Sancho de Noronha, 1º conde de Odemira (1382 - d.)

‹ Back to de Noronha surname

Is your surname de Noronha?

Research the de Noronha family

Sancho de Noronha, 1º conde de Odemira's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Birthplace: Portugal
Death: (Date and location unknown)
Managed by: Douglas John Nimmo
Last Updated:

About Sancho de Noronha, 1º conde de Odemira

Filho de Afonso Henriques, conde de Gijón e Noronha e de Isabel de Portugal, senhora de Viseu. Casou com Mécia de Sousa, 4ª senhora de Mortágua, que morreu por 1497, filha de Gonçalo Eanes de Sousa, terceiro-neto do rei D. Afonso III de Portugal, 3.° senhor de Mortágua que esteve na tomada de Ceuta, e morreu, em 1415, durante a viagem de regresso ao Reino de Portugal, e de D. Filipa de Ataíde, irmã do 1º conde de Atouguia.

Foram confirmados os dotes a c Sancho e a c Mécia, por cartas reais com datas de 17 e 25 de Janeiro de 1434 e o senhorio de Mortágua por Carta de 25 do mesmo mês e ano.

Foi adiantado do Reino do Algarve, por carta, emitida em Évora, de 12 de Março de 1459, do Conselho real, Governador e capitão-general de Ceuta, por Carta de El-Rei D. Afonso V de Portugal, passada em 30 de Maio de 1451, lugar que exerceu até 30 de Junho de 1460, ano em que voltou a Portugal. Acompanhou o rei D. Afonso V a África, no ano de 1463, para a Conquista de Tânger, onde foi agraciado, pelo Infante D. Fernando, com a Comenda maior da Ordem de Santiago. oi senhor da cidade de Portalegre e do Castelo de Portalegre por mercê real feita em Lisboa, a 21 de Novembro de 1448, senhor de Vimieiro, Aveiro, Mortágua e outras terras, Exerceu duas alcaidarias, tendo sido Alcaide-Mor de Elvas e de Estremoz. Foi Comendador-Mor na Ordem de Santiago.

Foi armado cavaleiro por D. Duarte de Meneses, em Ceuta, onde se bateu nas lutas contra os mouros.

Foi o 1º conde de Odemira e já o era no ano de 1449, como consta da doação que El-Rei lhe fez da Vila de Aveiro, passada em Lisboa, a 13 de Junho do dito ano.

in, http://pt.wikipedia.org/wiki/Sancho_de_Noronha,_1.%C2%BA_conde_de_Odemira