Viscondessa de Jequitinhonha Francisca Maria de Jesus Leite, viscondessa de Jequitinhonha

Is your surname Leite?

Research the Leite family

Viscondessa de Jequitinhonha Francisca Maria de Jesus Leite, viscondessa de Jequitinhonha's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Related Projects

Viscondessa de Jequitinhonha Francisca Maria de Jesus Leite, viscondessa de Jequitinhonha

Portuguese: Viscondessa de Jequitinhonha Francisca Maria Leite (de Jesus) viscondessa de Jequitinhonha
Also Known As: "Viscondessa de Jequitinhonha"
Birthdate: (68)
Birthplace: Ubatuba, São Paulo, Brazil
Death: Died in Niterói, Rio de Janeiro, Brazil
Immediate Family:

Daughter of Francisco Manuel de Jesus and Maria Leonor de Jesus
Wife of Marcolino Antônio Antonio Leite and Francisco Jê Acaiaba de Montezuma, visconde de Jequitinhonha
Mother of Angélica Maria de Jesus Leite; Pedro José Leite; Antonio Marcolino Leite; Guilhermina Maria de Jesus Leite Machado and José Marcolino Leite

Managed by: Carla Assenheimer (C)
Last Updated:

About Viscondessa de Jequitinhonha Francisca Maria de Jesus Leite, viscondessa de Jequitinhonha

Francisca Maria de Jesus (Ubatuba, 1792 —- Niterói, 19 de fevereiro de 1860) foi a viscondessa consorte de Jequitinhonha.

Biografia

Francisca Maria de Jesus, filha de Francisco Manuel e de Maria Leonor, nasceu em 1792, na freguesia da Exaltação da Santa Cruz (Ubatuba), bispado de São Paulo.

Casou-se em primeiras núpcias com o negociante grossista e político fluminense Marcolino Antônio Leite, falecido nos anos 1830, de quem gerou 5 filhos: Pedro José Leite, Antônio Marcolino Leite, Guilhermina Leite, Angélica Maria de Jesus e José Marcolino Leite.

Por força da viuvez, Francisca foi herdeira de uma das maiores fortunas inventariadas na província do Rio de Janeiro do século XIX. O referido Marcolino Leite deixou-lhe uma fortuna inventariada por 39 mil de libras inglesas, ao câmbio de 1839.

Em segundas núpcias, casou-se em 4 de junho de 1842, na Chácara de João Ribeiro, no bairro do Rio Comprido, no Rio de Janeiro, com Francisco Gê Acaiaba de Montezuma.4 Em 1854 o casal foi agraciado com o título de Viscondes de Jequitinhonha.

Descendentes

Da Viscondessa de Jequitinhonha, registram-se como descendentes, a professora Venina Corrêa Torres 6 7 , e o deputado fluminense Joaquim Murillo Maldonado.

Fonte: WP

àcerca (Português)

Francisca Maria de Jesus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Viscondessa de Jequitinhonha Francisca Maria de Jesus

Brasão do Viscondado de Jequitinhonha

Nascimento

1792 Ubatuba, São Paulo, Brasil

Morte

19 de fevereiro de 1860 (68 anos) Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Nacionalidade

Brasil Brasileira

Principais interesses

política, literatura

Francisca Maria de Jesus (Ubatuba, 1792 —- Niterói, 19 de fevereiro de 1860) foi a viscondessa consorte de Jequitinhonha.


Índice

 [esconder] 

1 Biografia 2 Descendentes 3 Referências 4 Ligações externas 5 Bibliografia

Biografia[editar

editar código-fonte]

Francisca Maria de Jesus, filha de Francisco Manuel e de Maria Leonor, nasceu em 1792, na freguesia da Exaltação da Santa Cruz (Ubatuba), bispado de São Paulo. Casou-se em primeiras núpcias com o negociante grossista e político fluminense Marcolino Antônio Leite, falecido nos anos 1830, de quem gerou 5 filhos: Pedro José Leite, Antônio Marcolino Leite, Guilhermina Leite, Angélica Maria de Jesus e José Marcolino Leite.[1] Por força da viuvez, Francisca foi herdeira de uma das maiores fortunas inventariadas na província do Rio de Janeiro do século XIX. O referido Marcolino Leite deixou-lhe uma fortuna inventariada por 39 mil de libras inglesas, ao câmbio de 1839.[2][3] Em segundas núpcias, casou-se em 4 de junho de 1842, na Chácara de João Ribeiro, no bairro do Rio Comprido, no Rio de Janeiro, com Francisco Gê Acaiaba de Montezuma.[4] Em 1854 o casal foi agraciado com o título de Viscondes de Jequitinhonha.[5] Descendentes[editar

editar código-fonte]

Da Viscondessa de Jequitinhonha, registram-se como descendentes, a professora Venina Corrêa Torres [6][7] , e o deputado fluminense Joaquim Murillo Maldonado.[1] Referências

↑ Ir para:a b Registros públicos. Ir para cima↑ Campos em Disputa, história agrária e companhia, pg. 81 Ir para cima↑ Princesa do Oeste e o mioto da decadência de Minas Gerais, pg.84 Ir para cima↑ Almanak Mercantil Adm. Ind. da Corte e Província do Rio de Janeiro, 1852. Ir para cima↑ Colégio Brasileiro de Genealogia. Ir para cima↑ Escola Municipal Venina Corrêa Torres - Belfod Roxo, Rio de Janeiro, RJ Ir para cima↑ Colégio Estadual Venina Corrêa Torres - Nova Iguaçu, RJ

view all

Viscondessa de Jequitinhonha Francisca Maria de Jesus Leite, viscondessa de Jequitinhonha's Timeline

1792
January 1, 1792
Ubatuba, São Paulo, Brazil
1813
June 6, 1813
Age 21
Brazil
1860
February 19, 1860
Age 68
Niterói, Rio de Janeiro, Brazil
????
Brazil
????
Brazil
????
Brazil
????
Brazil