da Motta Silveira / da Mota Silveira / Mota da Silveira / Motta da Silveira

Started by Antonio Silveira Marques on Sunday, May 2, 2021
Problem with this page?

Participants:

Profiles Mentioned:

Saudações,

Pesquiso as origens do meu bisavô que se chamava Martinho da Motta Silveira. Tenho encontrado dificuldades nessa busca, porque muito pouco se sabe dele. Pelo que pude apurar parece que ele nasceu por volta de 1874 no antigo Estado de Goiás ou em Minas Gerais. Ele se mudou para Marabá (Pará) e trabalhou como médico e também no comércio de borracha e de castanhas. Era casado com Zeferina da Motta Silveira (que além de sua esposa era sua prima). Era amigo de Moisés Jadão, de origem libanesa que também vivia em Marabá e é pai do ex-prefeito de Marabá Bosco Jadão. Moisés Jadão se casou com uma irmã de Zeferina Rodrigues (mulher de Martinho e minha bisavó) que vivia em Imperatriz e se chamava Pulquéria Rodrigues e depois Pulquéria Jadão).

Sei que há uma Escola Municipal em Marabá que leva o seu nome e há também algumas ruas com seu nome (uma delas inclusive em João Pessoa). Entrei em contato com eles e as poucas informações que tenho foram eles que generosamente me forneceram. Tenho dificuldades nessa pesquisa também, pois o nome de Martinho surge com algumas variações: Martinho da Mota Silveira ou Mota da Silveira ou ainda Motta da Silveira. Vejo que há membros da família da Motta Silveira sobretudo em Pernambuco e também há um ramo Silveira da Mota em Goiás. Confesso que estou perdido nessa busca. Alguém poderia me dar algum auxílio? Agradeço muito a atenção.

Com os melhores votos,
Antonio Marques

Martinho da Motta Silveira
Zeferina da Motta Silveira

https://maraba.pa.gov.br/fccm-ex-prefeito-de-maraba-e-homenageado-e...

Create a free account or login to participate in this discussion