Eduardo Smith de Vasconcelos Suplicy MP

public profile

View Eduardo Smith de Vasconcelos Suplicy's complete profile:

  • See if you are related to Eduardo Smith de Vasconcelos Suplicy
  • Request to view Eduardo Smith de Vasconcelos Suplicy's family tree

Share

Birthdate: (47)
Birthplace: São Paulo, São Paulo, Brazil
Managed by: Carla Assenheimer (C)
Last Updated:
view all

Immediate Family

About Eduardo Smith de Vasconcelos Suplicy

Supla, nome artístico de Eduardo Smith de Vasconcelos Suplicy (São Paulo, 2 de abril de 1966), é um cantor, ator e apresentador de televisão brasileiro, filho da atual Ministra da Cultura, ex-senadora, ex-prefeita de São Paulo e ex-ministra do Turismo Marta Suplicy e do senador Eduardo Matarazzo Suplicy. É irmão do também músico João Suplicy e do advogado André Suplicy.

Biografia

Iniciou sua carreira tocando versões do rock norte-americano e britânico das décadas de 30 a 70, entretanto, os estilos de suas composições estão mais ligadas ao punk e ao hardcore, e mais recentemente bossa nova.

Supla foi vocalista de diversas bandas em sua carreira, o início se deu no "Metropolis", depois "Zig Zag" (que mas tarde se tornou a conhecida "Tokyo"), além do "Psycho 69". Ele também fez parceria com outros nomes importantes do cenário rock n'roll, como a alemã Nina Hagen.

No começo da década de 1990 participou da segunda edição do Rock in Rio. Também nesta época começou a fazer algumas aparições no programa Os Trapalhões, até mesmo participando do filme Uma Escola Atrapalhada.

Em 2001 voltou a participar do "Rock In Rio", agora já em sua terceira edição. Supla também se aventurou no cinema, participando de algumas incursões na sétima arte, contudo, não obteve muito êxito.

O "papito", apelido pelo qual ficou famoso no ano de 2001, passou boa parte dos anos 1990 no ostracismo, até que no ano 2000 o programa "Piores clipes do mundo", da MTV Brasil, decidiu pela exibição do seu clipe "Green Hair", logo alçado a "obra-prima trash" pelo apresentador Marcos Mion.

Devido á popularidade reconquistada, em 2001 Supla tocou no "Rock in Rio 3" e participou da primeira edição do Reality Show Casa dos Artistas, sendo considerado um dos grandes nomes da atração do SBT comandada por Silvio Santos. A sua popularidade no programa foi de tamanha repercussão que o seu álbum denominado Charada Brasileiro vendeu mais de 700 mil cópias,[3][4] um número elevado para a época, ainda mais por ser um disco vendido de forma alternativa. Nessa fase ele contava em seus shows com a banda "Holy Tree".

Em 2005 lançou seu primeiro DVD, chamado Só na Loucura, no qual o show foi gravado em dezembro de 2004 no hotel Unique, em São Paulo.

Em 2007, apresentou a nova versão do programa Viva a Noite, no SBT (Sistema Brasileiro de Televisão). Recentemente tem se apresentado ao lado do seu irmão em shows pelo Brasil sob o nome Brothers of Brazil com João Suplicy (violão, piano e vocal) e Supla (bateria, violão e vocal). Ambos apresentaram o programa Brothers, na Rede TV.

Em 2012, foi jurado do programa Ídolos ao lado de Fafá de Belém e Marco Camargo.

Fonte: WP

view all

Supla's Timeline

1966
April 2, 1966
São Paulo, São Paulo, Brazil