Start My Family Tree Welcome to Geni, home of the world's largest family tree.
Join Geni to explore your genealogy and family history in the World's Largest Family Tree.

Músicos e Cantores Famosos / Brazil: Famous Musicians and Singers

« Back to Projects Dashboard

view all

Profiles

  • Chico Buarque
    Chico Buarque na Wikipedia , In English Francisco Buarque de Hollanda, conhecido como Chico Buarque (Rio de Janeiro, 19 de junho de 1944) é um músico, dramaturgo e escritor brasileiro. ...
  • Elsie Houston (1902 - 1943)
    Elsie Houston-Péret (22 de Abril de 1902, Rio de Janeiro, Brasil – 20 de Fevereiro de 1943, Nova York, Estados Unidos) foi uma soprano brasileira. Vida Elsie Houston era filha de Jame...
  • André Abujamra
    André Cibelli Abujamra (São Paulo, 15 de maio de 1965) é um cantor, compositor, multi-instrumentista e ator brasileiro. Ele é filho do diretor de teatro e ator Antôni...
  • Stella Maris Caymmi (1922 - 2008)
    Numa tarde de domingo, Dorival Caymmi foi assistir a um programa de calouros na Rádio Nacional e uma candidata loura de olhos verdes chamou sua atenção. – E a senhorita, o...
  • Bibi Ferreira
    Bibi Ferreira , pseudônimo de Abigail Izquierdo Ferreira (Rio de Janeiro, 10 de Junho de 1922), é uma atriz, cantora, diretora e compositora brasileira. É filha do ator Procó...

Este é um projeto do Geni que tem por objetivo identificar os músicos e cantores brasileiros e famosos com perfis no site.

O Brasil, que possui uma grande extensão territorial, tem um povo formado por uma grande miscigenação cultural. A mistura étnica proporcionou que o país fosse agraciado uma uma vasta criatividade musical, reconhecida mundialmente.

Conforme a colonização, em especial africana e europeia, cada região proporcionou uma variedade direferente de ritmos e tipos musicais.

No Sul, a vanera, a milonga, o bugio, o chamamé, o xote, denominadas músicas no estilo "gaúcho".

No Sudeste e parte do Nordeste (Bahia), o samba, a marchinha, o axé music, o choro, o foxtrote, o samba exaltação.

No Centro Oeste, a música serteneja, a moda de viola.

No Nordeste, o forró, o frevo, o xaxado, o baião, o maracatú, a lambada.

No Norte, o carimbó.

Modernamente, o Brasil teve alguns movimentos musicais urbanos, como a Bossa Nova, Tropicália, Iê Iê Iê, Funk Carioca, Rock Nacional, Hip Hop.

Também na música erudita, o país têm seus expoentes.

(este texto está em construção, agradecemos toda e qualquer colaboração)

Músicos e Cantores Brasileiros Famosos

Música Clássica

  • Guiomar Novaes (São João da Boa Vista, São Paulo, 28 de fevereiro de 1894 - São Paulo, 7 de março de 1979) Foi uma pianista brasileira que construiu sólida carreira no exterior, particularmente nos Estados Unidos. Ficou especialmente conhecida pelas suas interpretações das obras de Chopin e Schumann. Foi importante divulgadora de Villa-Lobos no exterior.
  • Heitor Villa-Lobos (Rio de Janeiro, 5 de março de 1887 - Rio de Janeiro, 17 de novembro de 1959) foi um maestro e compositor brasileiro. Destaca-se por ter sido o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música, sendo considerado o maior expoente da música do modernismo no Brasil, compondo obras que enaltecem o espírito nacionalista onde incorpora elementos das canções folclóricas, populares e indígenas
  • José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita (Vila do Príncipe, atual Serro, Sec. XVIII --- Rio de Janeiro, 1805), foi um organista, regente e compositor brasileiro. É patrono da cadeira número 4 da Academia Brasileira de Música.

