Rodrigo Lobo da Silveira, 1º conde de Sarzedas

Is your surname Lobo da Silveira?

Research the Lobo da Silveira family

Rodrigo Lobo da Silveira, 1º conde de Sarzedas's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

About Rodrigo Lobo da Silveira, 1º conde de Sarzedas

Rodrigo Lobo da Silveira, primeiro conde de Sarzedas, nascido nos últimos anos do século XVI, morreu em Goa em 3 de janeiro de 1656.

Era seu pai D. Luís Lobo da Silveira, 5º senhor de Sarzedas e Fermosa ou seja dos direitos reais de Sobreira Formosa, comendador de Santa Olalha, etc e de sua mulher D. Joana de Lima.

Era seu avô Rodrigo Lobo, senhor de Sarzedas e Pensões, casado com Maria de Noronha da Silveira, senhora de Sarzedas e Fermosa. Haviam sido pais de Fernão e Diogo, mortos na India: Margarida, casada com Gil Anes da Costa; Luísa, casada com António de Moura Teles, senhor de Póvoas; Antónia, casada com Francisco de Sousa Mancias e de Luís Lobo da Silveira.

Foi conselheiro de Estado, governador de Tânger, tomou parte na expedição à Bahia em 1625 sob as ordens diretas do general D. Manuel de Meneses, e as de D. Fadrique Osório capitão geral da denominada "Jornada dos Vassalos" ; para a reconquistar aos holandeses. O título de conde de Sarzedas lhe foi concedido por Filipe III de Portugal por carta de 31 de outubro de 1630.

Presidiu o Senado de Lisboa, depois da aclamação de D. João IV de Portugal, e pertenceu ao conselho de Guerra até 1644 quando foi nomeado capitão de Ceilão e transferido para Vice-Rei da Índia (28º deles) em 3 de março de 1655.

D. Brás de Castro governava então ilegalmente o Estado da Índia, pois se apossara do poder por meios violentos expulsando o conde de Óbidos. O Vice-Rei o aprisionou, com seus sequazes, retendo-os na Fortaleza da Aguada e depois os enviou para serem julgados no reino. Fez o que estava a seu alcance para defender as possessões portuguesas dos holandeses, mas morreu em pouco tempo, não sem que se tivessem levantado suspeitas de envenenamento.

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Rodrigo_Lobo_da_Silveira,_1.%C2%BA_Conde_de_Sarzedas)