Meu pai ficou em dúvida também quanto a isso. Ele queria saber quem colocou esta informação que era em Lorca.
Eu passei duas semanas na Espanha e chegue Domingo. Conversando com as pessoas lá, a certeza que eu tenho é que o nome dele só poderia ser Garcia Lopez, pois não existe Lopes com "Esse" lá e só "Zeta".
O Nome do nosso Tataravô é na verdade Juan Garcia Lopez, para efeito de pesquisa, portanto.
Lorca é uma cidade que fica na região da Múrcia, não muito distante de Malaga, onde passei as férias..
Tem um registro no Family Search de um batismo em 1895 no Rio Grande do Sul, as datas não batem, porém estão bem próximas e o nome da Mãe confere.
BELLARMINO LOPES Pedigree
Male
Event(s):
Birth:
15 DEC 1894
Christening:
07 FEB 1895 , Rio Grande Do Sul, Brazil
Death:
Burial:
Parents:
Mother: MARIA FERREIRA LOPES
Lorca consta na Identidade do Bellarmino que foi emitida em 1943 pelo registro de estrangeiros, e para estar lá deve ter sido obtida de um outro documento ou foi declarado pelo próprio Bellarmino.
Também consta na identidade o nome dos pais, João Lopes e Maria Garcia, traduzidos mas servem de base.
Se ele nasceu na Espanha e lá sendo "Lopes" com "Z" ou seja, "Lopez" então provavelmente no registro de nascimento deve constar com "Z".
Vou procurar o desembarque dele e vou pedir registros de nascimentos Lorca pra começar a pesquisa.
Talvez seja fácil resolver isso, vou ver no memorial do imigrante a chegada dele se é que a data está correta e que a lista de passageiros está legível, se tudo ok, deve der o local de moradia/procedência, daí eu pego os registros de nascimento dessa região e pronto. Só vou fazer isso em agosto pois o memorial está fazendo uma arrumação dos microfilmes e não tão deixando pesquisar... foda!
Matamos a Xarada! Finalmente hein? Graças a aquele papelzinho ...
Iglesia de Santiago pertenece a la población de Santiago —que cuenta con 13 habitantes y está a una distancia de 1 kilómetros de la capital del concejo: Luarca— formando parte de la parroquia de Santiago en el Concejo de Valdés del Principado de Asturias.
Meu pai tinha razão que era Astúrias então!
Bom, achei a igreja, La Ronda, Asturias, España. Asturias é a região e Oviedo me parece que é a capital dessa região. A localidade La Ronda fica ao lado de uma outra localidade chamada Santiago e ambas estão dentro de uma localidade maior chama Valdés. Das cidades de porte, Oviedo é a que fica mais perto, junto com Gijón, por volta dos 100Km de distância e ambas têm registros em microfilmes mas só vão de 1836 a 1869 então não vamos achar o Bellarmino. Precisa ver o que aconteceu com esses registros, se existem e foram para outra cidade na época.
Putz. Tem razão. Esta igreja eu ja tinha achado. Não mandei por e-mail pra vc? Achei que tinha mandado.
Pelo jeito vai ser meio osso achar, mas mantenha-me informado. Se quiser que eu vasculhe os microfilmes me avise, porém eu boiei no lance do site familysearch. Não consegui ver aquelas páginas com os JPG.
Assim que vc tiver um link me manda que eu ajudo na procura do nome.
VAleu MU! Abração!
Aquilo lá é no caso de alguns microfilmes que já estão digitalizados, aquele que eu te mostrei era de Lorca, que agora não sei se interessa tanto, mas eu acho que vale a pena procurar já que esse papel onde achamos esse local só serve de forte evidência do local de morte dessa prima (Josefa López de Méndez) e não é uma evidência definitiva para o local de nascimento do Bellarmino.