Francisco de Almeida, 1° vice-rei da Índia

Is your surname de Almeida?

Research the de Almeida family

Francisco de Almeida, 1° vice-rei da Índia's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Dom Francisco de Almeida, 1º vice-rei da Índia

Birthdate:
Birthplace: Lisbon, Lisbon, Portugal
Death: March 01, 1510 (55-64)
Table Bay, Cape Town, Cape Town, Western Cape, South Africa (Died in a battle with the Khoikhoi tribe)
Place of Burial: Cape Town, Cape Town, Western Cape, South Africa
Immediate Family:

Son of Lopo de Almeida, 1º conde de Abrantes; João de Vasconcelos, senhor de Mafra; Brites da Silva and Catarina de Noronha
Husband of Ana da Costa; NN and Brites Pereira
Father of Leonor de Almeida; Susana de Almeida and Lourenço de Almeida
Brother of Afonso de Vasconcelos e Meneses; Isabel da Silva; João de Almeida, 2º conde de Abrantes; Diogo Fernandes de Almeida, prior do Crato; Branca de Almeida and 3 others
Half brother of D. Briolanja de Almeida; D. António de Almeida and D. Brites de Almeida

Managed by: Private User
Last Updated:

About Francisco de Almeida, 1° vice-rei da Índia

Almirante de Portugal, 1º Virrey de la India, descubridor de Ceilán y muchas islas.

Militar e explorador português nascido em Lisboa. 1.º primeiro vice-rei da Índia portuguesa, assegurando o domínio luso no Oceano Índico.

Herói das guerras contra os mouros, foi nomeado vice-rei dos recém-conquistados territórios na Índia (1505), com a sede de governo em Cochim. Com uma poderosa frota de 21 navios, dobrou o cabo da Boa Esperança e, subindo a costa oriental da África, capturou Kilwa, hoje Kilwa Kisiwani, perto da Tanzânia, onde construiu um forte, e a seguir destruiu Mombaça, antes de chegar à Índia, à sede de seu governo, em Cochim.

Para tornar Portugal a potência máxima no oriente e monopolizar o comércio de especiarias, construiu uma série de fortes e portos e assinou um tratado comercial com Malaca, hoje Melaka, na Malásia.

Enfrentou os árabes e seus aliados, os egípcios, desafetos da liderança portuguesa, incendiou e saqueou seus portos, derrotando-lhes a esquadra na costa de Diu (1509).

Substituído contra a vontade no cargo (1509) por D. Francisco de Almeida, depois de algumas escaramuças foi obrigado a reconhecer a autoridade de Albuquerque. Um mês depois de entregar o cargo, em dezembro daquele ano, partiu para Portugal, porém morreu na viagem de volta, numa briga contra os hotentotes, na Baia do Saldanha, perto do cabo da Boa Esperança.

Figura copiada do site LES NAVIGATEURS DE LA RENAISSANCE: http://www.renaissance-amboise.com/dossier_renaissance/

Mujica, Nobleza Colonial

virrey desde 1505 a 1509


Virrey de las Indias Orientales de Portugal

Wikipédia, a enciclopédia livre: AF, AZ, CA, DE, EN, ES, FR, IT, JA, KO, ML, NL, NO, PL, PT, RU, SL, SV, TR, UK

D. Francisco de Almeida (Lisboa, c. 1450 — Baía de Saldanha, 1 de março de 1510) foi um militar português e um explorador, homem de guerra e organizador notável, com vitórias e excelentes actos de administração. Primeiro vice-rei da Índia (1505-1509), nasceu em Lisboa por volta de 1450, filho dos primeiros condes de Abrantes, D. Lopo de Almeida e de sua mulher D. Beatriz da Silva.

----------------------------------------------------------------------------------------------

http://en.wikipedia.org/wiki/Francisco_de_Almeida

Dom Francisco de Almeida (Portuguese pronunciation: [f%C9%BE%C9%90%CC%83%CB%88si%CA%83ku dɨ aɫˈmɐjðɐ]), also known as "the Great Dom Francisco" (born ca. 1450 at Lisbon; died March 1, 1510 at Table Bay, Cape of Good Hope), was a Portuguese nobleman, soldier and explorer. He distinguished himself as a counsellor to King John II of Portugal and later in the wars against the Moors and in the conquest of Granada in 1492. In 1503 he was appointed as the first governor and viceroy of the Portuguese State of India (Estado da Índia). Almeida is credited with establishing Portuguese hegemony in the Indian Ocean, with his victory at the naval Battle of Diu in 1509. Before Almeida could return to Portugal, he lost his life in 1510. His son Lourenço de Almeida too was killed in the Battle of Chaul in 1508.


Elogio do exc.mo e rever.mo senhor D. Francisco de Almeida Mascarenhas https://archive.org/details/elogiodoexcmoere00frei

Principal da Santa Igreja de Lisboa. Do Conselho de Estado.

…[%E2%80%A6Elogios funebres de D Francisco de Almeida Mascarenhas Panegyrico do Eminentijsimo Cardeal Patriarca D Thoma de Almeida Elogio funebre do Marque de Valenca…]

Bibliotheca Lusitana, Volume 4 Por Diôgo Barbosa Machado

Não confundir com Francisco de Almeida Mascarenhas, Capitão de infantaria no Brasil

view all

Francisco de Almeida, 1° vice-rei da Índia's Timeline

1450
1450
1450
Lisbon, Lisbon, Portugal
1470
1470
1510
March 1, 1510
Age 60
Cape Town, Cape Town, Western Cape, South Africa
March 1, 1510
Age 60
Cape Town, Cape Town, Western Cape, South Africa
????