How are you related to Isabel Lopes?

Connect to the World Family Tree to find out

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Isabel Lopes

Birthdate:
Birthplace: Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores, Portugal
Death: May 01, 1608 (60-69)
Santa Cruz, Praia da Vitória, Ilha Terceira, Açores, Portugal
Immediate Family:

Daughter of João Lopes, o velho and Filipa Fernandes
Wife of Antonio Nunes de Fagundes
Mother of Grácia Nunes de Antona; Simão Gonçalves de Ávila, o ruivo, mercador; António Lopes; João Lopes de Ávila, lavrador; Filipa, neta II and 3 others
Sister of Bartolomeu Lopes d' Aguada; João Lopes, o moço; Domingas Lopes and Filipa Fernandes, filha

Managed by: Private User
Last Updated:

About Isabel Lopes

A genealogia da família de Antonio Nunes Fagundes e de sua esposa Isabel Lopes consta no livro Genealogias da Ilha Terceira, de Mendes e Forjaz (2007) [1], e no manuscrito genealógico Fênix Angrense, escrito por Padre Maldonado [2]. Nas referidas obras, constam os nomes de Francisco Gonçalves e de Maria Álvares do Juncal como sendo os pais de António Nunes Fagundes, e o nome de João Lopes como sendo o pai de Isabel Lopes. Pe. Maldonado atribui a João Lopes a alcunha de "o Velho".

Através de uma análise nas duas referidas obras [1, 2] e nos registros de batismo, matrimônio e óbito de Praia da Vitória, Ilha Terceira [3], é possível verificar que o casal teve ao menos 8 filhos: 1. Grácia Nunes de Antonia b.1560; 2. Simão Gonçalves de Ávila, o Ruivo; 3. António Lopes; 4. João Lopes (neto); 5. Filipa b.1569; 6. Margarida Nunes; 7. Manuel Lopes b.1574; 8. Maria b.1576 [4].

Como a filha deles Grácia Nunes de Antona foi batizada em novembro de 1560 na igreja matriz de Santa Cruz em Praia da Vitória, Ilha Terceira [5], pode-se supor que o casal António e Isabel tenha se casado por volta de 1559 ou até antes disso.

Mendes e Forjaz [1] colocam Manuel Lopes de Antona e Grácia Nunes de Antona como filhos da irmã de António Nunes Fagundes, a Inês Francisca de Antona. Contudo, ao que parece pode ter sido um equívoco de digitação dos autores porque os nomes de Grácia e de seu marido se repetem, sendo citados na página 278 com Grácia aparecendo como filha de António, e na página 279 com Grácia aparecendo como filha de Inês. A filiação de Grácia e de Manuel pode ser comprovada pelos registros de batismo dos dois irmãos e do registro de casamento de Manuel. Pelos registros, constam como pais deles o António Nunes e a Isabel Lopes [3].

António Nunes, morador nas Pedreiras, Praia da Vitória, faleceu em 21 de fevereiro de 1592. O registro de óbito dele pode ser acessado online em (CCA): http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/TER-PV-SANTACR... [6].

Isabel Lopes, mulher que foi de António Nunes, faleceu de morte súbita em 1º de maio de 1608 em Praia da Vitória, Ilha Terceira, e foi sepultada na igreja matriz de Santa Cruz. No registro de óbito, consta que ela não fez testamento. O registro de óbito dela pode ser acessado em (CCA): http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/TER-PV-SANTACR... [7].

No livro "Famílias da Ilha Terceira, Vol. VI, de Philippe Garnier, de 2016, pg 14" consta a seguinte transcrição, que pode ser usada como fonte para que Grácia Nunes, mulher de Gonçalo Martins, seja dada como filha de Manuel Lopes (filho de António Nunes e Isabel Lopes) e de Francisca Manoel: "<<... [06-03-1669] ... Dizer Amaro fernandes morador na villa da Praya que elle estava cazado, e recebido en face de igreja com francisca de Avila a quoal era filha legittima de Gonsalo Martins, e de sua legittima molher Gracia Nunes, a quoal Gracia Nunes disse ser netta de Antonio Nunes de Avila, que era filho de francsco Gonsalves do juncal irmao inteiro de Catherina Annes de Nossa Senhora da Graça a quoal fizera seo testamento...>>" (Famílias da Ilha Terceira, Vol. VI, de Philippe Garnier, de 2016, pg 14) [8].

Fontes:

[1]. Mendes, António Ornelas; Forjaz, Jorge; Genealogias da Ilha Terceira, Vol. 1., Título Antonas, §5°, N 4. DisLivro Histórica: Lisboa, 2007.

[2]. Página 301 do manuscrito Fênix Angrense, escrito por Padre Maldonado. A referida página pode ser acessada em (CCA): http://www.culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/FENIXANGRE...

[3]. Registros de batismo, matrimônio e óbito de Praia da Vitória, Ilha Terceira, Centro de Conhecimento dos Açores (CCA).

[4]. Registro de batismo de Maria, filha de António Nunes e Isabel Lopes, realizado em 8 de dezembro de 1576, na igreja matriz de Santa Cruz, Praia da Vitória, Ilha Terceira. O registro de batismo pode ser acessado em (CCA): http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/TER-PV-SANTACR...

[5]. Registro de batismo de Grácia, filha de António Nunes e Isabel Lopes, realizado em novembro de 1560, na igreja matriz de Santa Cruz, Praia da Vitória, Ilha Terceira. O registro de batismo pode ser acessado em (CCA): http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/TER-PV-SANTACR...

[6] Registro de óbito de António Nunes em 21.2.1592 na freguesia de Santa Cruz, Praia da Vitória, Ilha Terceira. O registro está disponível em (CCA): http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/TER-PV-SANTACR...

[7] Registro de óbito de Isabel Lopes em 1.5.1608 na freguesia de Santa Cruz, Praia da Vitória, Ilha Terceira. O registro está disponível em (CCA): http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/TER-PV-SANTACR...

[8]. Famílias da Ilha Terceira, Vol. VI, de Philippe Garnier, de 2016, pg 14.

view all 11

Isabel Lopes's Timeline

1543
1543
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores, Portugal
1560
1560
Praia Da Vitória, Terceira, Azores, Portugal
1563
1563
Praia Da Vitória, Terceira, Azores, Portugal
1564
1564
Praia Da Vitória, Terceira, Azores, Portugal
1568
1568
Praia Da Vitória, Terceira, Azores, Portugal
1569
1569
Praia Da Vitória, Terceira, Azores, Portugal
1573
1573
Praia Da Vitória, Terceira, Azores, Portugal
1574
1574
Praia Da Vitória, Terceira, Azores, Portugal
1576
1576
Praia Da Vitória, Terceira, Azores, Portugal