Música Popular Brasileira

Instrumentistas

  • Antonio José Mendes Forte é um pianista de formação erudita, compositor e intérprete, cuja característica de trabalho é a música instrumental brasileira, notadamente a nordestina, com grandes influências jazzísticas, unindo o seu talento ao clássico e ao popular.
  • Cesar Camargo Mariano (São Paulo, 19 de setembro de 1943) É um pianista e arranjador brasileiro de renome internacional. É, desde dos 16 anos, profissional da área musical.
  • Duda Anízio Músico. Violonista. Estudou com Jadacil Damasceno e Odair Assad. Professor de volão no Centro Musical Antônio Adolfo.
  • Edgar Duvivier É um saxofonista e escultor brasileiro.
  • Fernando Leporace (Rio de Janeiro, 17 de setembro de 1947) Instrumentista (baixista). Compositor. Arranjador.
  • Ignácio Coqueiro É diretor de televisão , músico e eventualmente ministra aulas de interpretação para TV.
  • Marcelo Mariano (São Paulo, 12 de setembro de 1967) Instrumentista (baixista). Produtor musical. Filho do pianista César Camargo Mariano e da cantora Marisa Gata Mansa.
  • Mauro Senise (Rio de Janeiro, 18 de maio de 1950) é saxofonista e flautista, neto de Alceu Amoroso Lima.
  • Nando Carneiro (Belo Horizonte, Minas Gerais, 26 de junho de 1953) Instrumentista (violonista). Compositor. Irmão do poeta e compositor Geraldo Carneiro.

Compositores

  • Ary Barroso (Ubá, Minas Gerais, 7 de novembro de 1903 - Rio de Janeiro, 9 de fevereiro de 1964) foi um compositor brasileiro de música popular. Da imensidão de sua obra, pode-se citar a música Aquarela do Brasil.
  • Mário Lago (Rio de Janeiro, 26 de novembro de 1911 — Rio de Janeiro, 30 de maio de 2002) foi um advogado, poeta, radialista, letrista e ator brasileiro. Autor de sambas populares como "Ai, que saudades da Amélia" e "Atire a primeira pedra", ambos em parceria com Ataulfo Alves, fez-se popular entre as décadas de 40 e 50.
  • Noel Rosa (Vila Isabel, Rio de Janeiro, 11 de dezembro de 1910 - Rio de Janeiro, 4 de maio de 1937) Compositor. Cantor. Violonista. "Noel Rosa pode não ter sido o melhor compositor da chamada Época de Ouro da música popular brasileira (1930-1945), mas foi, decerto, o mais importante. De uma importância que pode ser resumida em duas palavras: transformação e integração." (João Máximo)
  • Ronaldo Bôscoli (Rio de Janeiro, 27 de outubro de 1929 - Rio de Janeiro, 18 de novembro de 1994) Foi um compositor, produtor musical e jornalista brasileiro. Era sobrinho-bisneto da compositora Chiquinha Gonzaga e primo do ator Jardel Filho, e foi casado com Elis Regina, com quem teve o filho João Marcelo Bôscoli, produtor musical.
  • Vinícius de Moraes (Rio de Janeiro, 19 de outubro de 1913 — Rio de Janeiro, 9 de julho de 1980) foi um diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor brasileiro.

