Johanna Dorothea Panitz (Schlieper/Schliepers) - RETIFICAÇÃO DE DADOS DE JOHANNA DOROTHEA (SCHLIEPER/SCHLIEPERS) PANITZ-RIETH/RIED

Started by Tchilla Helena Panitz Stark on Wednesday, December 28, 2022
Problem with this page?

Participants:

Profiles Mentioned:

Related Projects:

Showing all 3 posts

Prezada Senhora Carla Assenheimer: Conversei com mais de um genealogista no dia de hoje e pelo fato de que dados podem ser misturados e criarem uma família distinta da original, se não houver correções, eu não mais insistirei em lhe afirmar que há um equívoco grande com Johanna Dorothea Schlieper/Panitz/Rieth. Incluso, eu lhe informo que muitos dados do Myheritage passaram a ser corretos depois que consertei algumas falhas da família Panitz - 2016-2018 quando eu era subscrita no site. Dados equivocados de meu avô direto, Lothario Panitz, de meu bisavô João Alfredo Panitz e só o fiz baseada em um Memorial escrito por João Alfredo Panitz nascido em 10 de junho de 1876 e falecido um ano antes de eu nascer 29 de julho de 1962. Creio que ele, João Alfredo, não cometeria um erro de filiação vez que o pai dele era neto da "viúva Panitz" como Johanna Dorothea Panitz era conhecida em São Leopoldo, pois ela chegou acompanhada do segundo marido que é nosso parente várias vezes em nossa árvore genealógica. João Alfredo Panitz deixou o nome dele em Rua de São Leopoldo, o sobrenome foi nome de bairro, Oscar, irmão dele deu início ao que hoje vem a ser a Rede PanVel, irmão de um dos integrantes que fundou o time de futebol Grêmio, avô de artista plástica com quadros que estão mundo a fora, minha mãe. Como tenho princípios que me obrigam a seguir regras, pois jurei bandeira duas vezes como ex-integrante da polícia civil, hoje IGP e advogada. Permito-me não prosseguir no que pretendia. Agregar mais dados e imagens, pois fiquei na posse de uma caixa repleta de fotografias de nossa família. Abs. Atenciosamente, Tchilla Helena Panitz Stark.

Tchilla Helena Panitz Stark Eu já observei os erros que a Senhora indicou. Ocorre que tenho muitas demandas na área da imigração alemã no Brasil. O problema na sua árvore merece tempo e grande atenção. Espero na próxima semana resolver a questão de seu ramo.
Muitas vezes me deparei com dados incorretos do MyHeritage e precisei corrigir árvores no Geni e no FamilySerarch.
Então, o que lhe peço é só um pouco de compreensão.
Saudações e um Feliz Ano Novo para a Senhora e toda sua família.

Prezada Carla:
Resumidamente, eu lhe informo que eu, Tchilla, não sabia que era uma Panitz até minha mãe ter sofrido um AVC em 2012. Ela passou a me chamar de “Johana Alfreda” em menção ao avô dela. Ela me entregou um memorial escrito por João Alfredo Panitz e mais de 1.000 fotografias, pois a família era bastante abastada. Eu, até 16 de dezembro de 1974 sequer sabia que tinha avó materna. Minha mãe fugiu de São Leopoldo com 23 anos de idade e juntou-se a Alejandro Stark Kun, meu pai. Somente com 50 anos de idade soube de parte do meu passado. O que fui descobrindo, foi com muita inspiração e transpiração. Eu sequer sabia alemão, imagina ler um memorial com mais de 300 páginas escrito em um português mesclado a um “meio-alemão” em língua portuguesa antiga, com letra rebuscada à caneta-tinteiro. Mas enfim, tudo, tudo o que eu tenho e é muito, são dados reais, documentos inclusive que João Alfredo colou dentro do memorial. O museu de São Leopoldo diversas vezes me pediu para doar e nem vendendo eu entrego, será depois que minha “existência” terminar (forma como João Alfredo se referia quando um familiar falecia.
Segue os dados que peço para que sejam retificados:
Johann Nicol Banitz casou-se com Johanna Dorothea Schliepers em 29/01/1810.
Johann Nicol Banitz, Hammerbirkenfeld, 01/09/1784 +25/12/1821, Hammerbirkenfeld era filho de:
Johann Philipp Banitz, *11/06/1767 +15/03/1806, Allenbach, casado com
Maria Elisabeth Schwang, casamento celebrado em 27/09/1796, Allebnbach.
Johanna Dorothea Schliepers, *15/01/1790, Hottenbach, filha de:
Johann Jacob Schliepers e Catharina Gerdrut Heyenscheid.
Da união entre Johhan Nicol Banitz e Johanna Dorothea Schliepers nasceram 04 (QUATRO filhos PANITZ):
JACOB KARL HEINRICH PANITZ, born 05/12/1811, Hottenbach, RHEINLAND-PFALZ, Deutschland, faleceu em 29 04 1864, SÃO LEOPOLDO, RS, Brasil.
AMALIE PANITZ, born 15/11/1812, Hottenbach, RHEINLAND-PFALZ, Deutschland.
FRIEDRICH WILHELM PANITZ, born 27/03/1815, Hammer, RHEINLAND-PFALZ, Deutschland.
CARL THEODOR PANITZ, born 09/01/1820, Hammer, RHEINLAND-PFALZ, Deutschland.
Johann Nicol Banitz faleceu em 25/12/1821.
Pelo falecimento do primeiro marido, Johann Nicol Banitz, Johanna Dorothea Banitz casou-se (não se localizou data de casamento) com Georg Heinrich Rieth, *23/06/1798 +16/02/1873 e desta união nasceu a (ÚNICA FILHA DO CASAL COM SOBRENOME RIETH) - Marianna Carolina Rieth, meio-irmã dos QUATRO PANIZ. Marianna Carolina Rieth nasceu em 25.04.1824, Schauren, Deutsch e faleceu em 01.04.1898, São Leopoldo, casou em 30/11/1845, em SÃO LEOPOLDO/RS BRASIL, com Johann Friedrich Rieth (PRIMO-IRMÃO) nascido em 20/12/1815, falecido em 27/02/1866, São Leopoldo/RS.

Johann Friedrich Rieth era filho de Georg Philipp Rieth * 17/02/1784 + 27/11/1843 e de Marianna Barbara Weiss *24/02/1786 + 25/03/1886.

Georg Heinrich Rieth *1798 +1873 e Georg Philipp Rieth, *1786 +1843 eram filhos de Johann Peter Rieth, 1758 e Maria Catharina Gass, 09/10/1862.

Showing all 3 posts

Create a free account or login to participate in this discussion