Sancho Nunes de Barbosa (c.1070 - c.1130) MP

public profile

Is your surname Nunes de Barbosa?

Research the Nunes de Barbosa family

Sancho Nunes de Barbosa's Geni Profile

Records for Sancho Nunes de Barbosa

14,061 Records

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Nicknames: "Sancho Nunes de Celanova", "Sr. da Casa Solar dos Barbosas"
Birthplace: Portugal
Death: Died
Occupation: Gobernador del territorio de Ponte da Lima., Señor de Barbosa
Managed by: Richard Nicholas Ragland
Last Updated:

About Sancho Nunes de Barbosa

Sancho Nunes de Celanova ou Sancho Nunes de Barbosa (1070 - 1130) foi um fidalgo e Cavaleiro medieval português, que com o dote de casamento da sua segunda mulher, cria a Quinta de Barbosa, junto ao Paço de Sousa, onde criou o solar da família. Através deste casamento Dom Sancho ligou-se à família real, adquirindo o direito ao brasão de armas, que lhe foi concedido. E ele é o primeiro a usar o apelido Barbosa.

Exerceu o cargo de Governador do território de Ponte de Lima entre os anos de 1114 e 1118. Foi um seguidor das políticas de D. Afonso Henriques, de quem estava ao lado em 1127 durante o cercou Guimarães.

Foi filho de D. Nuno de Cellanova (1030 - ?) e D. Sancha Gomes de Cellanova (1035 -?), filha de D. Gomes Echigues e de Gontronde Moniz de Touro. Casou por duas vezes, a primeira com D. Sancha Henriques (1097 - 1163), infanta de Portugal, filha do Conde D. Henrique de Borgonha, conde de Portucale e de Teresa de Leão. O segundo casamento foi com D. Teresa Mendes, filha de Mem Nunes de Riba Douro, e de D. Urraca Mendes, senhora da Casa de Barbosa, teve filhos que continuaram a Casa de Barbosa.

Do primeiro casamento teve:

  1. D. Urraca Sanches de Celanova (1120 -?) casou com D. Gonçalo Mendes de Sousa "o Bom" (1120 – 25 de Março de 1190), filho de Mem Viegas de Sousa (1070 - 1130) e de Teresa Fernandes de Marnel.
  2. D. Nuno Sanches,
  3. D. Vasco Sanches de Celanova (1130 -?) casou por duas vezes, a primeira com Berengária e a segunda com Urraca Viegas.
  4. D. Fruilhe Sanches de Barbosa (1140 -?) D. Pedro Fernandes de Bragança (1130 -?), filho de Fernão Mendes e de Teresa Soares da Maia.
  5. D. Sancho Nunes de Barbosa (c. 1130 -?) casou com Teresa Mendes de Ribadouro.

D. Sancho Nunes de Barbosa Rico Homem Sr. da Casa Solar dos Barbosas e sua m.er a Infanta D. Teresa filha do Rei D. Afonso Henriques (NFP, Gayo, Ribeiros § 1 N 14).