Start My Family Tree Welcome to Geni, home of the world's largest family tree.
Join Geni to explore your genealogy and family history in the World's Largest Family Tree.

Músicos e Cantores Famosos / Brazil: Famous Musicians and Singers

« Back to Projects Dashboard

view all

Profiles

  • Antonio Adolfo
    Filho de uma violinista da Orquestra do Teatro Municipal do Rio, carioca de Santa Teresa, aos 16 anos, como pianista, já pertencia ao fechado clube da Bossa Nova. De volta ao Brasil, em 1977, ...
  • José Miguel Wisnik
    José Miguel Wisnik na Wikipedia
  • Tony Bellotto
    Antonio Carlos Liberalli Bellotto , mais conhecido como Tony Bellotto, (São Paulo, 30 de junho de 1950 é um músico e escritor brasileiro. É guitarrista e compositor da banda...
  • Paixão Côrtes
    João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes (Santana do Livramento, 12 de julho de 1927)1 é um folclorista, compositor, radialista e pesquisador gaúcho. É formado...
  • Mário Tavares (1928 - 2003)
    Descendente de Fabrício Gomes Pedroza e Amaro Barreto de Albuquerque Maranhão figuras tão ligadas a história de Macaíba e do Rio Grande do Norte, Mário Tavares...

Este é um projeto do Geni que tem por objetivo identificar os músicos e cantores brasileiros e famosos com perfis no site.

O Brasil, que possui uma grande extensão territorial, tem um povo formado por uma grande miscigenação cultural. A mistura étnica proporcionou que o país fosse agraciado uma uma vasta criatividade musical, reconhecida mundialmente.

Conforme a colonização, em especial africana e europeia, cada região proporcionou uma variedade direferente de ritmos e tipos musicais.

No Sul, a vanera, a milonga, o bugio, o chamamé, o xote, denominadas músicas no estilo "gaúcho".

No Sudeste e parte do Nordeste (Bahia), o samba, a marchinha, o axé music, o choro, o foxtrote, o samba exaltação.

No Centro Oeste, a música serteneja, a moda de viola.

No Nordeste, o forró, o frevo, o xaxado, o baião, o maracatú, a lambada.

No Norte, o carimbó.

Modernamente, o Brasil teve alguns movimentos musicais urbanos, como a Bossa Nova, Tropicália, Iê Iê Iê, Funk Carioca, Rock Nacional, Hip Hop.

Também na música erudita, o país têm seus expoentes.

(este texto está em construção, agradecemos toda e qualquer colaboração)

Músicos e Cantores Brasileiros Famosos

Música Clássica

  • Guiomar Novaes (São João da Boa Vista, São Paulo, 28 de fevereiro de 1894 - São Paulo, 7 de março de 1979) Foi uma pianista brasileira que construiu sólida carreira no exterior, particularmente nos Estados Unidos. Ficou especialmente conhecida pelas suas interpretações das obras de Chopin e Schumann. Foi importante divulgadora de Villa-Lobos no exterior.
  • Heitor Villa-Lobos (Rio de Janeiro, 5 de março de 1887 - Rio de Janeiro, 17 de novembro de 1959) foi um maestro e compositor brasileiro. Destaca-se por ter sido o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música, sendo considerado o maior expoente da música do modernismo no Brasil, compondo obras que enaltecem o espírito nacionalista onde incorpora elementos das canções folclóricas, populares e indígenas
  • José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita (Vila do Príncipe, atual Serro, Sec. XVIII --- Rio de Janeiro, 1805), foi um organista, regente e compositor brasileiro. É patrono da cadeira número 4 da Academia Brasileira de Música.

