Is your surname Esteves Leme?

Research the Esteves Leme family

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Related Projects

Brás Esteves Leme

Also Known As: "Braz Esteves Leme"
Birthdate:
Birthplace: Sao Paulo, São Paulo, Brazil
Death: 1700 (61-69)
São Paulo, São Paulo, State of São Paulo, Brazil
Immediate Family:

Son of Brás Esteves Leme and Margarida Bicudo de Brito
Husband of Maria da Luz Correa and Maria Raposo do Rego Barbosa
Father of Salvador Correa Leme; Francisco Correa Leme; Martinho Leme; Diogo Barbosa Rego; Branca Raposo Bicudo and 6 others
Brother of Luzia Leme Bicudo; Helena do Prado da Silva; Margarida Bicudo; Antonio Bicudo Leme, o Via Sacra, fundador de Pindamonhangaba, SP and Maria de Brito Leme

Occupation: Alcaide Mor
Managed by: Private User
Last Updated:

About Brás Esteves Leme

a) Brás Esteve Leme testou em Pindamonhangaba em 17-03-1701 com codicilo de 20-04-1702, ambos abertos em 29 abril de 1702. Foi inventariado em 23-06-1702 em Taubaté. Declarou de seu primeiro casamento com Maria Raposa Barbosa a geração de nove filhos (citados em SL. 6º, 327, 3-4), e do segundo com Maria da Luz Correa a geração de cinco filhos.

AHMFGF = Arquivo Histórico Municipal Dr. Felix Guisard Filho

Taubaté, SP - 2º Ofício

Imagens disponibilizadas por: www.recordspreservation.org

Transcrição e resumo: Projeto Compartilhar.

Braz Esteves Leme ano 1701

Autos aos 23-junho-1702


Testamento: Aos 17-03-1701 eu Bras Esteves Lemme (...) faço este testamento na forma seguinte: encomenda a alma.

Testamenteiros a meus filhos Diogo Barbosa Rego, Bras Esteves Rego, Pedro de Brito Lemme e a minha mulher Maria da Luz Correa. Encomenda o sepultamento e missas.

Sou natural da vila de S. Paulo, f.l. de Bras Esteves Lemme e de Margarida Bicuda de Brito. Fui casado duas vezes; primeira vez com Maria Raposa Barbosa da qual tivemos cinco filhos machos e quatro femeas os quais todos são vivos, das quais dei estado a tres; dos machos são casados os dois mais velhos. Segunda vez sou casado com Maria da Luz Correa da qual temos tres filhas e dois filhos Salvador e Francisco, os quais todos são meus herdeiros forçados.

Declara dividas e devedores.

Declaro que tenho um bastardo por nome João Leme, o qual ?????? com titulo de meu filho, peço a meus herdeiros que como tal se azão com ele segundo seu proceder.

(...) Freguesia de N. Sra do Bom Sucesso em 17-março-1701 Bras Esteves Lemme.

Cumpra-se como nele se contem Pindamonhangaba 27-abril-1702

Cumpra-se como nele se contem Pindamonhangaba 29-abril-1702

Aos 20-abril-1702 nesta freguesia de N. Sra do Bom Sucesso eu Bras Esteves Lemme faço este Codicilio: (...) declaro que no meu testamento tenha nomeado testamenteiros algumas pessoas, é minha ultima vontade que sejam só as seguintes a saber: meu irmão Antonio Bicudo Lemme em 1º lugar, em 2º a minha mulher Maria da Luz Correa, em 3º a meu filho Pedro de Brito.

(...) pedi a meu sobrinho Antonio Cabral da Silva que escrevesse este Codicilio

Cumpra-se como nele se contem Pindamonhangaba 27-abril-1702

Cumpra-se como nele se contem Pindamonhangaba 29-abril-1702

Digo eu Gregorio Mendes de Mendonça que recebi do Dr. Cap. Pedro de Brito Lemes nove mil reis os quais era devedor o defunto Bras Esteves Lemes ao defunto meu pai Antonio Mendes de Mendonça (...). Hoje Comparaty aos 10-setembro-1702 Gregorio Mendes

Recebi do Cap. Antonio Bicudo Leme. como testamenteiro do defunto seu irmão o Alcaide Mor Bras Esteves Leme, a esmola de tres missas (...) Hoje 28-abril-1702 anos Fr. Fran.co de S. Lourenço.

Certifico eu, Fr. Serafino de Sta. Rosa que recebi de meu pai Antonio Bicudo Leme a esmola de tres missas que mandou dizer pela alma do alcaide mor Bras Esteves Leme (...)Hoje 28-abril-1702 anos Fr. Serafino de Sta. Rosa.

Maria da Luz e Brás tiveram cinco filhos (citados em SL. 6º, 327, 3-4):

1) Salvador Correa Leme, batizado em Pindamonhangaba em 19-10-1690. Casou com Maria de Faria Ribeiro, com geração de nove filhos em SL. 6º, 334

2) Francisco Correa Leme casou em 1725 em Pindamonhangaba com Mariana Bicudo Leite, filha de Paulo de Barros e de Maria Pacheco. Geração em SL. 6º, 337, 4-12.

3) Maria de Brito casou com Domingos da Silva Ferreira. Geração em SL. 6º, 337, 4-13.

4) Francisca Leme da Silva casou com Domingos de Amores, filho de Gervasio da Cunha Lobo e Maria do Prado (SL. 7º, 547, 3-4)

5) Helena da Silva foi a terceira mulher de Manoel da Cruz da Silva, natural da vila do Aveiro, filho de João Ribeiro da Silva e de s/m Izabel da Cruz. Manoel Faleceu com testamento em 26-09-1722 e foi inventariado por sua quarta mulher Margarida Buena - família “Domingos de Goes”.

Segundo o testamento e inventário, Manoel e Helena tiveram dois filhos:

========Fonte: http://www.projetocompartilhar.org/Familia/GuiomardeAlvarenga.htm

b) Segundo Pedro Taques, Braz Esteves Leme foi natural de São Paulo e morador em Pindamonhangaba, sendo ainda termo da vila de Taubaté. Foi um dos paulistas, que se fez potentado em cabedais e tratamento. Gozou respeito e igual estimação. Foi alcaide-mor por el rei D. Pedro II, e faleceu na vila de Pindamonhangaba com testamento a 27 de abril de 1702. (Cart. dos Rezid. da ouvidoria de São Paulo, maço dos testamentos, letra B, o alcaide-mor Braz Esteves Leme). Foi morador nas suas terras de Iguamiranga, que havia comprado por escritura a Maria Leme, D. viúva do capitão João do Prado Martins. Braz Esteves Leme casou 2 vezes:

a primeira com D. Maria Raposo Barbosa Rego, natural de São Paulo, filha de Diogo Barbosa Rego, faleceu em Guaratingueta a 23 de agosto de 1661 (inventario, letra D, nº 1º) e de sua mulher Branca Raposo. Em titulo de Raposo Góes, cap. 9º.

Do seu primeiro matrimonio teve 9 filhos, cinco varões e quatro femeas, porém no testamento não conta o nomes dos filhos. Descobrimos alguns que foram :

1) Diogo Barbosa Rego 

2) Braz Esteves Lemes (casou com Maria Velho)

3 Martinho Leme (casou com Guiomar Antunes).

4) Pedro de Brito (casou com Maria da Veiga)

5) Jose da Silva

6) D. Margarida Bicudo, sogra do capitão Pedro da Mota Paes, a quem deu um dote de 200 braças de terra por escritura de 16 de junho de 1707 na nota do tabelião de Taubaté, Manoel de Andrade Caldas.

E segunda vez casou Braz Esteves Leme com D. Maria da Luz Correa. Desse matrimonio teve 5 filhos:

1) Salvador Correa Leme, casou com Maria de Faria Ribeiro, natural de Pindamonhangaba, filha de Francisco Jorge Paes, natural da Ilha Grande e de sua mulher..... de Faria, muito parente do mestre de campo Sebastião Ferreira Albernaz.

2) Francisco Correa Leme, casou com Mariana Bicudo Leite

3) D. Maria de Brito, casou com Domingos da Silva Ferreira.

4)D. Francisca Leme, casou com Domingos de Amores, em titulo de Mayas.

5) ????????

informado por Jackson Bertagnoli

obs: o alcaide-mor Braz Esteves Leme e seu irmão o Capitão Antonio Bicudo Leme, cognominado o Via-Sacra, pelo amor que tinha a este santo exercício e com seus genros e f.°s foram os fundadores da vila de Pindamonhangaba, conseguiram a criação desta vila em 1705, apesar da oposição dos moradores de Taubaté a que estava subordinada.

=============================================================

Brás Esteves Leme foi um bandeirante paulista do século XVIII.

Entre 1690 e 1700 formou-se o povoado de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Pindamonhangaba, confirmada vila em 1705, e foram seus pioneiros este Brás Estêves Leme, Antônio Bicudo Leme e o Padre João de Faria Fialho.

Filho de outro Brás Esteves Leme e de Margarida Bicudo de Brito, Brás andou sertanejando na região limitrofe de Minas Gerais antes de se estabelecer em Pindamonhangaba, como seu alcaide-mor. Era casado com Maria Raposo do Rego Barbosa, depois em 1683 casou com sua prima Maria da Luz Correia. Morreu em 1700. Sua descendência e antepassados são descritos por Silva Leme na «Genealogia Paulistana», volume VI, página 327.

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Br%C3%A1s_Esteves_Leme)

view all 15

Brás Esteves Leme's Timeline

1635
1635
Sao Paulo, São Paulo, Brazil
1680
1680
Age 45
1690
October 19, 1690
Age 55
Pinda
1700
1700
Age 65
São Paulo, São Paulo, State of São Paulo, Brazil
????
????
????
????
????