Ferdinand II August Franz Anton of Saxe-Coburg-Gota-Koháry, Rei de Portugal

Sintra, Sintra, Lisbon, Portugal

Is your surname of Saxe-Coburg-Gota-Koháry?

Research the of Saxe-Coburg-Gota-Koháry family

Ferdinand II August Franz Anton of Saxe-Coburg-Gota-Koháry, Rei de Portugal's Geni Profile

Records for Ferdinand II of Saxe-Coburg-Gota-Koháry

30,479 Records

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Ferdinand II August Franz Anton of Saxe-Coburg-Gota-Koháry (Wettin, Ernestiner), Rei de Portugal

Also Known As: "Fernando Augusto Francisco António de Saxe-Coburgo-Gotha-Koháry"
Birthdate: (69)
Birthplace: Wien, Österreich
Death: Died in Lisboa, Lisboa, Portugal
Cause of death: facial cancer
Place of Burial: Lisboa, Lisboa, Portugal
Immediate Family:

Son of Ferdinand of Saxe-Coburg and Gotha and Maria Antonie Gabriele Koháry de Csábrág et Szitnya, Prinzessin von Sachsen-Coburg-Saalfeld-Koháry
Husband of Maria II de Bragança, Rainha de Portugal and Elise Friedericke Hensler, Countess d'Edla
Father of Pedro V, Rei de Portugal; Luís I, Rei de Portugal e dos Algarves; Maria von Sachsen-Coburg und Gotha de Portugal, Infana; João Maria Fernando Pedro de Bragança, Duque de Bejal; Maria Ana de Bragança and 6 others
Brother of August, Prinz von Sachsen-Coburg und Gotha; Princess Victoria of Saxe-Coburg and Gotha, Duchess of Nemours and Leopold Franz Julius von Sachsen-Coburg und Gotha, Prinz
Half brother of Princess Victoria of Saxe-Coburg and Gotha, Duchess of Nemours

Occupation: King of Portugal 1837-1853, King of Portugal and Algarves
Managed by: Private User
Last Updated:

About Ferdinand II August Franz Anton of Saxe-Coburg-Gota-Koháry, Rei de Portugal

  • Ferdinand II August Prinz von Sachsen-Coburg-Saalfeld was born on 29 October 1816 at Vienna, Austria. He was the son of Ferdinand Georg August Prinz von Sachsen-Coburg-Saalfeld and Marie Antoinette Kohary of Csabrag.1 He married, firstly, Maria da Glória de Bragança, Rainha de Portugal, daughter of Dom Pedro IV de Bragança, Rei de Portugal and Maria Leopoldine Erzherzogin von Österreich, on 9 April 1836 at Lisbon, Portugal. He married, secondly, Elise Frederica Hensler, Countess of Edla on 10 June 1869 at Lisbon, Portugal, in a morganatic marriage. He died on 15 December 1885 at age 69 at Lisbon, Portugal.
  • He gained the title of Prinz von Sachsen-Coburg-Saalfeld. As a result of his marriage, Ferdinand II August Prinz von Sachsen-Coburg-Saalfeld was styled as Rei Ferdinando II de Portugal in 1836.1

honor(s) -

  • Knight in the Order of the Knights of the Order of the Golden Fleece

Links:

https://finnholbek.dk/getperson.php?personID=I76484&tree=2

Predecessor: Maria II Successor: Pedro V


Era o primogénito do príncipe Fernando de Saxe-Coburgo-Gota, irmão do duque Ernesto I e do rei Leopoldo I dos Belgas, e de sua esposa, Maria Antónia de Koháry. Tinha três irmãos mais novos: Augusto, Vitória e Leopoldo.

O príncipe cresceu em vários lugares: nas terras de sua família na actual Eslováquia e nas cortes austríacas e germânicas.

Rei de Portugal Em 1835, tendo D. Maria II enviuvado aos 16 anos do seu primeiro marido, o princípe Augusto de Beauharnais, D. Fernando foi escolhido para novo esposo da soberana.

As negociações do casamento foram dirigidas por D. Francisco de Almeida Portugal, Conde de Lavradio, tendo o contrato matrimonial sido assinado em 1 de Dezembro de 1835, com o barão de Carlowit em representação do duque reinante de Saxe-Coburgo, e o barão de Stockmar em representação do príncipe Fernando, seu pai.