Música Popular Brasileira

Instrumentistas

  • Antonio José Mendes Forte é um pianista de formação erudita, compositor e intérprete, cuja característica de trabalho é a música instrumental brasileira, notadamente a nordestina, com grandes influências jazzísticas, unindo o seu talento ao clássico e ao popular.
  • Cesar Camargo Mariano (São Paulo, 19 de setembro de 1943) É um pianista e arranjador brasileiro de renome internacional. É, desde dos 16 anos, profissional da área musical.
  • Duda Anízio Músico. Violonista. Estudou com Jadacil Damasceno e Odair Assad. Professor de volão no Centro Musical Antônio Adolfo.
  • Edgar Duvivier É um saxofonista e escultor brasileiro.
  • Fernando Leporace (Rio de Janeiro, 17 de setembro de 1947) Instrumentista (baixista). Compositor. Arranjador.
  • Ignácio Coqueiro É diretor de televisão , músico e eventualmente ministra aulas de interpretação para TV.
  • Marcelo Mariano (São Paulo, 12 de setembro de 1967) Instrumentista (baixista). Produtor musical. Filho do pianista César Camargo Mariano e da cantora Marisa Gata Mansa.
  • Mauro Senise (Rio de Janeiro, 18 de maio de 1950) é saxofonista e flautista, neto de Alceu Amoroso Lima.
  • Nando Carneiro (Belo Horizonte, Minas Gerais, 26 de junho de 1953) Instrumentista (violonista). Compositor. Irmão do poeta e compositor Geraldo Carneiro.

Compositores

  • Ary Barroso (Ubá, Minas Gerais, 7 de novembro de 1903 - Rio de Janeiro, 9 de fevereiro de 1964) foi um compositor brasileiro de música popular. Da imensidão de sua obra, pode-se citar a música Aquarela do Brasil.
  • Mário Lago (Rio de Janeiro, 26 de novembro de 1911 — Rio de Janeiro, 30 de maio de 2002) foi um advogado, poeta, radialista, letrista e ator brasileiro. Autor de sambas populares como "Ai, que saudades da Amélia" e "Atire a primeira pedra", ambos em parceria com Ataulfo Alves, fez-se popular entre as décadas de 40 e 50.
  • Noel Rosa (Vila Isabel, Rio de Janeiro, 11 de dezembro de 1910 - Rio de Janeiro, 4 de maio de 1937) Compositor. Cantor. Violonista. "Noel Rosa pode não ter sido o melhor compositor da chamada Época de Ouro da música popular brasileira (1930-1945), mas foi, decerto, o mais importante. De uma importância que pode ser resumida em duas palavras: transformação e integração." (João Máximo)
  • Ronaldo Bôscoli (Rio de Janeiro, 27 de outubro de 1929 - Rio de Janeiro, 18 de novembro de 1994) Foi um compositor, produtor musical e jornalista brasileiro. Era sobrinho-bisneto da compositora Chiquinha Gonzaga e primo do ator Jardel Filho, e foi casado com Elis Regina, com quem teve o filho João Marcelo Bôscoli, produtor musical.
  • Vinícius de Moraes (Rio de Janeiro, 19 de outubro de 1913 — Rio de Janeiro, 9 de julho de 1980) foi um diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor brasileiro.

