Is your surname Zumbi?

Research the Zumbi family

Dandara Zumbi's Geni Profile

Records for Dandara Zumbi

76 Records

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Dandara Zumbi

Birthdate:
Death: Died
Cause of death: Suicide, not to be captured and put in bondage
Immediate Family:

Wife of Zumbi dos Palmares
Mother of Motumbo; Harmodius and Aristogeiton

Occupation: Queen, warrior
Managed by: Lúcia Pilla
Last Updated:
view all

Immediate Family

About Dandara Zumbi

Dandara foi uma das lideranças femininas negras que lutaram, junto com Zumbi dos Palmares, contra o sistema escravocrata do século XVII. Não há registro do local de seu nascimento, tampouco de sua ascendência africana. Relatos nos levam a crer que nasceu no Brasil e estabeleceu-se no Quilombo dos Palmares ainda menina.

Quando os primeiros negros se rebelaram contra a escravidão no Brasil e formaram o Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, em Alagoas, Dandara estava junto com Ganga-Zumba. Participou de todos os ataques e defesas da resistência palmarina. Na condição de líder, Dandara chegou a questionar os termos do tratado de paz assinado por Ganga-Zumba e pelo governo português. Posicionando-se contra o tratado, opôs-se a Ganga-Zumba, ao lado de Zumbi.

Sempre perseguindo o ideal de liberdade, Dandara não tinha limites quando estavam em jogo a segurança de Palmares e a eliminação do inimigo. Chegando perto da cidade do Recife, depois de vencer várias batalhas, Dandara pediu a Zumbi que tomasse a cidade. Sua posição era compartilhada por outras lideranças palmarinas. Para Dandara, a paz em troca de terras no Vale do Cacau era a destruição da República de Palmares e a volta à escravidão. Dandara foi morta, com outros palmarinos, em 6 de fevereiro de 1694, após a destruição da Cerca Real dos Macacos, que fazia parte do Quilombo dos Palmares.

(http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=1017)


Dandara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Dandara)

Dandara foi uma guerreira negra do período colonial do Brasil, esposa de Zumbi dos Palmares e mãe de seus três filhos. Suicidou-se depois de presa, em seis de fevereiro de 1694, para não voltar à condição de escrava.

Referências:

  • Damas Negras, por Reginaldo de Souza Santos
  • Entrevista: Sem grilhões, a resistência negra, entrevistadora Flávia Mattar, entrevistada Alzira Rufino
  • Aqualtune, Semana da Consciência Negra
  • Décio Freitas, Palmares - A Guerra dos Escravos, Edições Graal, 1982

THE MAROON QUEEN: DANDARA ZUMBI

Dandara lived in the 17th century, and was a Quilombolas (Maroon) and Warrior Queen wife of His Majesty Zumbi: Lord of the Palmares, in the area of Brazil. She is said to have used Her martial arts skill Capoeira in Her battles against the enemies of Her Kingdom. She bore three children for Her King. Their names were Motumbo, Harmodius and Aristogeiton. Like other rulers, She committed suicide in order to not be captured and be put into bondage. Let us never forget Her. Queen Dandara's celebrated month is November, where the Brazilian "Black Movement" or Movimiento Negro has a legacy. http://www.centralpe.com.br/2014/03/dandara-a-guerreira-dos-palmares/

From The Maroon Culture Facebook group