Cantores

  • Alice Caymmi (Rio de Janeiro, c. 1990) é cantora e compositora e compõe desde os 10 anos, filha de Dorival Caymmi.
  • Abigail Maia (Porto Alegre, 17 de outubro de 1887 — Rio de Janeiro, 20 de dezembro de 1981), foi uma atriz de teatro, bailarina e cantora brasileira. Fundou uma companhia teatral com Oduvaldo Viana. Foi ainda radio-atriz da Rádio Nacional.
  • Antonio Pinto nasceu em 1967 no(Rio de Janeiro, Brasil) é um compositor brasileiro. Filho do cartunista Ziraldo e irmão da cineasta Daniela Thomas.
  • Astrud Gilberto, nascida Astrud Evangelina Weinert, (Salvador, 29 de março de 1940) é uma cantora brasileira de samba e bossa nova de fama internacional. Nascida na Bahia, filha de mãe brasileira e pai alemão, mudou-se para o Rio de Janeiro com sua família, em 1947. Desde 1963, quando separou-se de João Gilberto, vive nos Estados Unidos.
  • Aurora Miranda (Rio de Janeiro, 20 de abril de 1915 — Rio de Janeiro, 22 de dezembro de 2005) foi uma atriz e cantora brasileira. Além de fazer dupla com a irmã mais famosa Carmen Miranda, Aurora também teve sucesso por gravar, em 1934, Cidade Maravilhosa, hino oficial da cidade do Rio de Janeiro.
  • Bêlo Velloso é uma cantora brasileira. É filha da escritora Mabel Velloso e sobrinha de Caetano Veloso e de Maria Bethânia.
  • Carmen Miranda (Marco de Canaveses, 9 de fevereiro de 1909 — Los Angeles, 5 de agosto de 1955), nascida Maria do Carmo Miranda da Cunha, foi uma cantora e atriz luso-brasileira. Sua carreira artística transcorreu no Brasil e Estados Unidos entre as décadas de 1930 e 1950. Trabalhou no rádio, no teatro de revista, no cinema e na televisão. Chegou a receber o maior salário até então pago a uma mulher nos Estados Unidos.
  • Dalva de Oliveira (Rio Claro, São Paulo, 5 de maio de 1917 - Rio de Janeiro, 31 de agosto de 1972) foi uma grande cantora brasileira. Foi casada com Herivelto Martins, e é mãe de Pery Ribeiro e Ubiratã de Oliveira Martins.
  • Daniel Boaventura (Salvador, 19 de maio de 1970) é um ator e cantor brasileiro.
  • Elis Regina (Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 17 de março de 1945 - São Paulo, São Paulo, 19 de janeiro de 1982) Foi uma intérprete brasileira. Conhecida por sua presença de palco histriônica, sua voz e sua personalidade, Elis Regina é considerada por muitos críticos, comentadores e outros músicos a melhor cantora brasileira de todos os tempos.
  • Gabriel Contino (Rio de Janeiro, 4 de março de 1974), mais conhecido pelo nome artístico Gabriel o Pensador, é um rapper, compositor, escritor e empresário brasileiro.
  • Herbert Vianna (João Pessoa, 4 de maio de 1961) é o vocalista, guitarrista e principal compositor do grupo Os Paralamas do Sucesso, um dos grupos-base do rock brasileiro.
  • Juan Daniel (Catalunha, Espanha, 20 de fevereiro de 1907 - Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2008) Foi um ator e cantor hispano-brasileiro.
  • Leoni (Rio de Janeiro, 8 de abril de 1961) é um cantor e compositor brasileiro.
  • Luciano Camargo (Pirenópolis, Goiás, 20 de janeiro de 1973) Cantor da dupla sertaneja , Zezé Di Camargo & Luciano.
  • Luisa Camargo Mariano (São Paulo, 6 de junho de 1986) A filha de Cesar Camargo Mariano é cantora e estuda na Berklee College of Music in Boston, Massachusetts e faz participações e bandas cool de pop jazz.
  • Maria Bethânia (Santo Amaro da Purificação, 18 de junho de 1946) uma das maiores cantoras da história do Brasil. É irmã caçula do compositor Caetano Veloso e da poetisa e escritora Mabel Velloso.
  • Maria Rita (São Paulo, 9 de setembro de 1977) é uma cantora e produtora musical brasileira, filha da cantora Elis Regina e do arranjador e pianista César Camargo Mariano. Ganhadora de seis prêmios Grammy Latino incluindo Grammy Latino de Melhor Artista Revelação, também já ganhou vários Prêmio Multishow de Música Brasileira, entre outros prêmios nacionais.
  • Mariana de Moraes (Rio de Janeiro, 30 de setembro de 1969) é uma cantora e atriz brasileira, neta de Vinícius de Moraes, sobrinha de Luíza Barreto Leite e filha do fotógrafo Pedro de Moraes e da atriz Vera Barreto Leite.
  • Marianna Leporace (Rio de Janeiro, 15 de julho de 1966), é uma cantora, atriz, jornalista e produtora brasileira e que atua em diversas áreas culturais.
  • Marisa Gata Mansa (Rio de Janeiro, em 27 de abril de 1933 — 10 de janeiro de 2003), foi uma cantora brasileira.Foi casada com o compositor e pianista César Camargo Mariano, que compôs em sua homenagem a música Marisa, tema da cerimônia religiosa de seu casamento com o compositor.
  • Nana Caymmi (Rio de Janeiro, 29 de abril de 1941) consagrada cantora brasileira, filha de Dorival Caymmi e Stella Maris, irmã de Danilo e Dori Caymmi, cresceu numa das famílias mais musicais do Brasil.
  • Nara Leão (Vitoria, Espirito Santo, 19 de janeiro de 1942 - 7 de junho de 1989) Foi uma cantora brasileira. Musa da Bossa Nova.
  • Paula Toller (Rio de Janeiro, 23 de agosto de 1962) é uma cantora e compositora brasileira, conhecida como vocalista da banda Kid Abelha.
  • Pedro Mariano (São Paulo, 18 de abril de 1975) é um cantor brasileiro, filho da cantora Elis Regina e do pianista César Camargo Mariano e irmão da cantora Maria Rita , meio-irmão do produtor João Marcello Bôscoli, e do instrumentista Marcelo Mariano.
  • Preta Gil (Rio de Janeiro, 8 de agosto de 1974) é uma cantora de MPB e música pop, atriz e apresentadora brasileira. Ela é filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, e afilhada da cantora Gal Costa.
  • Sylvia Massari (Jardinópolis, São Paulo, 2 de agosto de 1950) Atriz e cantora, casada desde 1991 com com o músico e produtor Guto Graça Mello.
  • Tiago de Oliveira Baltar da Rocha, conhecido como Tiago Mocotó (27/9/1977, Rio de Janeiro, RJ) Compositor. Cantor. Pandeirista. Irmão, por parte de pai, do também cantor e compositor Gabriel, O Pensador.
  • Zizi Possi batizada Maria Izildinha Possi (São Paulo, 28 de março de 1956), é uma cantora brasileira de formação erudita.

