Start My Family Tree Welcome to Geni, home of the world's largest family tree.
There are already 1,021 genealogy profiles with the Barba surname on Geni. Join now to find your relatives.

Barba Genealogy and Barba Family History Information

‹ Back to Surnames Index

Share

view all 1,021

Profiles

  • Alonso Barba González (1675 - d.)
    Alonso BARBA [350] was born (date unknown). Parents: Alonso BARBA and Juana GONZALEZ. Spouse: Maria Rosa FLORES. Maria Rosa FLORES and Alonso BARBA were married.[350] Spouse: Elena de ARISPE. E...
  • Beatriz Barba (deceased)
  • Diego Martin Barba (1614 - 1643)
    Captain Diego Martin Barba was the son of Alonzo and living in Santa Fe in 1642. He was one of the eight men ordered beheaded in 1643 for complicity in the death of Governor Rosas.
  • Maria Rodrigues Barba (c.1310 - d.)

About the Barba surname

O Dr. Figueiroa no seu Livro da Nobreza Cap. 12 diz que a varonia dos Barbas é a mesma dos Figueiroas porque um Fidalgo deste apelido mandando Abderraman pelo tributo das Donzelas, as livrou do poder dos Mouros, e em memória desta acção sendo as Armas dos Barbas uma espada atravessada em campo verde, acrescentarão no Escudo 5 folhas de figueira, mas é opinião que parece falsa, por ser constante que o que obrou esta acção foi o Progenitor dos Figueiroas, e que é família distinta: Fernão Mexia diz que havendo-se um Fidalgo da família dos Sarmentos assinalado em um recontro com os Mouros lhe dissera o Rei D. Afonso 11 pelo bem que se ouve, esta é Barba de Cavalheiro, e lhe dera por Armas um Castelo Sanguineo em Campo de Ouro: porém isto parece falso porque o Rei D. Afonso 11 ganhou Algaxira em que foi o dito recontro na era de 1340, e antes disso se acha Rui Barba de Campos o Velho Sr de Castroforte Casado com uma herdeira de D. Gracia Fernandes Sarmento (Fr. Felipe de Gand. Arm. De Galiza C. 38 Arciprest. De .... Prelacoins Genealog. fl. 28) D. António Soares de Alarcão (Liv. 3 Cap.10) chamado Conde de Torres Vedras tratando da familia de Vilarmayor, Sarmentos, e Figueireoas: diz que D. Rui Gracia de Vilarmayor filho 2º de D. Gracia Ordonhes de Vilarmayor Sr desta Casa, e sua mulher D. Maria Alboazar filha do Conde de Urgel é o tronco comum dos Sites e dos Barbas Sr.es de Castro Forte que é no Reino de Leão na Provincia de Campos, Ribeiros do Rio entre Valença de Leão, e Benavente onde os deste apelido tem seu Solar: o dito D. Rui Gracia de Vilarmayor achou-se na batalha de Navas de Toloza e trouxe a cabeça de um Mouro pendurada pela barba, e por isso se chamou D. Rui Barba que é o primeiro deste apelido que se conserva em seus descendentes, e esta é a opinião que nos parece melhor, e seguimos. Acha-se Rui Barba Rico Homem neto de Pedro Barba Sr de Castro Forte; e diz Agrote (Agrote de Molina Liv. 2º do Nobre. de Andalozia Cap. 105) que no Mosteiro de S. Pedro de Eslonsa, ou Eslosa de Frades Bentos há uma escritura feita em 1070 na qual o dito Pedro Barba que lhe faz doação de certa renda. Outros como D. António Soares (Titº 46 fl. 285) deriva esta família de Munio Barba pelos anos de 930, e diz que dele entre outros foi D. Paio Mogudo de Sandim em quem se dá principio a familia dos Barbas como abaixo digo Vilasboas Nobliarchia Port. Verb. BarbasCap. 19 principia esta família em Martim Barba nos a seguimos como abaixo vai. (NFP, Gayo, BARBAS).