Suzana Rodrigues de Borba

public profile

Is your surname Rodrigues Borba?

Research the Rodrigues Borba family

Suzana Rodrigues de Borba's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Susana Rodrigues Borba

Birthdate:
Death: (Date and location unknown)
Immediate Family:

Daughter of João de Borba Gato and Sebastiana Rodrigues Pais
Wife of Antonio Domingues de Pontes
Sister of Manuel de Borba Gato; Maria de Borba; Paulina de Borba; Ana de Borba and Isabel de Borba

Managed by: Lúcia Pilla, in a trip until Ap...
Last Updated:

About Suzana Rodrigues de Borba

§ 3º

Suzana Rodrigues de Borba


Com 16 anos em 1670, casou com Antonio Domingues de Pontes, filho de Pedro Nunes de Pontes e Inês Domingues Ribeiro, irmão inteiro do Padre Belchior de Pontes, cuja vida inspirou o romance homônimo de Julio Ribeiro. Antonio faleceu em 08-01-1713 e foi sepultado na Matriz de Santo Amaro, encomendado por seu irmão, o padre João de Pontes. Foram seus testamenteiros seu genro Sebastião Dias Barreiros e José Alves Torres. (Matriz de Santo Amaro) João e Suzana tiveram (Silva Leme GP VIII) : 1. Antonio Domingues de Pontes (filho), falecido em 1715 nas minas. 2. Manuel de Pontes Borba, batizado em 11-09-1688 em Santo Amaro (Matriz de Santo Amaro) 3. Inês Domingues de Pontes, batizada na Sé de São Paulo aos 29-5-1672, tendo por padrinhos João de Borba e Benta Garcia. 4. Sebastiana Paes. Casou na Matriz de Santo Amaro em 8-2-1708 com Sebastião Dias (Curia SP). Sebastião foi batizado na mesma Matriz aos 11-5-1687, filho de João Dias e Maria Barreiros. Era tropeiro. Conta-se que em 1613, de ida para o sul, despediu-se de seu tio o Padre Belchior de Pontes com um “até mais”. Ao que respondeu o padre premonitóriamente: “Até o juízo final”. Padre Belchior morreu no dia seguinte. Esse fato é tido como um dos “milagres” do Padre Belchior.

         Sebastiana faleceu em Santo Amaro em 30-12-1748, sem testamento ou sacramentos por ter tido morte repentina e foi sepultada na Igreja Matriz dessa vila, “embaixo da grade frente do púlpito”. (Curia)
         Sebastião casou segunda vez com Maria Vieira, de quem teve: Petronilha, Vicente, Joaquim, Luiz e Francisco, todos Dias Vieira. Faleceu em 4-9-1759 e foi sepultado na Matriz de Santo Amaro. (Matriz de S. Amaro, Óbitos)

5. Maria Domingues de Borba batizada em 20-5-1691 em Santo Amaro, pelo Padre Belchior de Pontes (Matriz de S. Amaro) 6. Ana Domingues de Pontes; 7. Izabel, batizada aos 09-1-1697 na capela da aldeia de Mboy, tendo por padrinhos Antonio Domingues Pontes e Isabel de Lemos (Matriz de S. Amaro, 1º livro de batizados).

http://www.projetocompartilhar.org/Familia/BorbaGato.htm
view all

Suzana Rodrigues de Borba's Timeline