Múltiplas atividades musicais

  • Anna de Hollanda (12 de agosto de 1948) é cantora, compositora e atriz.
  • Bebel Gilberto (Nova Iorque, 12 de maio de 1966) é uma cantora e compositora brasileira, filha de João Gilberto e da cantora Miúcha.
  • Caetano Veloso (nascido Caetano Emanuel Viana Teles Veloso em Santo Amaro da Purificação, 7 de agosto de 1942) é um cantor, compositor, produtor, arranjador e escritor brasileiro, com uma carreira que já ultrapassa quatro décadas.
  • Carlinhos Brown, nome artístico de Antônio Carlos Santos de Freitas, (Salvador, 23 de novembro de 1962) é um cantor, percussionista, compositor, produtor e agitador cultural brasileiro.
  • Carlos Lyra (Rio de Janeiro, 11 de maio de 1939) é um cantor, compositor e violonista brasileiro, uma das figuras importantes da bossa nova.
  • Chico Buarque (Rio de Janeiro, 19 de junho de 1944) é compositor, intérprete, poeta e escritor, referência obrigatória em qualquer citação à música brasileira dos últimos 40 anos.
  • Chiquinha Gonzaga (Rio de Janeiro, 17 de outubro de 1847 - Rio de Janeiro, 28 de fevereiro de 1935) Foi uma compositora, pianista e regente brasileira. Foi a primeira "chorona", primeira pianista de choro, autora da primeira marcha carnavalesca (Ô Abre Alas, 1899) e também a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil.
  • Danilo Caymmi (Rio de Janeiro, 7 de março de 1948) É um músico, cantor, compositor e arranjador brasileiro. É filho de Dorival Caymmi e Stella Maris, e irmão de Dori e Nana Caymmi.
  • Dori Caymmi (Rio de Janeiro, 26 de agosto de 1943) é cantor, compositor e arranjador. Filho dos também músicos Dorival Caymmi e Stella Maris e irmão da cantora Nana Caymmi e do flautista, cantor e compositor Danilo Caymmi.
  • Dorival Caymmi (Salvador, Bahia, 30 de abril de 1914) maior e mais consagrado compositor e cantor bahiano. Com uma longa e profíqua carreira artística, formou uma grande família musical.
  • Gilberto Gil (Salvador, 26 de junho de 1942) é um renomado músico, ator e político afro-brasileiro.
  • Guto Graça Mello Compositor. Músico. Arranjador. Produtor musical.
  • Heloísa Maria Buarque de Hollanda (Rio de Janeiro, 30 de novembro de 1937), mais conhecida como Miúcha, é uma cantora e compositora brasileira.
  • Herivelto Martins (Engenheiro Paulo de Frontin , Vassouras, Rio de Janeiro, 30 de janeiro de 1912 - Rio de Janeiro, 17 de setembro de 1992) Foi compositor, cantor, músico e ator brasileiro. Foi casado com Dalva de Oliveira.
  • J. Velloso (Santo Amaro, BA, 16 de janeiro de 1961), compositor, produtor e cantor. Sobrinho de Maria Bethânia e Caetano Veloso, e da poeta Mabel Veloso.
  • João Gilberto (Juazeiro, 10 de junho de 1931) é um músico brasileiro, considerado o criador do ritmo Bossa Nova.
  • João Marcello Bôscoli (Rio de Janeiro, 17 de junho de 1970) É um músico e empresário brasileiro. Filho de Ronaldo Bôscoli e Elis Regina.
  • Jorge Mautner (Rio de Janeiro, 17 de janeiro de 1941) Compositor. Cantor. Instrumentista (violinista, pianista e bandolinista). Poeta. Escritor. Descendente de austríacos, na infância estudou violino com seu pai e, mais tarde, bandolim e piano.
