Francisco António de Sousa Queirós, barão de Sousa Queirós

Is your surname de Sousa Queirós?

Research the de Sousa Queirós family

Francisco António de Sousa Queirós, barão de Sousa Queirós's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Francisco António de Sousa Queirós, barão de Sousa Queirós

Also Known As: "Barão de Souza Queiroz"
Birthdate:
Birthplace: Sao Paulo, São Paulo, Brazil
Death: Died in Sao Paulo, São Paulo, Brazil
Place of Burial: São Paulo, State of São Paulo, Brazil
Immediate Family:

Son of Luís António de Sousa Queirós and Genebra de Barros Leite
Husband of Antónia Eufrosina Campos Vergueiro de Campos Vergueiro
Father of Francisco Antônio de Sousa Queiroz, Filho; Nicolau de Sousa Queirós; Maria Angélica de Sousa Queirós; Frederico de Sousa Queiroz; Carlos de Sousa Queiroz and 5 others
Brother of Francisca Miquelina de Sousa Queirós; Ilídia Mafalda de Sousa Queirós, Marquesa de Valença; Luis Antonio de Sousa Barros; Vicente de Sousa Queiroz, 1º barão de Limeira and Maria Inocência Souza Queiroz

Occupation: Barão de souza Queiróz
Managed by: Carla Assenheimer (C)
Last Updated:

About Francisco António de Sousa Queirós, barão de Sousa Queirós

Francisco Antônio de Sousa Queiroz, primeiro e único Barão de Sousa Queiroz, nascei em São Paulo no dia 8 de dezembro de 1807² e faleceu na mesma cidade, no dia 4 de julho de 1891, foi proprietário rural e político, exercendo os cargos de vereador, deputado provincial, deputado geral, presidente interino da Província de São Paulo e senador do Império do Brasil de 1848 a 1889, foi uma das lideranças do Partido Liberal e presidente da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

Era filho de Luís Antonio de Souza Queiroz, nosso conhecido Brigadeiro Luís Antonio e de Genebra de Barros Leite (irmã do Barão de Itu e do Barão de Piracicaba). Seus irmãos também tiveram título nobiliárquicos, sendo a Marquesa de Valença (Ilídia Mafalda de Sousa Queiroz) e o Barão da Limeira (Vicente de Souza Queiroz).

Aos 13 anos partiu para Portugal à estudar em Coimbra; pouco depois de ter iniciado os cursos, recebeu a notícia do falecimento de seu pai e regressou ao Brasil, afim de tomar a direção das importantes propriedades agrícolas fundadas da família. Essas propriedades, sob a inteligente administração do barão, muito contribuíram para o progresso agrícola de São Paulo.

Casou com Antônia Eufrosina Vergueiro (depois, Antônia Vergueiro de Souza Queiroz) em 14 de julho de 1833, filha do Conselheiro Senador Nicolau Pereira de Campos Vergueiro e de Maria Angélica de Vasconcellos com quem teve 13 filhos, alguns deles listamos aqui:

Francisco Antonio de Sousa Queiroz, que se casou com Francisca Miguelina; Maria Angélica de Sousa Queiroz, que se casou com Francisco de Aguiar Barros ( do ramo da família Barros de Itu). e dá nome à avenida Angélica, na zona central de São Paulo; Frederico de Sousa Queiroz, que se casou com Augusta de Sousa Fleury; Carlos de Sousa Queiroz, que se casou com Maria Flora de Andrada e Silva. Nicolau de Sousa Queiroz, que se casou com Isabel Dabney de Avelar Brotero.

O titulo de barão com grandeza foi concedido em 14 de outubro de 1874. As armas do Barão de Sousa Queirós, são uma combinação das armas das famílias Sousa do Prado, Macedo, Teixeira e Queiroz.

Além dos cargos citados acima, também era Tenente-Coronel da Guarda Nacional, membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro em 1845 e também do IHGB de São Paulo.

Em 1840 recebeu a Ordem de Cristo, em 1867 recebeu a Imperial Ordem da Rosa e em 14/10/1874 tornou-se Barão de Souza Queiroz. Foi diretor e Fundador da Cia. Paulista de Estrada de Ferro. Seguiu os passos do sogro e começou a introduzir colonos livres em suas fazendas contratados no exterior. Fundou em 1871 a Associação Auxiliadora da Colonização e Imigração que se diferenciava por não apenas trazer imigrantes com "braços fortes" para o trabalho e sim toda a sua família mesmos os idosos e crianças. Com isso facilitaria a fixação do imigrante na terra reduzindo a saudades da família e da terra natal. Fundou também o Instituto Ana Rosa para atender aos meninos desamparados de São Paulo, fundação essa gerida pela família, até os dias de hoje.

Observações: ¹ Quanto a grafia: em grande parte dos sites pesquisados, a grafia do nome está como Queirós (não sei dizer o porque), porém, optei por manter a grafia “original” que consta em seu sepulcro Queiroz; ² Nos sites mencionados nas fontes, consta como ano de nascimento, o ano de 1806, porém, como pudemos observar nas fotos de seu jazigo, o ano consta como 1807.

Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Ant%C3%B4nio_de_Sousa_Queir%C3%B3s https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_Ant%C3%B3nio_de_Sousa_Queir%C3%B3s Francisco António de Sousa Queirós, barão de Sousa Queirós https://artetumularhistoria.wordpress.com/2016/04/29/barao-de-souza-queiroz/

view all 14

Francisco António de Sousa Queirós, barão de Sousa Queirós's Timeline

1806
December 8, 1806
Sao Paulo, São Paulo, Brazil
1834
July 22, 1834
Age 27
Sao Paulo, São Paulo, Brazil
1840
May 12, 1840
Age 33
São Paulo, São Paulo, Brazil
1842
March 4, 1842
Age 35
Rio Claro, Rio Claro, São Paulo, Brazil
1846
December 27, 1846
Age 40
1855
November 15, 1855
Age 48
São Paulo, São Paulo, Brazil
1891
July 4, 1891
Age 84
Sao Paulo, São Paulo, Brazil
????
????
????