João Afonso Pimentel, alcaide-mor de Bragança

Is your surname Pimentel?

Research the Pimentel family

João Afonso Pimentel, alcaide-mor de Bragança's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

João Afonso Pimentel, alcaide-mor de Bragança

Portuguese: Raposo Pimentel alcaide-mor de Bragança
Birthdate:
Birthplace: Portugal
Death: circa 1325 (31-49)
Portugal
Immediate Family:

Son of Afonso Vasques Pimentel and D. Sancha Fernandes
Husband of D. Constança Rodrigues de Morais
Father of Rodrigo Afonso 'o Braganção' Pimentel, O Braganção; D. Inês Pimentel; Alda Gonçalves de Moraes de Pimentel; D. Ines Pimentel and D. Alda Gonçalves de Morais Pimentel
Brother of D. Inês Afonso Pimentel; Rodrigo Afonso Pimentel and D. Maria Afonso Pimentel, [?, sô em Gaio]

Occupation: alcaide-mor de Bragança, Senhor do castelo de Bragança
Managed by: Private User
Last Updated:

About João Afonso Pimentel, alcaide-mor de Bragança

file:///C:/Users/hp/Downloads/Memorias%20de%20Braganca%20(1).pdf

https://www.google.pt/search?q=violante+biscaia&biw=1366&bih=667&tb...


O casamento de Joaõ Afonso Pimentel com D. Constança de Morais e um dos tres casamentos que fueron a fundaçaõ da aliança da familia dos Pimenteis com la dos Morais. Dois irmaõs e uma irma Pimentel se casaron com duas irmas, e um primo de Morais. Os casamentos duplos eram uma pratica corrente na nobreza medieval, mas um casamento triplo e uma coisa muito mais rara.
(E verdade que o terceiro casamento resulto so de Gaio, porque Maria Afonso Pimentel naõ e mencionada na Pedatura, ou nos Pimenteis, percursos).

O casamento de Joaõ Afonso Pimentel com D. Constança de Morais tera sido acompanhado de sua deslocaçaõ para a regiaõ de Bragança, vila d'onde a familia de Morais era radicada.
Joaõ Afonso Pimentel recebiu o castelo de Bragança de D. Pedro I no inicio do seu reinado, no 20 de Junho 1357 [?? v; infra]. Tambem fu alcaide-mor de Bragança.
Por B. Vasconcelos e Sousa, "estes dois eventos demonstram claramente a [sua] profunda inserçaõ […] numa cidade na qual representava a autoridade regia".

Os Pimenteis, percursos…, p. 220, com uma referencia a Chancelarias Portuguesas, D. Pedro I…, doc. n°17, p. 8, para o castelo de Bragança ;
A dataçaõ de 1357 e problematica, porque naõ e coherente com o resto da cronologia habitual para este ramo dos Pimenteis. Diz B. Vasconcelos, n. 196, p. 220: "o ano, cujo numeral romano esta incompleto, é reconstituido criticamente em funçaõ da data e do local dos assentos anterior e posteriores".
Sobre os casamentos duplos, v. Marie-Thérèse Caron, La noblesse dans le duché de Bourgogne, 1315-1477, Lille, 1987, pp 204-205.

Fontes: v. tambem Gaio, t. 22, "Peminteis", §6., n°3, p. 140. Diz Gaio: "o Conde D. Pedro tt° 48 fls 293 N1 falla deste casamento de D. Joaõ Afonso com Constança Rodrigues, aponte no seul Livro de Nobreza" [sic].