  • Luiz Gonzaga (Exu, Pernambuco, 13 de dezembro de 1912 - Recife, Pernambuco, 2 de dezembro de 1989) Cantor. Compositor. Sanfoneiro. Conhecido como o Rei do Baião. Pai de Gonzaguinha.
  • Luiza Possi (Rio de Janeiro, 26 de junho de 1984) é uma cantora e compositora brasileira, filha da também cantora Zizi Possi e do produtor musical e diretor artístico Líber Gadelha.
  • Manuel Tranquilino Bastos (Cachoeira, Bahia, 8 de outubro de 1850 - 1935), foi clarinetista, compositor, maestro e professor de música. No ano de 1870, fundou a Filarmônica Sociedade Orpheica Lyra Ceciliana, a qual encontra-se em atividade até os dias atuais na cidade de Cachoeira. Tranquilino Bastos atuou também como jornalista e grande defensor de ideias humanistas, sendo considerado o maestro abolicionista, por sua postura contra a escravidão no Brasil.
  • Moreno Veloso (Salvador, Bahia, 22 de novembro de 1972) é um cantor e compositor brasileiro, filho de Caetano Veloso.
  • Nair de Tefé (Petrópolis, 10 de junho de 1886 — Rio de Janeiro, 10 de junho de 1981) foi uma pintora, cantora, atriz e pianista brasileira, considerada a primeira caricaturista mulher do mundo. Além disso, Nair de Tefé foi a primeira-dama do Brasil de 1913 a 1914.
  • Nei Lopes (Rio de Janeiro, 9 de maio de 1942) é carioca do subúrbio, nascido no bairro do Irajá, onde ainda vivem muitos membros de sua família. Cantor, compositor e pesquisador do universo do samba, Nei é escritor, advogado formado pela Faculdade Nacional de Direito, historiador, pesquisador de línguas africanas e da sua relação com a língua portuguesa falada no Brasil, autor de diversos dicionários e enciclopédias além de livros sobre o universo do samba e do Rio de Janeiro, em especial o subúrbio carioca.
  • Nelson Motta (São Paulo, 29 de outubro de 1944) Compositor. Produtor Musical. Jornalista. Escritor.
  • Neusinha Brizola (?, 1954 — Rio de Janeiro, 27 de abril de 2011) foi uma cantora e compositora brasileira. Era filha do ex-governador Leonel Brizola e protagonizou vários episódios escandalosos.
  • Olivia Byington (Rio de Janeiro, 24 de dezembro de 1958) É uma cantora e violonista brasileira.
  • Pery Ribeiro Foi um cantor e compositor brasileiro. Filho de Herivelto Martins e Dalva de Oliveira.
  • Sérgio Mendes (Niterói, 11 de fevereiro de 1941) é um músico e compositor brasileiro de bossa nova.
  • Tom Jobim (Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 1927 — Nova Iorque, 8 de dezembro de 1994) foi um compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista brasileiro. É considerado um dos maiores expoentes da música brasileira e um dos criadores do movimento da bossa nova.
  • Wanessa Camargo (Goiânia, Goiás, 28 de dezembro de 1982) É uma cantora e compositora brasileira de música pop. Também já realizou trabalhos como modelo, apresentadora e atriz, além de ser empresária.
  • Zezé Di Camargo (Pirenópolis, Goiás, 17 de agosto de 1962) É um cantor brasileiro da dupla sertaneja Zezé di Camargo & Luciano. Também é compositor, compondo músicas para outros artistas como Leandro & Leonardo e muitos outros.