Branca Dias Coronel

Started by Matheus Andrade Rodrigues on Sunday, January 23, 2022
Problem with this page?

Participants:

Showing all 6 posts
1/23/2022 at 9:00 PM

Hello everyone. First of all, sorry about my english, I am from Brazil.

You guys are amazing, and I need your help.

Branca Dias Coronel was the first teacher of Brazil, and one of the most accused woman of commiting the crime of judaism on the Inquisition times. She has 70 pages of accusations. Her house was used as a synagogue and many famous cripto-jews frequented her house. She was born in Portugal, but they fled for Brazil because of the Inquisition. She was born from Violante Dias and Afonso Dias, they were expelled from Spain. She was a descendant of Abraham Senior, but the documents don't' say much about this topic.

His sister, Isabel, was married to Antonio Rodrigues Coronel, son of Inigo Perez Coronel, son of Abraham Senior Coronel.

I want to know the exact link between Branca Dias Coronel and Abraham Senior Coronel. She was probably a granddaughter of him. Does anyone knows more about this topic? Thank you very much!

Private User
1/23/2022 at 11:57 PM

Precisa verificar se há processo inquisitorial com a sessão de genealogia dela. Pesquise no Arquivo Nacional da Torre do Tombo: Ou em outras fontes que conhece.

http://digitarq.arquivos.pt/

Private User
1/24/2022 at 3:24 AM

Nem no processo, nem nas inúmeras bibliografias Branca Dias é mencionada com o sobrenome Coronel.
Aqui está o link do processo

https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=2305769

1/24/2022 at 1:45 PM

Olá, Ana Toledo. No depoimento de sua filha Andressa Jorge, ela é
referida como Branca Dias Coronel por suas filhas. Este fato já foi notado e atestado por diversos historiadores e genealogistas, e é de conhecimento público. Inclusive centenas de pessoas conseguiram cidadania espanhola através da ligação de Branca Dias com Abraham Senior através do sobrenome Coronel.

O processo pode ser visto aqui:

TSO Tribunal do Santo Ofício 1536/1821
SubfundoIL Inquisição de Lisboa 1536/1821
Série028 Processos 1536/1821
Documento composto06321 Processo de Andresa Jorge 1598-01-14/1603-09-04
https://digitarq.arquivos.pt/details?id=2306369

Private User
1/25/2022 at 2:26 AM

Matheus,
Com Coronel ou sem Coronel, Branca Dias já certificou muita gente.

Eu mesma certifiquei as filhas, ex-mulher, sobrinhos, cunhados, do primeiro casamento de meu marido, pela Branca Dias.

Jamais usei sobrenome ou ligação com Abraham Senior Coronel.
Por tanto, para tal fim, a ligação, se houver, é desnecessária.

Em tempo, onde está a fonte afirmando que Antonio Rodrigues Coronel, é filho Inigo Perez Coronel, e marido da Isabel?

1/25/2022 at 12:48 PM

Olá Ana.

Sim, de fato. Estou sendo certificado por ela. Mas a certificação pra mim é só um detalhe, pois minhas pesquisas têm como motivação principal o amor à genealogia e à nossa história.

Quanto ao casamento de Isabel com Antonio, assim consta no FamilySearch. Mas como o FamilySearch é público, esta informação pode estar errada. Mas consta até a data do casamento deles. Também estou querendo saber qual a fonte. Se conseguir, eu compartilho aqui.

Showing all 6 posts

Create a free account or login to participate in this discussion