De acordo com a tradição portuguesa, enquanto marido de uma rainha reinante, D. Fernando só tomaria o título de rei após o nascimento de um herdeiro (foi este o motivo pelo qual o primeiro marido da rainha, Augusto de Beauharnais, nunca foi rei). D. Fernando foi, portanto, príncipe de Portugal até ao nascimento do futuro D. Pedro V em 1837.

A 1 de Janeiro de 1836, casa-se D. Maria II por procuração, e assina o decreto nomeando D. Fernando marechal-general do Exército, posto reservado ao próprio Rei, na sua função de Comandante Supremo do Exército. D. Fernando saiu de Coburgo, atravessou a Bélgica, e embarcou em Oostende para Lisboa, onde chegou a 8 de Abril. A cerimónia do casamento realizou-se no dia seguinte. A nomeação de D. Fernando enquanto marechal-general gerou polémica entre os liberais mas, uma vez que essa dignidade já houvera sido conferida ao príncipe D. Augusto, o governo não podia deixar de comprometer-se com a rainha.

Foi eleito, a 4 de Maio de 1836, presidente da Academia Real das Ciências.

D. Fernando II em 1852. D. Fernando II em 1852. D. Fernando evitou envolver-se no panorâmica político, preferindo dedicar-se às artes. Por ocasião da fundação da Academia de Belas-Artes de Lisboa a 25 de Outubro de 1836, D. Fernando e a rainha declaram-se seus protetores. Após uma visita ao Mosteiro da Batalha (que se encontrava abandonado, no quadro da extinção das ordens religiosas), D. Fernando passou a dedicar parte das suas preocupações à causa do proteção do património arquitetónico português edificado, tendo impulsionado cultural e financeiramente, a par do estímulo à ação desenvolvida por sociedades eruditas, projetos de restauração e manutenção respeitantes não só a Batalha, mas também ao Convento de Mafra, Convento de Cristo, em Tomar, ao Mosteiro dos Jerónimos, Sé de Lisboa, e Torre de Belém [3] . Como amante de pintura que era, colaborou com algumas gravuras de sua autoria, na Revista Contemporânea de Portugal e Brasil [4] (1859-1865).

Segundo casamento D. Fernando II e Elise Hensler. D. Fernando II e Elise Hensler. Em 1869, Fernando casou-se pela segunda vez, morganaticamente, com Elise Hensler, feita Condessa d'Edla, que era uma cantora de ópera e mãe solteira, a quem deixaria como herança o Palácio da Pena, cuja construção foi da sua inteira responsabilidade e entregue ao engenheiro alemão Wilhelm Ludwig von Eschwege.

Tronos grego e espanhol Em 1862, houve uma revolta na Grécia contra o rei Oto I e ofereceu-se o trono grego a Fernando II, mas este recusou.

Em 1868, uma revolução expulsou a rainha Isabel II da Espanha e a sua família, e o governo provisório espanhol, não desejando estabelecer uma república, ofereceu a coroa a D. Fernando II, então com quarenta e nove anos. D. Fernado também rejeitou esta proposta.

Morte O seu corpo jaz ao lado de D. Maria II, sua primeira esposa, no Panteão Real da Dinastia de Bragança, no Mosteiro de São Vicente de Fora, em Lisboa.

http://www.wikiwand.com/pt/Fernando_II_de_Portugal

view all 22

Ferdinand II August Franz Anton of Saxe-Coburg-Gota-Koháry, Rei de Portugal's Timeline

1816
October 29, 1816
Wien, Österreich
October 29, 1816
- January 1, 1836
Coburg, Upper Franconia, Bavaria, Germany
December 28, 1816
Wien, Österreich
1836
January 1, 1836
- September 16, 1837
Age 19
Lisbon, Lisbon, Portugal
1837
September 16, 1837
Age 20
Lisboa, Portugal
September 16, 1837
- November 15, 1853
Age 20
Portalegre, Portalegre, Carithana
September 16, 1837
- November 15, 1853
Age 20
Lisbon, Lisbon, Portugal
1838
October 31, 1838
Age 22
Lisbon, Portugal
1840
October 4, 1840
Age 23
Lisboa, Portugal