Jô Soares

public profile

Is your surname Soares?

Research the Soares family

Jô Soares's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

José Eugênio Soares

Birthdate:
Birthplace: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Immediate Family:

Son of Orlando Heitor Soares and Mercedes Leal
Ex-husband of <private> Austregésilo; Sylvia Bandeira and <private> Junqueira Pedras
Father of Rafael Soares

Managed by: Lúcia Pilla
Last Updated:
view all

Immediate Family

About Jô Soares

José Eugênio Soares, mais conhecido como Jô Soares ou simplesmente Jô (Rio de Janeiro, 16 de janeiro de 1938), é um humorista, apresentador de televisão, escritor, dramaturgo, diretor teatral, ator, músico e pintor brasileiro. Apresentou de 2000 a 2016 o Programa do Jô na Globo.

Filho do empresário paraibano Orlando Soares e da dona de casa Mercedes Leal, Jô queria ser diplomata quando criança. Estudou no Colégio São Bento do Rio de Janeiro e em Lausanne na Suíça, no Lycée Jaccard, com este objetivo. Porém, percebeu que o senso de humor apurado e a criatividade inata o apontavam para outra direção.

Dono de um talento versátil, além de atuar, dirigir, escrever roteiros, livros e peças de teatro, Jô Soares também é apreciador de jazz e chegou a apresentar um programa de rádio na extinta Jornal do Brasil AM, no Rio de Janeiro, além de uma experiência na também extinta Antena 1 Rio de Janeiro.

Entre 1959 e 1979, Jô Soares foi casado com a atriz Teresa Austregésilo, com quem teve um filho: Rafael Soares (1964-2014), que era autista.[4] Entre 1980 a 1983, foi casado com atriz Sílvia Bandeira, doze anos mais nova. Em 1984 começou a namorar a atriz Claudia Raia, romance que durou dois anos.[5] Já namorou a atriz Mika Lins e em 1987, casou-se com a designer gráfica Flávia Junqueira Pedras Soares, de quem se separou em 1998.

O apresentador admitiu sofrer de TOC. Em sua casa os quadros, precisam estar tombados levemente para a direita.

Jô é sobrinho de Togo Renan Soares, conhecido como "Kanela", ex-treinador da seleção brasileira de basquetebol. No dia 1 de outubro de 2012, levou ao ar um programa especial que reprisou uma entrevista com Lolita Rodrigues e Nair Bello em homenagem à apresentadora Hebe Camargo, com quem declarou ter vivido intensas alegrias.

O apresentador fala, com diferentes níveis de fluência, cinco idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol, além de bons conhecimentos de alemão. Traduziu um álbum de histórias em quadrinhos de Barbarella, criação do francês Jean-Claude Forest.

Jô Soares é católico, sendo devoto de Santa Rita de Cássia.

No dia 25 de julho de 2014, Jô Soares foi internado no Hospital Sírio-Libanês, para tratar de uma pneumonia, permanecendo no hospital por 22 dias.

No dia 31 de outubro de 2014, morreu seu único filho, Rafael Soares, no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio de Janeiro. No dia 3 de novembro, Jô dedicou o programa ao seu filho, em que fez um discurso contando um pouco da história dele.

No dia 4 de agosto de 2016, foi eleito para a Academia Paulista de Letras, assumindo a cadeira 33, que pertenceu ao escritor Francisco Martins.

Fonte: WP

view all

Jô Soares's Timeline

1938
January 16, 1938
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
1964
1964
Age 25