

Estevão Paes Barreto – Filho segundo de Estevão Paes Barreto (2º Morgadio) e de D. Catarina de Castro de Távora. Capitãomor do Cabo de Santo Agostinho. Juiz Ordinário do Cabo de Santo Agostinho. Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Olinda. 4º Morgadio do Cabo. Casamento 01: Maria (Barreto) de Albuquerque, sua prima, filha de D. Felippe Paes Barreto e de D. Brites de Albuquerque. 01João Paes Barreto (5º Morgado do Cabo) c.c. D. Maria Maior de Albuquerque, sua prima, filha do Capitãomor José de Sá de Albuquerque; 02Felippe Paes Barreto (Capitãomor do Cabo de Santo Agostinho e Professo no Hábito de Cristo. Teve uma participação decisiva da Guerra dos Mascates, 17101711, defendendo os interesses do Recife e do Brasil)c.c. sua prima D. Margarida Barreto de Albuquerque, filha do Sargentomor Antônio Paes Barreto e de D. Margarida de Barros. C.g; 03Diogo Paes Barreto, religioso de São Felippe Nery, no Convento da Madre de Deus/Recife. Solteiro e s.g; 04Antônio Paes Barreto c.c. D. Maria da Fonseca Barbosa, filha do Padre Affonso Broa. C.g; 05Fernão Rodrigues de Castro primeiro marido de D. Brites Maria da Rocha, filha do Sargentomor João Marinho Falcão e de Maria da Rocha. C.g; 06Miguel Paes Barreto (Preso pelos holandeses quando fugia para a Bahia, quando atravessava o Rio São Francisco) c.c. D. Maria de Amorim, em Alagoas, filha de Manoel Rodrigues Calheiros. S.g; 07Francisco Barreto Corte Real, Sacerdote do Hábito de São Pedro. Faleceu soleiro. S.g. Senhor dos engenhos: Guerra/Cabo de Santo Agostinho, Pirapama (Santa Apolônia ou Ilha)/Cabo de Santo Agostinho, Santo Estevão/Cabo de Santo Agostinho, Velho ou Madre de Deus, antes Roseagipe/Cabo de Santo Agostinho.
Nobiliarquia Pernambucana de Antonio Jose Victoriano Borges da Fonseca. Coleção Mossoroense Serie C Volume 819 - 1992 - volume I pagina 127- 5o Sr do Morgado do Cabo.
19- Engenho Pirapama – sob a Invocação de Santa Apolônia - do genealogista Fábio Arruda de Lima. Estevão Paes Barreto, 4o Morgado do Cabo, Capitão-Mor, senhor dos Engenhos Pirapema e São Gonçalo da Ilhetas em Una/PE. Casado com Maria de Albuquerque e Melo, filha de Felipe Paes Barreto, senhor do Engenho Garapu, e Brites de Albuquerque. 7 filhos.
25) ENGENHO VELHO – sob a Invocação de Nossa Senhora da Anunciação Morgado: MADRE DE DEUS – Velho, Ilha, Santo Estevão e, mais tarde, Guerra Engenho Ilha – sob a Invocação de Nossa Senhora dos Prazeres - do genealogista Fábio Arruda de Lima. Manoela Luiza de Melo, natural da freguesia de Santo Antonio do Cabo, bispado de Pernambuco, filha legitima do Capitão Fernando Rodrigues de Castro, natural da mesma freguesia, e de sua mulher Brites da Rocha, natural da Freguesia de Muribeca. Neta por via paterna do Capitao-Mor Estevao Paes Barreto e de sua mulher Maria de Albuquerque, naturais e moradores na freguesia da dita freguesia de Santo Antonio do Cabo; neta por via materna do Sargento-Mor Joao Marinho Falcao, natural da freguesia de Muribeca, e de sua mulher Maria da Rocha, natural da vila de Penedo do Rio Sao Francisco, e na dita freguesia de Muribeca moradores. Estevao Paes Barreto, 4o Morgado. Senhor do Engenho das Ilhetas sob a invocação de Nossa Senhora de Guadalupe em Una/PE e do Engenho Pirapama sob a invocação de Santa Apolônia no Cabo de Santo Agostinho/PE. Casado com sua prima Maria de Albuquerque (Melo) filha de Felipe Paes barreto e de sua mulher Brites de Albuquerque.
42- Engenho Santo André - do genealogista Fábio Arruda de Lima.
1636 |
1636
|
Freguesia de Santo Antonio do Cabo, bispado de Pernambuco, Brasil (Brazil)
|
|
???? |
Freguesia de Santo Antonio do Cabo, bispado de Pernambuco, Brasil (Brazil)
|
||
???? | |||
???? | |||
???? | |||
???? | |||
???? | |||
???? | |||
???? |