Start My Family Tree Welcome to Geni, home of the world's largest family tree.
Join Geni to explore your genealogy and family history in the World's Largest Family Tree.

Imigrantes Espanhóis ao Brasil

« Back to Projects Dashboard

view all

Profiles

A imigração espanhola tem início em 1890, sendo marcante a presença destes imigrantes no Rio de Janeiro.

Durante a colonização, um número impreciso de pessoas com origens em outras partes do mundo, além de Portugal e do Continente Africano, se fixaram no território que hoje corresponde ao Brasil. Embora a presença espanhola no Brasil durante o período colonial tenha sido importante em algumas regiões específicas, ela foi frequentemente ignorada ou mesmo negada. O historiador Capistrano de Abreu, em seu clássico A História do Brasil, de 1883, chegou mesmo a afirmar que os espanhóis não tiveram nenhuma importância na formação histórica brasileira ou, se a tiveram, ela foi menor do que a dos franceses. O próprio IBGE afirma que houve um "exagero" da parte do autor. A presença de colonos espanhóis no Sul do Brasil foi "histórica e demograficamente densa", como salienta o IBGE. Isto porque grande parte da região Sul do atual Brasil foi uma zona de disputa entre Portugal e a Espanha e, como não havia barreiras naturais impedindo a movimentação de pessoas (exceto o Rio Uruguai a oeste), por séculos houve ali uma convivência (frequentemente conflituosa) entre lusos e hispânicos. O antropólogo Darcy Ribeiro escreveu que os gaúchos dos pampas "Surgem da transfiguração étnica das populações mestiças de varões espanhóis e lusitanos com mulheres guarani", demonstrando a importância do elemento espanhol na formação da população na zona fronteiriça entre o Brasil, a Argentina e o Uruguai. Um estudo genético realizado pela FAPESP chegou mesmo a concluir que os espanhóis tiveram uma maior importância na formação étnica dos gaúchos do Sul do Brasil do que os próprios portugueses. (Fonte: WP)

Imigrantes espanhóis no Geni

  1. Agostinho Guterres (Valencia, Espanha, c. 1685 - Viamão, Rio Grande do Sul, c. 1763) casado com Maria de Brito Peixoto.
  2. André Martins Bonilha (Espanha, ? - Brasil, c. 1616) casado com Justa Maciel.
  3. Antonia Gonçalves (Sevilla, Andalusia, Espanha, ? - São Vicente, São Paulo, c. 1616) casada com Antonio Preto, o Patriarca da Família Preto no Brasil.
  4. Antonia Gonçalves (Sevilla, Andalucía, Espanha, c. 1560 - Brasil, c. 1616) casada com Francisco Martins Bonilha.
  5. Antonia Pinto (Salamanca, Castile and León, Spain, c.1707 - Rio Grande, Rio Grande do Sul, 12 de junho de 1738) casada com João Antunes da Porciúncula.
  6. Balthazar de Godoy (Castela, c.1561 -- ?, ?) nobre castelhano, que veio a S. Paulo na segunda parte do século XVI em tempo do domínio de Castela no Brasil. Aqui casou com Paula Moreira filha do capitão-mor governador Jorge Moreira.
  7. Bartolomeu Bueno de Ribeira, o Sevilhano (Sevilha, Andalusia, Espanha, c. 1555 - São Paulo, c. 1629) casado com Maria Pires.
  8. Bernardo de Quadros (Sevilla, Andalusia, Espanha, ? - Brasil, c. 1642) casado com Cecília Ribeiro.
  9. Concépcion Martinez Martins (Conceição Martinez Sugrañez (Barcelona, Espanha, 8 de outubro de 1894 - 2 de outubro de 1980) casada com João Baptista Gomes Martins.
  10. Concepción Montserrate Josefa Sugrañes Daudi (Barcelona, Espanha, 7 de dezembro de 1869 - Rio de Janeiro, 25 de dezembro de 1945) casada com Miguel Mariano Martínez Marmol.
  11. Diogo de Lara (Zamora, Castile and León, Spain, ? - São Paulo, 22 de outubro de 1665] casado com Madalena Fernandes de Morais.
  12. Diogo Trilha (Antequera, Málaga, Andalusia, Espanha, ? - Brasil, ?) casado com Suzana do Rosário.
  13. Domingos de Amores (Castela, Espanha, ? - Brasil, ?) casado com Antônia de Siqueira de Mendonça.
  14. Francisco José De Leivas (Sevilha, Espanha, c. 1727 - Brasil, ?) casado com Maria Joaquina De Aguirre De Abreu.
  15. Francisco Martins Bonilha (Castile and León, Espanha, c. 1560 - Brasil, ?) casado com Antonia Gonçalves.
  16. Francisco de Saavedra (Madri, Espanha, ? - Brasil, ?) casado com Maria Moreira.
  17. Geraldo Mirambell Olivé (Barcelona, Espanha, c. 1825 - Pelotas, Rio Grande do Sul, 8 de dezembro de 1906) casado com Maria José Bernardina da Silva.
  18. João de Azpilcueta Navarro (País Basco, c.1522 -- Bahia, 1557) padre da Companhia de Jesus, um dos primeiros a serem catequistas no Brasil, no século XVI. Era primo da mãe de São Francisco Xavier. (Curiosidade: empresta seu sobrenome para dar nome à Rua Aspicuelta, Vila Madalena, São Paulo.)
  19. João Gonçalves Salgado (Santa Maria do Rio do Caldo, Lobios, Ornise, Galicia, Espanha, ? - Triunfo, Rio Grande do Sul, 22 de abril de 1779) casado com Ana Maria Leite de Oliveira.
  20. João Matheus Rendon de Quebedo (Cáceres, Extremadura, Espanha, c. 1600 - Brasil, ?) casado com Maria Bueno de Ribeira.
  21. João Piza (Balearic Islands, Spain, ? Brasil, ?) casado com Josefa Leite.
  22. José Antonio Garrastazu (Espanha,? - Brasil, ?) casado com Dominique Barbiére Ibarburu, do qual descende o ex-Presidente da República Emílio Garrastazu Médici]
  23. José Ortiz de Camargo, o Pai (Burgos, Castrojeriz, Burgos, Castille and Leon, Spain, ? - São Paulo, c. 1630) casado com Leonor Domingues.
  24. Juan Ferrer Rivero (Granada, Andalucía, Espanha, c. 1872 - Rio de Janeiro, c. 1948) casado com Antonieta Camara.
  25. Laureano Duran Garcia (Ponte, Pontevedra, Galicia, Spain, ? - Salvador, Bahia, c. 1963) casado com Isaura Martins Cal.
  26. Miguel Garcia Carrasco (São Lucas de Cana Verde, Espanha, ? - Brasil, ? ) casado com Margarida Fernandes e Izabel João.
  27. Miguel Mariano Martínez Marmol (Murcia, Espanha, 5 de dezembro de 1867 - Rio de Janeiro, 12 de janeiro de 1929) casado com Concepción Montserrate Josefa Sugrañes Daudi.
  28. Pedro Legaspe (Espanha, ? - Brasil, ? ) casado com Amélia Andrade.
  29. Pura Larrabeiti Moreira (Derio, Biscaia, País Basco, Espanha, 1882 - Rio de Janeiro, 1963). Foi governanta e dona de casa. Casou-se com o imigrante português Agostinho Moreira, com quem teve 4 filhos naturais e legítimos e ampla descendência.
  30. Raimundo Mulet (Barcelona, Catalunha, Espanha,? - Brasil, ?) casado com Lauriana do Nascimento Martins.