Jerónimo Da Cunha Pimentel Homem De Vasconcelos Carneiro

Is your surname Carneiro?

Research the Carneiro family

Jerónimo Da Cunha Pimentel Homem De Vasconcelos Carneiro's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Jerónimo Da Cunha Pimentel Homem De Vasconcelos Carneiro

Birthdate:
Birthplace: Mirandela, Bragança, Portugal
Death: 1898 (55-56)
Braga, Braga, Portugal
Immediate Family:

Son of Henrique Da Cunha Da Gama Pimentel e Vasconcelos and Ana Luísa Angélica De Sá Pimentel
Husband of D. Angelina Augusta Roby Marinho Falcão da Costa Vasconcelos de Brito Roby Marinho Falcão
Father of Henrique Eduardo Da Cunha Pimentel De Vasconcelos

Managed by: Eduardo Cardoso Mascarenhas de L...
Last Updated:

About Jerónimo Da Cunha Pimentel Homem De Vasconcelos Carneiro

Jerónimo da Cunha Pimentel Homem Carneiro de Vasconcelos foi figura de destaque do Partido Regenerador, bem como todos os seus irmãos, tendo sido governador e presidente da Câmara de Braga, deputado às cortes pelos círculos de Sabrosa, Barcelos e de Braga, pertenceu ao Conselho de Sua Majestade e foi Par do Reino vitalício, devendo-se-lhe ainda a construção da Penitenciária de Lisboa de que foi director.

O período das Lutas Liberais levou a um envolvimento político de alguns dos membros da Casa da Calçada que enfileiraram ao lado das forças de D. Pedro IV apesar dos laços de parentesco muito próximos com outras famílias realistas. Neste período e nas fases subsequentes caracterizadas por uma grande instabilidade política, a participação directa naqueles processos de alguns dos seus senhores levaram à delapidação de parte do património, alienado para investir nas campanhas eleitorais, no fortalecimento do Partido Regenerador e num sem número de processos em tribunal contra os mais directos opositores de outros partidos.

Tempo que coincidiu com uma maior permanência da família na cidade de Braga, no Porto e em Lisboa, a Casa da Calçada acabou por ser um recurso repetidamente utilizado para financiar as actividades políticas em que a família se envolveu e a isso não só não escaparam propriedades que foram alienadas bem como muito do recheio da própria Casa da Calçada.

A crise da filoxera nos finais do século XIX reflectiu-se negativamente na estrutura fundiária da Casa, apesar de não ter afectado substancialmente os rendimentos da família que viu compensados os prejuízos nas propriedades no Douro, pelos rendimento auferidos em outras quintas situadas em diferentes zonas do país.

Mas é um facto que devido ao impacto negativo daquela crise a Casa da Calçada acabaria por ficar secundarizada no todo das propriedades administradas pela família, deixando por muitos anos de ser o centro nevrálgico da estrutura familiar. Só retomaria esse papel nos anos sessenta em que foi objecto de um profundo restauro promovido por Jerónimo da Cunha Pimentel e pelo renovar da aposta nas potencialidades agrícolas que pudessem garantir a sua manutenção, como até hoje tem acontecido.

Mais recentemente, foi acrescentada uma valência cultural que se tem concretizado na realização dos Encontros da Casa da Calçada dirigidos à avaliação e discussão das questões que mais importam à Região e por um conjunto de iniciativas, entre as quais assume particular relevância a organização do arquivo familiar da responsabilidade do Arquivo Distrital de Vila Real, que permitirá à Casa da Calçada manter abertas as suas portas a todos os investigadores interessados.

Este é um passo importante no entender da actual administração, para permitir que a Casa da Calçada volte a ser um ponto de encontro de quem se interessa, estuda e quer divulgar a enorme riqueza e diversidade da Região do Douro.

https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1289489

Irmãos:

Henrique José da Cunha Pimentel,

Maria da Cunha Pimentel,

António da Cunha Pimentel,

Nuno da Cunha Pimentel da Gama Homem de Vasconcelos

Alferes Miliciano de Infantaria do CEP (Fontes: https://arqhist.exercito.pt/details?id=125324).

view all

Jerónimo Da Cunha Pimentel Homem De Vasconcelos Carneiro's Timeline

1842
May 14, 1842
Mirandela, Bragança, Portugal
1898
1898
Age 55
Braga, Braga, Portugal
1918
March 23, 1918
Braga, Braga, Portugal