Gostaria de acompanhar o projecto. Tenho procurado os meus ascendentes paternos, sobretudo na associação Freire da Silva, que se mantem desde o pai do meu avô. Daí para trás, na geração anterior, apenas encontro o Freire. Este nome, Freire, isolado ou combinado com outros apelidos, como por exemplo "Freire Bicho" aparece com frequência em lugares do concelho de Ansião, uma área abaixo de Coimbra. E é agora interessante enunciar a muito distante ligação que pode existir entre as áreas de colonização de Coimbra que se deu com a conquista feita no tempo de Afonso III, rei de Leão, por Hermenegildo Guterres, proveniente da região de Bierzo, no norte de Espanha, no que era então o condado da Galiza sob o reino de Leão. Este Hermenegildo foi povoar as regiões conquistadas com populações trazidas daquela região de Leão-Galiza. Julgo que é mais tarde, com Fernando, que se dá a entrada em cena da ordem de Cluny e a vinda de gente da Borgonha para a Península. Raimundo e Henrique vêm a certa altura, já com Afonso VI, que estabelece grandes aproximações com os franceses, por casamento e por incorporação ao seu serviço de gente de famílias nobres da Borgonha que por certo trazem comitivas guerreiras consigo. Não sei pois se o nome Freire era um nome ou apelido já existente em famílias do reino de Leão (mas julgo que sim, vou confirmar mais tarde) ou se vem com os “frères” que acompanharam Raimundo e Henrique. Mas não duvido que nessa altura, aberta que tinha sido a imigração para as regiões de Coimbra, o povoamento continuou com gente vinda de Leão e Galiza, entre eles os Freires, ou os Frères, não sei.
Será a região de Ansião (Torre de Vale de Todos, Pousaflores, Avelar, Santiago da Guarda) uma região de projecção de famílias originárias do norte de Espanha durante os séc.s Xe XI? Se o for, o que é que isso poderá acrescentar ao projecto em questão? Aqui fica a interrogação
@Freire da Silva