A partir das fontes adicionadas ao perfil de Manuel Nebias Prates, gostaria de propor um debate a respeito de outro, atribuído como Pai deste. Refiro-me a HERMENEGILDO RODRIGUES PRATES.
O perfil criado por Nivea Nunes Dias (Lt. Cl. Hermenegildo Rodrigues Prates) indica como esposa MARIA ROSA DOS SANTOS. Não há fonte associada a esse casamento, mas há o registro de batismo do Hermenegildo, indicando como pais Manoel Rodrigues Prates e Ana Secundina de Oliveira. Também está disponibilizado o registro do casamento de Manoel e Ana Secundina (Cb (or LT) Manoel Rodrigues Prates, Royal Dragoon - Portuguese Empire).
Por outro lado, o perfil criado por Carla Assenheimer (Curadora) (Hermenegildo Rodrigues Prates) indica como esposa MARIA CARLOTA CHAVES, e como pais Antônio Rodrigues Prates Filho e Catarina Rodrigues, sem fontes associadas.
Nenhuma das esposas mencionadas tem indicação de quem seriam os pais. No entanto, a primeira hipótese que gostaria de levantar para debate, a partir das fontes aqui trazidas, é a de que MARIA ROSA DOS SANTOS e MARIA CARLOTA CHAVES sejam a mesma pessoa.
Vejam a notícia de jornal colacionada à obra "Efemérides", indicando a mãe de Manuel Nébias Prates (filho de Hermenegildo) como MARIA ROSA CHAVES E PRATES.
Estou a procurar outras fontes que possam dar suporte a essa hipótese, mas desde já gostaria de suscitar o debate, pois talvez outros tenham mais elementos que possam contribuir para a elucidação da questão.
Os Prates estão frequentemente associados aos Chaves aqui no Norte de Minas Gerais.
A ramo dos Prates elaborado por @Nivea Nunes Dias termina em Manoel Rodrigues Prates.
Já o ramo elaborado por @Carla Assenheimer indica gerações que chegam à origem em Santo André, Estremoz, Évora District, Portugal.
Caso a suspeita aqui levantada se confirme, e a julgar pela fonte adicionada por @Nivea Nunes Dias, uma segunda hipótese se coloca: o Manoel Rodrigues Prates pode estar entre Hermenegildo e Antônio, de modo que estaria feita a ligação entre os Prates do Norte de Minas com os de Portugal.
Frequentemente vemos em diversas genealogias a informação de que os Prates que vieram ao Brasil e se dispersaram entre Minas e Rio Grande do Sul são de uma mesma origem, na Holanda, passando antes por Portugal. Vide perfil de João Rodrigues Xavier Prates (João Rodrigues Xavier Prates). Daí porque imagino ser plausível a hipótese aqui levantada.
Nesta genealogia no MyHeritage, os Prates do Sul e de Minas estão associados: https://www.myheritage.com.br/research/collection-1/arvores-genealo...
Desde já agradeço pela atenção ao tema, na esperança de que sejam acrescentados no debate outros elementos que possam colaborar para o aperfeiçoamento da genealogia referida.
Harlen Soares Veloso.