Simão Borges de Cerqueira (c.1575 - 1632)

‹ Back to Borges de Cerqueira surname

Is your surname Borges de Cerqueira?

Research the Borges de Cerqueira family

Simão Borges de Cerqueira's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Birthplace: Mesão Frio, Vila Real, Portugal
Death: Died in São Paulo, Brasil
Managed by: Nivea Nunes Dias
Last Updated:

About Simão Borges de Cerqueira

Simão Borges Cerqueira (morto em novembro de 1632) foi um português, ou reinol, como se dizia então no Brasil, fidalgo da Casa Real, foi sertanista ou bandeirante de renome. Silva Leme descreve sua descendência no volume III da «Genealogia Paulistana». Veio com o governador D. Francisco de Sousa à Bahia em 1591, passou depois à capitania de São Vicente em 1595 com João Pereira de Sousa Botafogo, que em 14 de março de 1595 tomou posse do cargo de capitão-mor governador da capitania. Casou com Leonor Leme. Houve diligência de ambos para descobrir a serra de Sabaraboçu usando como motivo disfarçado a guerra ao gentio "da Parnaiba". A expedição buscava as cabeceiras do rio São Francisco, a encantada montanha da lenda tupiniquim. Em 1599 e 1605 acompanhou Dom Francisco de Souza ao sertão. Em 1601 era escrivão da câmara; em 25 de agosto de 1601 provisão fez dele Moço da Câmara Real. Tomou parte na bandeira de Nicolau Barreto em 1602 e em 1628 na bandeira de Antônio Raposo Tavares na mesma direção. [editar]Descendência

Um filho seu, com o mesmo nome Simão Borges Cerqueira, foi bandeirante e integrou a bandeira de 1631-1632 a Vila Real do Guairá; casou com Inácia Alvares. Integrou a força de socorro dos paulistas, organizada por D. Francisco Rendon de Quebedo, a pedido de Salvador Correia de Sá e Benevides, para expulsar os holandeses de Pernambuco, em 1640.

Fonte: [http://pt.wikipedia.org/wiki/Sim%C3%A3o_Borges_Cerqueira WP}

----------------------------------------------------------------------

Teve princípio esta família em Simão Borges de Cerqueira, natural de Mezanfrio, Portugal, moço da câmara do rei dom Henrique, f.º de Belchior Borges de Sousa do Louzada, fidalgo da casa real e cavaleiro de S. Thiago, e de Feliceta de Cerqueira, o qual em S. Paulo casou-se com Leonor Leme, f.ª de Fernão Dias Paes e de Lucrecia Leme, V. 2.º pág. 443. Ocupou em S. Paulo o cargo de tabelião e de escrivão de órfãos desde os últimos anos do século 16.º até 1632. Faleceu em 1623 em S. Paulo e teve 8 f.ºs: (C. O. de S. Paulo): Teve C.O. SP. 8 filhos - Capítulos 1 a 8.

FILHOS
  1. Fernão Dias
  2. Simão Borges
  3. Frei Antonio (do Carmo)
  4. Francisco Dias
  5. Lucrecia Leme viúva mulher que foi de Gaspar Barreto
  6. Brigida Paes mulher de João Martins de Eredia
  7. Izabel Paes mulher de Francisco de Miranda
  8. Maria Borges, mulher de Francisco Barreto

Fonte: http://www.projetocompartilhar.org/SAESPp/simaoborgesdecerqueira1632.htm

view all 11

Simão Borges de Cerqueira's Timeline