Frederico de Barros Brotero

Is your surname de Barros Brotero?

Research the de Barros Brotero family

Frederico de Barros Brotero's Geni Profile

Records for Frederico de Barros Brotero

240 Records

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Related Projects

Frederico de Barros Brotero

Birthdate: (85)
Birthplace: Itu, Itu, São Paulo, Brazil
Death: September 22, 1962 (85)
São Paulo, São Paulo, State of São Paulo, Brazil
Immediate Family:

Son of Frederico Dabney de Avelar Brotero and Gertrudes Cândida de Barros
Husband of Silvia Monteiro de Barros
Father of Frederico António de Barros Brotero; Geraldo de Barros Brotero; Ana Francisca de Barros Brotero Lefèvre (Nicota) and Maria de Lourdes de Barros Brotero
Brother of José de Barros Brotero; João de Barros Brotero; Ana de Barros Brotero; Olivia Dabney de Avelar Brotero and Antonio de Barros Brotero

Occupation: Cafeicultor, comerciante, historiador, genealogista, professor e advogado
Managed by: Carla Assenheimer (C)
Last Updated:

About Frederico de Barros Brotero

Frederico de Barros Brotero (Itu, 17 de janeiro de 1877 — São Paulo, 22 de setembro de 1962) foi um cafeicultor, comerciante, historiador, genealogista, professor e advogado brasileiro.

Biografia

Filho do desembargador Frederico Dabney de Avelar Brotero e de Gertrudes Cândida de Barros, é considerado um dos grandes genealogistas de São Paulo e fonte abundante de muitas árvores genealógicas. Bacharel em Direito, diplomado a 8 de dezembro de 1896, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, foi promotor público da Comarca de Tietê, deputado estadual, na legislatura de 1904-1906, membro do Conselho Administrativo da Caixa Econômica Federal, em 1931, e membro do Conselho Fiscal do Banco Comercial do Estado de São Paulo.

Latifundiário, foi produtor de café em Taquaritinga e em Penápolis, tendo sido grande comerciante de café na extinta firma Whitaker, Brotero & Cia.

Autor de inúmeros trabalhos genealógicos, de grande importância para São Paulo e para o Brasil, hoje, muitos deles, considerados obras raras para os bibliófilos da genealogia. Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, do qual foi eleito 2° vice-presidente e três vezes reeleito; sócio do Instituto Heráldico Genealógico e presidente do Grande Conselho; sócio correspondente dos Institutos Históricos de Minas Gerais, de Sergipe, de Campinas, do Rio Grande do Sul. Pertenceu também ao Instituto Argentino de Ciências Genealógicas e à Sociedade de Estudos Históricos de La Paz, Bolívia; e foi Sócio Correspondente do Colégio Brasileiro de Genealogia, no Rio de Janeiro.

Casou-se com Sílvia Monteiro de Barros, neta do Barão de Antonina, João da Silva Machado, com quem teve quatro filhos: Frederico Antônio, Geraldo, Ana Francisca e Maria de Lourdes.

Fonte: WP

view all

Frederico de Barros Brotero's Timeline

1877
January 7, 1877
Itu, Itu, São Paulo, Brazil
1905
April 12, 1905
Age 28
1909
February 8, 1909
Age 32
São Paulo, SP, Brazil
1962
September 22, 1962
Age 85
São Paulo, São Paulo, State of São Paulo, Brazil
????
????