Cantores

  • Alice Caymmi (Rio de Janeiro, c. 1990) é cantora e compositora e compõe desde os 10 anos, filha de Dorival Caymmi.
  • Abigail Maia (Porto Alegre, 17 de outubro de 1887 — Rio de Janeiro, 20 de dezembro de 1981), foi uma atriz de teatro, bailarina e cantora brasileira. Fundou uma companhia teatral com Oduvaldo Viana. Foi ainda radio-atriz da Rádio Nacional.
  • Antonio Pinto nasceu em 1967 no(Rio de Janeiro, Brasil) é um compositor brasileiro. Filho do cartunista Ziraldo e irmão da cineasta Daniela Thomas.
  • Astrud Gilberto, nascida Astrud Evangelina Weinert, (Salvador, 29 de março de 1940) é uma cantora brasileira de samba e bossa nova de fama internacional. Nascida na Bahia, filha de mãe brasileira e pai alemão, mudou-se para o Rio de Janeiro com sua família, em 1947. Desde 1963, quando separou-se de João Gilberto, vive nos Estados Unidos.
  • Aurora Miranda (Rio de Janeiro, 20 de abril de 1915 — Rio de Janeiro, 22 de dezembro de 2005) foi uma atriz e cantora brasileira. Além de fazer dupla com a irmã mais famosa Carmen Miranda, Aurora também teve sucesso por gravar, em 1934, Cidade Maravilhosa, hino oficial da cidade do Rio de Janeiro.
  • Bêlo Velloso é uma cantora brasileira. É filha da escritora Mabel Velloso e sobrinha de Caetano Veloso e de Maria Bethânia.
  • Carmen Miranda (Marco de Canaveses, 9 de fevereiro de 1909 — Los Angeles, 5 de agosto de 1955), nascida Maria do Carmo Miranda da Cunha, foi uma cantora e atriz luso-brasileira. Sua carreira artística transcorreu no Brasil e Estados Unidos entre as décadas de 1930 e 1950. Trabalhou no rádio, no teatro de revista, no cinema e na televisão. Chegou a receber o maior salário até então pago a uma mulher nos Estados Unidos.
  • Dalva de Oliveira (Rio Claro, São Paulo, 5 de maio de 1917 - Rio de Janeiro, 31 de agosto de 1972) foi uma grande cantora brasileira. Foi casada com Herivelto Martins, e é mãe de Pery Ribeiro e Ubiratã de Oliveira Martins.
  • Daniel Boaventura (Salvador, 19 de maio de 1970) é um ator e cantor brasileiro.
  • Elis Regina (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 17 de março de 1945 - São Paulo, São Paulo, 19 de janeiro de 1982) Foi uma intérprete brasileira. Conhecida por sua presença de palco histriônica, sua voz e sua personalidade, Elis Regina é considerada por muitos críticos, comentadores e outros músicos a melhor cantora brasileira de todos os tempos.
  • Gabriel Contino (Rio de Janeiro, 4 de março de 1974), mais conhecido pelo nome artístico Gabriel o Pensador, é um rapper, compositor, escritor e empresário brasileiro.
  • Herbert Vianna (João Pessoa, 4 de maio de 1961) é o vocalista, guitarrista e principal compositor do grupo Os Paralamas do Sucesso, um dos grupos-base do rock brasileiro.
  • Juan Daniel (Catalunha, Espanha, 20 de fevereiro de 1907 - Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2008) Foi um ator e cantor hispano-brasileiro.
  • Leoni (Rio de Janeiro, 8 de abril de 1961) é um cantor e compositor brasileiro.
  • Luciano Camargo (Pirenópolis, Goiás, 20 de janeiro de 1973) Cantor da dupla sertaneja , Zezé Di Camargo & Luciano.
  • Luisa Camargo Mariano (São Paulo, 6 de junho de 1986) A filha de Cesar Camargo Mariano é cantora e estuda na Berklee College of Music in Boston, Massachusetts e faz participações e bandas cool de pop jazz.
  • Maria Bethânia (Santo Amaro da Purificação, 18 de junho de 1946) uma das maiores cantoras da história do Brasil. É irmã caçula do compositor Caetano Veloso e da poetisa e escritora Mabel Velloso.
  • Maria Rita (São Paulo, 9 de setembro de 1977) é uma cantora e produtora musical brasileira, filha da cantora Elis Regina e do arranjador e pianista César Camargo Mariano. Ganhadora de seis prêmios Grammy Latino incluindo Grammy Latino de Melhor Artista Revelação, também já ganhou vários Prêmio Multishow de Música Brasileira, entre outros prêmios nacionais.
  • Mariana de Moraes (Rio de Janeiro, 30 de setembro de 1969) é uma cantora e atriz brasileira, neta de Vinícius de Moraes, sobrinha de Luíza Barreto Leite e filha do fotógrafo Pedro de Moraes e da atriz Vera Barreto Leite.
  • Marianna Leporace (Rio de Janeiro, 15 de julho de 1966), é uma cantora, atriz, jornalista e produtora brasileira e que atua em diversas áreas culturais.
  • Marisa Gata Mansa (Rio de Janeiro, em 27 de abril de 1933 — 10 de janeiro de 2003), foi uma cantora brasileira.Foi casada com o compositor e pianista César Camargo Mariano, que compôs em sua homenagem a música Marisa, tema da cerimônia religiosa de seu casamento com o compositor.
  • Nana Caymmi (Rio de Janeiro, 29 de abril de 1941) consagrada cantora brasileira, filha de Dorival Caymmi e Stella Maris, irmã de Danilo e Dori Caymmi, cresceu numa das famílias mais musicais do Brasil.
  • Nara Leão (Vitoria, Espirito Santo, 19 de janeiro de 1942 - 7 de junho de 1989) Foi uma cantora brasileira. Musa da Bossa Nova.
  • Paula Toller (Rio de Janeiro, 23 de agosto de 1962) é uma cantora e compositora brasileira, conhecida como vocalista da banda Kid Abelha.
  • Pedro Mariano (São Paulo, 18 de abril de 1975) é um cantor brasileiro, filho da cantora Elis Regina e do pianista César Camargo Mariano e irmão da cantora Maria Rita , meio-irmão do produtor João Marcello Bôscoli, e do instrumentista Marcelo Mariano.
  • Preta Gil (Rio de Janeiro, 8 de agosto de 1974) é uma cantora de MPB e música pop, atriz e apresentadora brasileira. Ela é filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, e afilhada da cantora Gal Costa.
  • Sylvia Massari (Jardinópolis, São Paulo, 2 de agosto de 1950) Atriz e cantora, casada desde 1991 com com o músico e produtor Guto Graça Mello.
  • Tiago de Oliveira Baltar da Rocha, conhecido como Tiago Mocotó (27/9/1977, Rio de Janeiro, RJ) Compositor. Cantor. Pandeirista. Irmão, por parte de pai, do também cantor e compositor Gabriel, O Pensador.
  • Zizi Possi batizada Maria Izildinha Possi (São Paulo, 28 de março de 1956), é uma cantora brasileira de formação erudita.

