Is your surname Nura Torelly Martins?

Research the Nura Torelly Martins family

Yaçanã Martins's Geni Profile

Records for Yaçanã Regina Nura Torelly Martins

2 Records

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Yaçanã Regina Nura Torelly Martins

Birthdate: (60)
Birthplace: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Immediate Family:

Daughter of Herivelto Martins and Lurdes Nura Torelly
Sister of Herivelto Martins Filho and <private> Martins
Half sister of <private> Oliveira Martins; Pery Ribeiro; <private> Pereira Martins and <private> Pereira Martins

Occupation: Atriz
Managed by: Carla Assenheimer (C)
Last Updated:
view all

Immediate Family

About Yaçanã Martins

A atriz Yaçanã Martins nasceu no Rio de Janeiro, em 19 de outubro de 1954.

Filha do compositor Herivelto Martins, Yaçanã participa com freqüência de várias telenovelas da Rede Globo, tais como "O Dono do Mundo" (1991), "Força de um Desejo" (1999) e "Como Uma Onda" (2004).

Sempre em papéis coadjuvantes, Yaçanã tem uma carreira basicamente firmada na televisão e no teatro.

Sua estréia na televisão foi em 1976, na novela "Duas Vidas", de Janete Clair.

Além de atuar em muitas novelas do Gilberto Braga, a Yaçanã Martins interpretou a Magali, funcionária da loja da Grace (Yoná Magalhães) em "Amor com Amor se Paga", da Ivani Ribeiro.

Ela trabalhou também em "Como uma Onda", interpretando a empregada da Débora Duarte, repetindo a situação que viviam em "Corpo a Corpo", onde a Shirley (Yaçanã Martins) era empregada da Eloá (Débora Duarte).

Fez ainda "O Homem Proibido", de Teixeira Filho, em 1982.

Em 2007, Yaçanã esteve no elenco da novela "Paraíso Tropical", no papel da diarista Otília.

No ano seguinte, participou de um dos episódios do seriado "Faça Sua História" exibido pela Rede Globo.

Para grande parte do elenco da minissérie "Dalva e Herivelto", exibida em 2010, a história de vida dos dois bambas da música brasileira é apenas familiar. Mas para a atriz Yaçanã Martins é muito mais que isso: é a história de sua família. Filha do terceiro e último casamento do maestro, com a aeromoça Lourdes Torelly, Yaçanã interpreta a avó e sogra de Herivelto, dona Silvia, além de atuar como consultora da equipe.

Por sua casa na Urca - um memorial da vida e obra do pai - já passaram os protagonistas Fábio Assunção, Adriana Esteves e Maria Fernanda Cândido, consultando cartas, fotos e objetos que pertenceram a Herivelto. O apito de ouro, presente de Lourdes que o maestro introduziu no samba carioca, é um dos itens usados em cena por Fábio, sempre com a supervisão de Yaçanã.

"Papai ganhou o apito em 54, mas na minissérie o Fábio usa desde o início, é uma licença poética", diz. Da primeira vez que viu o ator caracterizado como o pai, ela disse ter levado um susto, tamanha a semelhança: "O olho do Fábio é igualzinho ao do papai e ele até já pegou o jeito de coçar o bigode, como ele fazia, impressionante".

As cerca de 50 cartas reveladoras que Yaçanã encontrou após a morte dos pais trouxeram algumas certezas para ela. "Eu nunca ouvi papai falar mal da Dalva em casa, mas lendo as cartas tive certeza disso. E de outra coisa também: ele morreu de amor. Não aguentou viver sem minha mãe, com quem ficou casado por 40 anos, e morrera dois anos antes", explica Yaçanã.

O impressionante volume de cartas trocadas entre os dois amantes vai virar livro em breve, a ser lançado junto com a minissérie, em janeiro, com o título provisório de Herivelto Como eu Conheci. "Descobri de repente que o tesouro familiar que eu tinha em casa era, na verdade, um tesouro da música brasileira. Tenho também letras de música, telegramas, é uma preciosidade", diz Yaçanã, que fará também um espetáculo com músicas do pai.

Em 2010, Yaçanã Martins está no elenco da novela "Ti Ti Ti". No ano seguinte, faz uma participação no remake da novela "O Astro".

Fontes: Site Gilberto Braga online, Site Paraíso Tropical; Rede Globo; Jornal O Dia.

(http://ondeanda.multiply.com/photos/album/837/837)

view all

Yaçanã Martins's Timeline

1954
October 19, 1954
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil