Clemência Dória

Is your surname Dória?

Research the Dória family

Clemência Dória's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Clemência Dória

Birthdate:
Death: (Date and location unknown)
Immediate Family:

Daughter of Fernão Vaz da Costa and Clemenza Doria
Wife of Francisco Vaz da Costa
Mother of Fernão Vaz da Costa Dória
Sister of Nicolau; Cristóvão da Costa Dória; Gironima; Francisca de Sá; Maria and 1 other
Half sister of Luísa Dória

Managed by: Lúcia Pilla
Last Updated:

About Clemência Dória

Clemenza Doria (c. Gênova, c. 1540 — Salvador, c. 1590) foi uma nobre genovesa radicada no Brasil.

Filha natural do banqueiro genovês Aleramo Doria, que tinha negócios com a corte portuguesa ao tempo de D. João III de Portugal, e lhe financiava as explorações marítimas, Clemenza Doria foi educada com outras moças nobres, muitas das quais órfãs de pais que serviam à coroa, no Recolhimento de Nossa Senhora da Ajuda, em Lisboa. Em dezembro de 1554 a rainha D. Catarina de Portugal enviou Clemenza Doria e Catarina de Almeida ao Brasil, para que se casassem na colônia com membros da administração colonial. O enxoval de ambas soma cerca de 70 contos, uma quantia considerável, e é autorizado pessoalmente pela rainha, que o assina; as moças recebem também como dote cargos burocráticos na colônia - no caso de Clemenza Doria, o cargo de contador-geral das terras do Brasil.

Clemenza Doria casa-se no Brasil com Sebastião Ferreira, moço de câmara (um foro de fidalguia), então servindo na vereança local. Este é enviado a Portugal em meados de 1556, para relatar ao rei os conflitos entre o governador-geral D. Duarte da Costa e o bispo Sardinha, e é também morto pelos caetés. Provavelmente em começos de 1557, Clemenza Doria casa-se com Fernão Vaz da Costa, também fidalgo, filho do dr. Cristóvão da Costa, autoridade maior judicial em Portugal. Fernão Vaz morre entre 1567 e 1568; Clemenza sobrevive-lhe até 1591.

O status social de Clemenza Doria era alto, o que se depreende do fato de os documentos que lhe citam os maridos, sempre a ela se referirem, o que é pouco habitual. Sua condição de criada da rainha implicava numa proximidade imediata à corte.

Clemenza Doria tinha casas em frente ao mosteiro de São Bento em Salvador, e terras em Itaparica. De seus dois casamentos descende a família Doria da Bahia.

Mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Clemenza_Doria