Jean Fontenelle

public profile

Is your surname Fontaneilles?

Research the Fontaneilles family

Jean Fontenelle's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Jean Pierre Fontaneilles

Birthdate:
Birthplace: Millau, Aveyron, Languedoc-Roussillon-Midi-Pyrénées, France
Death: Died in Ceará, Brazil
Immediate Family:

Son of Jean Pierre Fontaneilles and Suzanne Molinier
Husband of Ana Correia da Luz and Umbelina Maria de Jesus
Father of Ângela Maria Fontenelle; Victória Fontenelle; Felipe Benício Fontenelle; Rosa Maria Fontenelle; Agapita Fontenelle and 7 others
Brother of François Fontaneilles

Occupation: Engenheiro de Minas
Managed by: Carla Assenheimer (C)
Last Updated:

About Jean Fontenelle

A CHEGADA DO FRANCÊS JEAN PIERRE FONTANEILLES (Filho) NO CEARÁ

No início do século XVIII, divulgaram em Portugal fantásticas notícias de que nos contrafortes das Serras da Ibiapaba e dos Cocos, no Ceará, armazenavam-se fabulosas jazidas de minérios, muito ouro e prata, brotando à flor da terra. O local desses minérios seria precisamente o Araticum, atualmente distrito da cidade de Ubajara. Logo despertou a maior cobiça e ambição no ânimo dos portugueses e muitos deixaram suas terras, suas propriedades em mães de parentes, e emigraram para o Brasil à procura dos grandes tesouros que eram descobertos apenas com a pressão do bico das botas ou com a força do seu bastão... A verdade, porém, saiu pelo avesso. É certo que com o ouro e a prata arrancados de Minas Gerais, em tão grande quantidade, a Corte Portuguesa reedificou Lisboa após o terremoto de 1755.

Em 15 de outubro de 1742, através de Carta Régia, atendendo solicitação do Padre José da Rocha, uma comissão de cinco engenheiros de minas é destinada para o Ceará, composta por João de Oliveira Camide e Estevão Gomes Madeira (portugueses), João Cristóvão Spongel (alemão) e os franceses Jean Pierre FONTANEILLES (chefiando a comissão) e seu filho JEAN PIERRE FONTANEILLES. Conforme consta numa cópia da “Devassa” - documento arquivado na Biblioteca da Universidade do Vale do Acaraú-UVA, a chegada dessa comissão no Ceará ocorreu em 9 de abril de 1743, no Arraial de Ubajara, com a finalidade de explorar o potencial aurífero daquelas serranias. A comissão iniciou logo a pesquisa e exploração. Infelizmente, a inveja e ambição de muitos impediram a boa marcha dos trabalhos, contando-se, entre eles, o ouvidor Manuel José de Farias que tudo fez para que os engenheiros negassem a existência de minérios. Fracassada a missão, Jean Pierre FONTANEILLES (pai) e os outros engenheiros retornaram aos seus pontos de origem. Entretanto, JEAN PIERRE FONTANEILLES (filho) resolveu ficar e preferiu fixar residência em Viçosa do Ceará, no Sítio Pitinga, Aldeia dos Jesuítas, onde adquiriu várias partes de terra no sertão, principalmente no lugar “Careta”, cuja posse custou a elevada soma de quinze mil réis. Aí, então, dedicou-se à criação de gado bovino. E sendo um exímio ourives, montou uma oficina e com isso resolveu ganhar a vida sossegadamente.

Em Viçosa do Ceará, JEAN FONTENELLE exerceu os cargos públicos de Juiz Ordinário, Presidente do Senado e da Câmara, Juiz de Órfãos, Juiz Almotacé, Procurador do Senado e da Câmara, Tesoureiro dos Cofres dos Órfãos e Vereador. Quando fez seu testamento, em 15 de abril de 1807, mencionou os nomes e as idades dos filhos de seu segundo casamento com Umbelina Maria de Jesus. JEAN faleceu aos 89 anos de idade, às 7 horas da manhã do dia 8 de dezembro de 1809, numa sexta-feira. E Umbelina faleceu onze anos depois, em 1820, às 9 horas da manhã, também do dia 8 de dezembro e numa sexta-feira. Ambos estão sepultados na nave central da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção, em Viçosa - Ceará.

Fonte: (http://minhagenealogia-osfontenelle.blogspot.com.br/)

view all 16

Jean Fontenelle's Timeline

1720
March 15, 1720
Millau, Aveyron, Languedoc-Roussillon-Midi-Pyrénées, France
1755
1755
Age 34
Viçosa, Ceará, Brasil
1756
1756
Age 35
Viçosa, Ceará, Brasil
1767
August 23, 1767
Age 47
Viçosa, Ceará, Brasil
1771
1771
Age 50
Viçosa, Ceará, Brasil
1772
January 1, 1772
Age 51
Viçosa, Ceará, Brasil
1778
1778
Age 57
Viçosa, Ceará, Brasil
1781
September 13, 1781
Age 61
Viçosa, Ceará, Brasil