Dna. Maximiliana Aurélia Campelo

Is your surname Campelo (Dna.)?

Research the Campelo (Dna.) family

Dna. Maximiliana Aurélia Campelo's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Related Projects

Maximiliana Aurélia Campelo (Dna.)

Birthdate:
Birthplace: Fazenda Sinhá do Castelo, Valença do Piauí, PI, Brasil (Brazil)
Death: July 01, 1907 (84)
Fazenda Sinhá do Castelo, Valença do Piauí, PI, Brasil (Brazil)
Immediate Family:

Daughter of Vitorino Campelo and Roberta Campelo
Wife of José Anfrísio Leite da Silva
Mother of Private; Private; Private; Private and D.Hortência Leite da Silva Campelo

Occupation: Nobre
Managed by: Private User
Last Updated:
view all

Immediate Family

About Dna. Maximiliana Aurélia Campelo

Foi uma proprietária de terras e senhora da alta classe valenciana que exerceu o controle sobre as posses e vidas de sua família por quase sessenta anos. Como filha única, foi educada desde cedo para agir com prudência quanto a administração da fazenda, bem como sobre a necessidade de um casamento à altura de sua estirpe, pois era sabido que a mesma remontava a Senhores feudais e reis. Aos 25 anos tornou-se a chefe da família por morte de seu genitor, e dada a pouca atenção de seu esposo à administração, tomou o comando sobre os bens e os filhos, os quais educou com extrema rigidez de modos e caráter. Como era usual, enviou os filhos para estudarem na capital do Império, tornando-os, advogado e médico, respectivamente, enquanto que as duas filhas sobreviventes, foram dadas em casamentos de sua escolha, tendo ambas continuado a viver sob a égide materna após os seus matrimônios, bem como os seus próprios genros.
Dada a sua longevidade, ela testemunhou as diferentes fases do segundo reinado: da prosperidade econômica propiciada pela comercialização da carne bovina, à decadência originada a partir da grande seca de 1877 que devastou o Nordeste do Brasil, causando mortes de incontáveis pessoas , bem como de plantações e de animais.
Para além de um desfalque financeiro, a abolição da escravatura em 1888, representou (conforme sua percepção) uma decisão nefasta para o Império, contrariando a sua ideologia e a de seus pares que primavam de modo irredutível pela estratificação social. No ano posterior, a proclamação da república soa como mais um revés, em uma sequência de infortúnios que serão somados à morte prematura de sua amada filha Hortência, e de seus dois varões, fatos que a abalaram profundamente. Resiliente, ela encontrou na educação de seus netos uma nova perspectiva, dedicando-se com especial atenção a sua favorita: Maria Campelo, a qual manteve sempre próxima a si, e para a qual escolheu como esposo, um descendente do maior governante da História Piauiense - o Visconde da Parnaíba.
Faleceu aos 84 anos de idade, no mesmo dia da última visita de sua referida neta e de seus bisnetos; tendo sido sepultada nas terras que lhe pertenciam. Parte desses bens, seria transferida para outros, por meio comercial estabelecido por sua última filha viva, outra fração, anexada à Barbosinha, antes dos caóticos distúrbios e invasões graçantes nos anos após o seu passamento.

view all

Dna. Maximiliana Aurélia Campelo's Timeline

1823
January 9, 1823
Fazenda Sinhá do Castelo, Valença do Piauí, PI, Brasil (Brazil)
1849
May 12, 1849
Fazenda Sinhá do Castelo, Valença do Piauí, State o Piauí, Brazil
1907
July 1, 1907
Age 84
Fazenda Sinhá do Castelo, Valença do Piauí, PI, Brasil (Brazil)