Jorge de Cabedo de Vasconcelos Sardinha da Cunha Castelo-Branco e Couto, 2.º visconde do Zambujal

public profile

Is your surname de Cabedo de Vasconcelos Sardinha da Cunha Castelo-Branco e Couto?

Research the de Cabedo de Vasconcelos Sardinha da Cunha Castelo-Branco e Couto family

Jorge de Cabedo de Vasconcelos Sardinha da Cunha Castelo-Branco e Couto, 2.º visconde do Zambujal's Geni Profile

Records for Jorge de Cabedo de Vasconcelos Sardinha da Cunha Castelo-Branco e Couto

9 Records

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Jorge de Cabedo de Vasconcelos Sardinha da Cunha Castelo-Branco e Couto, 2.º visconde do Zambujal

Birthdate: (67)
Birthplace: Setúbal, Setubal, Portugal
Death: May 26, 1850 (67)
Lisbon, Lisbon, Portugal
Immediate Family:

Husband of Ana Leonor de Almada e Lencastre
Father of Maria Carlota Cabedo de Almada e Lencastre; José Bruno de Cabedo e Vasconcelos Sardinha da Cunha Castelo-Branco e Couto; Maria Francisca de Cabedo e Lencastre; António José de Cabedo e Vasconcelos; Maria de Cabedo e Lencastre and 1 other

Managed by: Elsa Maria Perdigão de Sousa de...
Last Updated:

About Jorge de Cabedo de Vasconcelos Sardinha da Cunha Castelo-Branco e Couto, 2.º visconde do Zambujal

1º Barão e 1º Visconde do Zambujal (por Decreto de El-Rei D.Miguel em 1833)

Moço Fidalgo com Exercício no paço, Comendador da Ordem de Cristo, Provedor da Tábola e Ordem de Setúbal, Superintendente das Coudelarias de Setúbal e Coronel do seu regimento de Milicias, tendo tido assento na Reunião dos Três Estados em 1828 pelo braço da nobreza, Senhor dos Morgados de Cabedo, de Vasconcelos, de Zambujal, de Sardinhas e da Quinta da Caridade do Couto, em Ourém.

Casou com sua prima D. Ana Leonor de Almeida e Lencastre.


1º visconde do Zambujal. 1º barão do Zambujal. Senhor do Morgado de Cabedo. Senhor do Morgado de Vasconcelos. Senhor do Morgado de Zambujal. Senhor do Morgado de Sardinhas. Senhor da Quinta da Caridade do Couto. Moço Fidalgo com exercíçio; Comendador da Ordem de Cristo; Provedor da Tábula e Ordem de Setúbal; Superintendente das Caudelarias e Coronel do regimento das Milícias de Setúbal.
Moço fidalgo com exercício; comendador da Ordem de Cristo, provedor da Tabola e ordem da vila de Setúbal superintendente das caudelarias da comarca de Setúbal, etc.

Nasceu em Setúbal a 18 de abril de 1783, faleceu em Lisboa a 26 de maio de 1850. Era filho de José Bruno de Cabedo de Vasconcelos Sardinha da Cunha, moço fidalgo, brigadeiro do exército e governador da praça Setúbal, etc., e de sua mulher D. Rita Delfina da Graça de Lencastre.

Foi coronel do Regimento de Milícias de Setúbal, desde 15 de novembro de 1812 até à convenção de Évora-Monte; teve assento na reunião dos três estados em 1828, pelo braço da nobreza.

Era senhor das morgadas de Cabedo, de Vasconcelos, do Zambujal, de Sardinhas, e da Quinta da Caridade do Couto, em Ourém, no qual sucedeu em 1817 por se haver extinto a linha principal.

Foi também administrador de varias capelas, sendo as mais antigas, a de Afonso Lourenço Casado, instituída em 1303, e a de Estêvão Lourenço Pinheiro, em 1459.

Casou em Setúbal a 10 de novembro de 1808, com sua prima D. Ana Leonor de Almada e Lencastre, filha dos 2.os viscondes de Vila Nova de Souto de EI-Rei. Foi agraciado com o título de barão do Zambujal por carta de 27 de janeiro de 1826; o ofício do provedor da Tabola, foi por carta de 22 de maio de 1639 concedido a um dos seus ascendentes.

É o brasão de armas destes fidalgos um escudo esquartelado: no 1.º quartel as armas dos Cabedos: um escudo dividido em pala; a primeira dividida em faixa, tendo na primeira de azul, 3 flores-de-lis, de prata, em roquete; na segunda, de prata, uma caldeira, de negro. Na segunda pala, também de prata, bandeira de duas pontas, metade de púrpura, carregada de um crescente de prata, e a outra metade, de prata, carregada de um crescente de púrpura, bastes de ouro com a lança de prata. No 2.° quartel, as armas dos Vasconcelos: Em campo preto três taxas veiradas, e contraveiradas de prata e de vermelho. No 3 ° as dos Sardinhas: Em campo verde uma banda ondada de prata e azul com 5 sardinhas da sua cor. No 4.º as dos Cunhas: Em campo de ouro 9 cunhas de azul em 3 palas, sem a orla das quinas, e no centro um escudete com as armas dos Coutos, de Benambar: Em campo vermelho um castelo de ouro fundado sobre ondas. Timbre, o dos Cabe dos, que é o crescente das armas sobre coronel de barão.

http://www.arqnet.pt/dicionario/zambujal.html

O título de barões de Zambujal foi atribuído em 1826 (Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT), Registo Geral de Mercês, Mercês de D. João VI, L.º 21, f. 350 e o de visconde em 1833, de acordo com fontes secundárias).

Considere-se o facto dos seguintes membros da família terem recebido as seguintes mercês: Inocêncio de Cabedo de Vasconcelos (1697: ANTT, Registo Geral de Mercês, Mercês de D. Pedro II, L.º 11, f. 84),

Manuel Cabedo de Vasconcelos (1699: ANTT, Registo Geral de Mercês, Mercês de D. Pedro II, L.º 13, f. 114; 1707: ANTT, Registo Geral de Mercês, Mercês de D. João V, L.º 7, f. 568 v.),

Inácio de Cabedo de Vasconcelos (1699: ANTT, Registo Geral de Mercês, Mercês de D. Pedro II, L.º 13, f. 265; 1727 e 1730: ANTT, Registo Geral de Mercês, Mercês de D. João V, L.º 17, f. 176 e L.º 18, f. 176),

Jorge de Cabedo de Vasconcelos (1700: ANTT, Registo Geral de Mercês, Mercês de D. Pedro II, L.º 13, f. 265; 1709: ANTT, Registo Geral de Mercês, Mercês de D. João V, L.º 4,, f. 29-29 v.)

José Bruno de Cabedo e Vasconcelos (1722: ANTT, Registo Geral de Mercês, Mercês de D. João V, L.º 13, f. 410).

view all

Jorge de Cabedo de Vasconcelos Sardinha da Cunha Castelo-Branco e Couto, 2.º visconde do Zambujal's Timeline