António José de Mello da Silva César de Menezes, 9.º conde de São Lourenço

Is your surname César de Menezes?

Research the César de Menezes family

António José de Mello da Silva César de Menezes, 9.º conde de São Lourenço's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

About António José de Mello da Silva César de Menezes, 9.º conde de São Lourenço

9º conde de Sabugosa. 11º conde de São Lourenço. Bacharel formado em Direito (UC). Mordomo-mór da Casa Real. Veador da rainha D. Amélia. Par do Reino. Escritor e poeta, integrou o célebre grupo "OS Vencidos da Vida".

São Lourenço (António José de Melo Silva César e Meneses, 9.º conde de).

n. 17 de Novembro de 1794. f. 14 de Setembro de 1863.

Brigadeiro reformado; comendador da ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa; cavaleiro da de S. Tiago, sócio da Academia Real das Ciências, condecorado com as medalhas dos Pirinéus, Orthez e Toulouse, e com as de 3 campanhas da Guerra Peninsular.

Nasceu a 17 de Novembro de 1794 e faleceu a 14 de Setembro de 1863. Era filho do 8.º conde de S. Lourenço e 2.º marquês de Sabugosa, José António de Melo da Silva César e Meneses, e de sua mulher D. Leonor Maria José de Sampaio.

Alistando-se no exército em 1801, foi em breve despachado capitão e ajudante de ordens de seu pai, que fora nomeado governador e capitão general dos Açores. Voltando ao continente foi colocado no regimento da cavalaria n.º 4, com o qual tomou parte na Guerra Peninsular; escolhido depois para ajudante de campo do marechal Beresford foi promovido a major e tenente-coronel, e nessa situação permaneceu, até à retirada do seu general para Inglaterra em 1820. Sendo contrário às ideias liberais, foi deportado em 1822, mas logo depois da queda do governo constitucional foi promovido a coronel, comandando o seu antigo regimento até Agosto de 1826.

Quando o infante D. Miguel chegou a Lisboa em Fevereiro de 1828, restituiu o comando ao conde de S. Lourenço, e depois nomeou-o governador das armas do partido do Porto, onde esteve até ser encarregado da pasta da guerra. Desempenhou este cargo por largo tempo, deixando-o apenas para tomar o comando em chefe do exército miguelista desde a exoneração concedida ao visconde de Santa Marta em Fevereiro de 1833, até à chegada do general Bourmont em Julho desse mesmo ano. Terminada a guerra civil viveu afastado dos negócios políticos até falecer, havendo sido reformado no posto de brigadeiro em 1851. O conde de S. Lourenço casou duas vezes: a primeira a 18 de Agosto de 1811 com D. Teresa Maria do Resgate Correia de Sá, que faleceu a 13 de Novembro de 1832; a segunda a 11 de Abril de 1836 com D. Maria Vitoria do Resgate Correia de Sá; ambas suas primas, filhas do 5.º visconde de Asseca.

in, http://www.arqnet.pt/dicionario/saolourenco9c.html

ver também, https://www.wikiwand.com/pt/Ant%C3%B3nio_Jos%C3%A9_de_Melo_Silva_C%C3%A9sar_e_Meneses

view all 12

António José de Mello da Silva César de Menezes, 9.º conde de São Lourenço's Timeline