixas de sapatos. Do cinema para a fotografia foi um pulo fácil e ele veio de Friburgo para cursar Belas Artes no Rio de Janeiro ou fazer Arquitetura, mas seu destino e preferência sempre foi o cinema. Em toda a sua carreira, Roberto foi assistente, montador, roteirista, produtor e distribuidor, mas nunca foi ator.

O começo foi na Companhia Atlântida para onde foi levado por Watson Macedo para ser assistente de direção. A estréia foi no drama Maior que o Ódio, dirigido por José Carlos Burle. Fez quase 10 filmes como assistente de direção ou de produção até estrear como diretor em 1957 com Rico Ri à Toa, uma chanchada estrelada por Zé Trindade onde além de dirigir ele também foi o autor do roteiro e dos diálogos.

Em 1960, com o policial Cidade Ameaçada, ganhou vários prêmios e se tornou um dos mais respeitados cineastas brasileiros, posição que ele viria a sacramentar com Assalto ao Trem Pagador, em 1962.

Na década de 1960 fundou com os irmãos a produtora R.F.Farias, uma das mais importantes do país. Ele se tornou um diretor popular ao filmar a trilogia de filmes com Roberto Carlos, que começou em 1968 com Roberto Carlos em Ritmo de Aventura e terminou em 1971 com A 300 km por hora.

Roberto também foi presidente do Sindicato Nacional da Indústria Cinematográfica e o primeiro cineasta a dirigir a Embrafilme. Na TV Globo fez, em 1965, "Câmara Indiscreta"; mais tarde dirigiu as minisséries A Máfia no Brasil, As Noivas de Copacabana, Contos de Verão e Memorial de Maria Moura, além dos programas "Você Decide", "Brava Gente", "Sob Nova Direção" e "Faça a Sua História".

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Farias)

view all

Roberto Farias's Timeline

1932
March 27, 1932
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
1958
1958
Age 25
????
????
????