Múltiplas atividades musicais

  • Anna de Hollanda (12 de agosto de 1948) é cantora, compositora e atriz.
  • Bebel Gilberto (Nova Iorque, 12 de maio de 1966) é uma cantora e compositora brasileira, filha de João Gilberto e da cantora Miúcha.
  • Caetano Veloso (nascido Caetano Emanuel Viana Teles Veloso em Santo Amaro da Purificação, 7 de agosto de 1942) é um cantor, compositor, produtor, arranjador e escritor brasileiro, com uma carreira que já ultrapassa quatro décadas.
  • Carlinhos Brown, nome artístico de Antônio Carlos Santos de Freitas, (Salvador, 23 de novembro de 1962) é um cantor, percussionista, compositor, produtor e agitador cultural brasileiro.
  • Carlos Lyra (Rio de Janeiro, 11 de maio de 1939) é um cantor, compositor e violonista brasileiro, uma das figuras importantes da bossa nova.
  • Chico Buarque (Rio de Janeiro, 19 de junho de 1944) é compositor, intérprete, poeta e escritor, referência obrigatória em qualquer citação à música brasileira dos últimos 40 anos.
  • Chiquinha Gonzaga (Rio de Janeiro, 17 de outubro de 1847 - Rio de Janeiro, 28 de fevereiro de 1935) Foi uma compositora, pianista e regente brasileira. Foi a primeira "chorona", primeira pianista de choro, autora da primeira marcha carnavalesca (Ô Abre Alas, 1899) e também a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil.
  • Danilo Caymmi (Rio de Janeiro, 7 de março de 1948) É um músico, cantor, compositor e arranjador brasileiro. É filho de Dorival Caymmi e Stella Maris, e irmão de Dori e Nana Caymmi.
  • Dori Caymmi (Rio de Janeiro, 26 de agosto de 1943) é cantor, compositor e arranjador. Filho dos também músicos Dorival Caymmi e Stella Maris e irmão da cantora Nana Caymmi e do flautista, cantor e compositor Danilo Caymmi.
  • Dorival Caymmi (Salvador, Bahia, 30 de abril de 1914) maior e mais consagrado compositor e cantor bahiano. Com uma longa e profíqua carreira artística, formou uma grande família musical.
  • Gilberto Gil (Salvador, 26 de junho de 1942) é um renomado músico, ator e político afro-brasileiro.
  • Guto Graça Mello Compositor. Músico. Arranjador. Produtor musical.
  • Heloísa Maria Buarque de Hollanda (Rio de Janeiro, 30 de novembro de 1937), mais conhecida como Miúcha, é uma cantora e compositora brasileira.
  • Herivelto Martins (Engenheiro Paulo de Frontin , Vassouras, Rio de Janeiro, 30 de janeiro de 1912 - Rio de Janeiro, 17 de setembro de 1992) Foi compositor, cantor, músico e ator brasileiro. Foi casado com Dalva de Oliveira.
  • J. Velloso (Santo Amaro, BA, 16 de janeiro de 1961), compositor, produtor e cantor. Sobrinho de Maria Bethânia e Caetano Veloso, e da poeta Mabel Veloso.
  • João Gilberto (Juazeiro, 10 de junho de 1931) é um músico brasileiro, considerado o criador do ritmo Bossa Nova.
  • João Marcello Bôscoli (Rio de Janeiro, 17 de junho de 1970) É um músico e empresário brasileiro. Filho de Ronaldo Bôscoli e Elis Regina.
  • Jorge Mautner (Rio de Janeiro, 17 de janeiro de 1941) Compositor. Cantor. Instrumentista (violinista, pianista e bandolinista). Poeta. Escritor. Descendente de austríacos, na infância estudou violino com seu pai e, mais tarde, bandolim e piano.
