João Mascarenhas, 2º senhor de Lavre e Estepa

Is your surname Mascarenhas?

Research the Mascarenhas family

João Mascarenhas, 2º senhor de Lavre e Estepa's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Related Projects

About João Mascarenhas, 2º senhor de Lavre e Estepa

Señor de Labra y Estepa, Comendador de Mertola.

Don Juan Mafcareñas, Señor de la Cafa, Villas y Alcaydias, Encomienda y Capitania de fu padre: cafó con Doña Margarita Coutiño, hija de Vafco Coutiño, Conde de Borba y de Redondo, y de la Condefa Doña Catalina de Silva. Fueron fus hijos Don Fernan Martinez Mafcareñas, que fuccedió en la Cafa, y no tuvo fuccefion; Don Vafco Mafcareñas, en cuyos defcendientes eftá, y Don Francifco, Capitan de los Ginetes, primer Conde de Santa Cruz, Virrey de la India, del Confejo de Eftado, Governador de Portugal por Felipe II. Historia de la Muy Ilustre Casa de Sousa, España, 1770 Condes de Ovidos, Palma y Sagubal, Merinos mayores. Pág. 431


Alcaide-mor de Montemor-o-Novo e Alcácer do Sal. Comendador de Mértola e Almodóvar (Ordem de Santiago). Capitão de Ginetes de D. Manuel e D. João III.

in, http://www.cham.fcsh.unl.pt/ext/GEN/P%E1ginas/HMeneses14Todo.htm

àcerca (Português)

João Mascarenhas II. Capitão de Ginetes do rei D. Manuel.Comendador de Mértola. Alcaide-mór de Montemor-o-Novo e de Alcácer do Sal, e de Mértola,. Do Conselho d'El-Rei D. Manuel I e El-Rei D. João III. 2.º Senhor de Estepa

Veio a estar por diversas vezes presente no Norte de África, onde foi fronteiro em Arzila, entre 1509 e 1512. Participou no ataque a Azamor em 1508, tendo sob seu comando uma das três capitanias da gente de cavalo. Em 1513, em companhia de D. Jaime, Duque de Bragança, esteve de novo no ataque a Azamor. De volta ao Norte de África podemos ainda encontra-lo em 1516, por ocasião do cerco à vila Arzila, levado a cabo pelo rei de Fez.

A 28 de Maio de 1520, recebe privilégio de apresentação de ofícios para a comenda de Mértola, e a 14 de Outubro de 1532, integrou o grupo de membros da Ordem, que presentes em Capítulo Geral outorgaram procuração a D. Jorge.

A 9 de Fevereiro de 1534 é mencionado, por ocasião da visita à comenda de Alcácer do Sal43, sendo também referido à frente da comenda de Mértola a 9 de Abril de 1535.

Casou este comendador com uma filha D. Vasco Coutinho, conde de Borba e comendador de Almourol na Ordem de Cristo, tendo desta união nascido vários filhos que vieram a ingressar nas Ordens, aos quais não nos referiremos, dado gravitarem fora do âmbito da nossa cronologia.

http://www.cepesepublicacoes.pt/portal/pt/obras/militarium-ordinum-analecta-n.o-11/ler-em-flash#/166/zoomed.

Nobiliário das Famílias de Portugal - vol. VI - pg. 576 (Mascarenhas)

Filhos:

D. Fernão Martins Mascarenhas * c. 1520 + Elvira de Mendoza

D. Vasco Mascarenhas * c. 1510+ D. Maria de Mendonça

D. Nuno Mascarenhas

D. Francisco Mascarenhas, 1º conde de Santa Cruz * c. 1530 + Leonor de Ataíde

D. Catarina da Silva * c. 1530 + Vasco Anes Corte-Real

D. Violante Henriques * c. 1500 + D. Martinho Soares de Alarcão, alcaide-mor de Torres Vedras

D. Leonor Mascarenhas * c. 1530 + D. João Lobo da Silveira, 4º barão de Alvito

D. Diogo Mascarenhas

view all

João Mascarenhas, 2º senhor de Lavre e Estepa's Timeline