Giuzeppe Vivacqua, o Velho

Is your surname Vivacqua?

Research the Vivacqua family

Giuzeppe Vivacqua, o Velho's Geni Profile

Records for Giuzeppe Vivacqua

4,072 Records

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Giuzeppe Vivacqua, o Velho

Also Known As: "José Vivacqua"
Birthdate:
Birthplace: Castelluccio Superiore, Basilicata, Italy
Death: Died in State of Espírito Santo, Brazil
Immediate Family:

Husband of Margarida Miglione Vivacqua
Father of Egídio Vivacqua; Philomena Vivacqua; Domingos Vivacqua; Maria Arcângela Vivacqua; Manoel Vivacqua and 5 others

Managed by: angela vieira
Last Updated:

About Giuzeppe Vivacqua, o Velho

José Vivacqua, o velho, natural de Castellucio Superiori, chegou ao Brasil em 1873, e tendo contraído a febre amarela, permaneceu no Rio de Janeiro até 1878, quando se transferiu para o arraial do Espírito Santo do Rio Pardo, hoje Moniz Freire, sede do município do mesmo nome. Aí, ficou sete anos. Depois, foi buscar a família: Dª Margarida Miglione Vivacqua, sua esposa, e os filhos: Egidio, Brás, José e Filomena. Antonio ficou na Itália; veio depois. Em Moniz Freire, nasceram Manoel, Mariarcangela, Pedro e Maria.

Trabalhadores e decididos, prosperaram, à custa de sacrifícios. Domingos veio, em 1876. Com o seu cajado e sua coragem, dominou os desordeiros que infestavam a região. Impôs a ordem. Era filho do primeiro matrimônio de José Vivacqua.

Aos poucos, a família foi-se transferindo para Castelo, que se tornou o centro dos seus negócios. Espalhou-se, ainda, em Cachoeiro do Itapemirim, Vitória, Rio de Janeiro, Belo Horizonte.

José Vivacqua muito se distingiu no comércio de café. Participou, com o Conde Siciliano, dos trabalhos relativos à primeira valorização oficial do café.

Deixou descendentes ilustres, dentre os quais o Dr. Atílio Vivacqua, filho de Antonio, casado com Dª Etelvina Monteiro Vivacqua. Atílio Vivacqua foi Senador e muito honrou o Espírito Santo, na política e na Jurisprudência. Seu irmão, Antonio, atualmente professor da Universidade Federal de Brasília, é inventor de inúmeras soluções interessantes para vários problemas, conforme citações em revistas técnicas americanas, francesas, alemãs etc.

(http://www.portalitalia.com.br/historia/es/alegre.asp)

view all 13

Giuzeppe Vivacqua, o Velho's Timeline

1869
1869
Castelluccio Superiore, Province of Potenza, Basilicata, Italy
1875
1875
Province of Potenza, Basilicata, Italy
????
????
????
????
Castelluccio Superiore, Province of Potenza, Basilicata, Italy
????
????
????
????