  • Luiz Gonzaga (Exu, Pernambuco, 13 de dezembro de 1912 - Recife, Pernambuco, 2 de dezembro de 1989) Cantor. Compositor. Sanfoneiro. Conhecido como o Rei do Baião. Pai de Gonzaguinha.
  • Luiza Possi (Rio de Janeiro, 26 de junho de 1984) é uma cantora e compositora brasileira, filha da também cantora Zizi Possi e do produtor musical e diretor artístico Líber Gadelha.
  • Manuel Tranquilino Bastos (Cachoeira, Bahia, 8 de outubro de 1850 - 1935), foi clarinetista, compositor, maestro e professor de música. No ano de 1870, fundou a Filarmônica Sociedade Orpheica Lyra Ceciliana, a qual encontra-se em atividade até os dias atuais na cidade de Cachoeira. Tranquilino Bastos atuou também como jornalista e grande defensor de ideias humanistas, sendo considerado o maestro abolicionista, por sua postura contra a escravidão no Brasil.
  • Moreno Veloso (Salvador, Bahia, 22 de novembro de 1972) é um cantor e compositor brasileiro, filho de Caetano Veloso.
  • Nair de Tefé (Petrópolis, 10 de junho de 1886 — Rio de Janeiro, 10 de junho de 1981) foi uma pintora, cantora, atriz e pianista brasileira, considerada a primeira caricaturista mulher do mundo. Além disso, Nair de Tefé foi a primeira-dama do Brasil de 1913 a 1914.
  • Nei Lopes (Rio de Janeiro, 9 de maio de 1942) é carioca do subúrbio, nascido no bairro do Irajá, onde ainda vivem muitos membros de sua família. Cantor, compositor e pesquisador do universo do samba, Nei é escritor, advogado formado pela Faculdade Nacional de Direito, historiador, pesquisador de línguas africanas e da sua relação com a língua portuguesa falada no Brasil, autor de diversos dicionários e enciclopédias além de livros sobre o universo do samba e do Rio de Janeiro, em especial o subúrbio carioca.
  • Nelson Motta (São Paulo, 29 de outubro de 1944) Compositor. Produtor Musical. Jornalista. Escritor.
  • Neusinha Brizola (?, 1954 — Rio de Janeiro, 27 de abril de 2011) foi uma cantora e compositora brasileira. Era filha do ex-governador Leonel Brizola e protagonizou vários episódios escandalosos.
  • Olivia Byington (Rio de Janeiro, 24 de dezembro de 1958) É uma cantora e violonista brasileira.
  • Pery Ribeiro Foi um cantor e compositor brasileiro. Filho de Herivelto Martins e Dalva de Oliveira.
  • Sérgio Mendes (Niterói, 11 de fevereiro de 1941) é um músico e compositor brasileiro de bossa nova.
  • Tom Jobim (Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 1927 — Nova Iorque, 8 de dezembro de 1994) foi um compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista brasileiro. É considerado um dos maiores expoentes da música brasileira e um dos criadores do movimento da bossa nova.
  • Wanessa Camargo (Goiânia, Goiás, 28 de dezembro de 1982) É uma cantora e compositora brasileira de música pop. Também já realizou trabalhos como modelo, apresentadora e atriz, além de ser empresária.
  • Zezé Di Camargo (Pirenópolis, Goiás, 17 de agosto de 1962) É um cantor brasileiro da dupla sertaneja Zezé di Camargo & Luciano. Também é compositor, compondo músicas para outros artistas como Leandro & Leonardo e muitos outros.