José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência

Is your surname de Andrada e Silva?

Research the de Andrada e Silva family

José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência

Also Known As: "José Bonifácio de Andrade", "Patriarca da Independência do Brasil"
Birthdate: (74)
Birthplace: Santos, São Paulo, Brazil
Death: April 6, 1838 (74)
Niterói, Rio de Janeiro, Brazil (congestão cerebral)
Place of Burial: Santos, São Paulo, Brasil
Immediate Family:

Son of Bonifácio José Ribeiro de Andrada and Maria Bárbara de Silva
Husband of Narcisa Emília O'Leary
Partner of NN
Father of Carlota Emília de Andrada; Gabriela Frederica Ribeiro de Andrada; Narciza Cândida de Andrada; Diociecio de Andrada e Silva and Narcisa Cândida de Andrada
Brother of Patrício Manuel Bueno de Andrada; Maria Flora Ribeiro de Andrada; Bárbara Joaquina Ribeiro de Andrada; Ana Marcelina Ribeiro de Andrada; Bonifácio José de Andrada and 4 others
Half brother of Adelindes Urcezina de Andrada

Occupation: Advogado
Managed by: Private User
Last Updated:

About José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência

Biografia

José Bonifácio de Andrada e Silva (Santos, 13 de junho de 1763 — Niterói, 6 de abril de 1838) foi um naturalista, estadista e poeta brasileiro. É conhecido pelo epíteto de "Patriarca da Independência" por ter sido uma pessoa decisiva para a Independência do Brasil.

Pode-se resumir brevemente sua atuação dizendo que foi ministro do Reino e dos Negócios Estrangeiros de janeiro de 1822 a julho de 1823. De início, colocou-se em apoio à regência de D. Pedro de Alcântara. Proclamada a Independência, organizou a ação militar contra os focos de resistência à separação de Portugal, e comandou uma política centralizadora. Durante os debates da Assembleia Constituinte, deu-se o rompimento dele e de seus irmãos Martim Francisco Ribeiro de Andrada e Antônio Carlos Ribeiro de Andrada Machado e Silva com o imperador. Em 16 de julho de 1823, D. Pedro I demitiu o ministério e José Bonifácio passou à oposição. Após o fechamento da Constituinte, em 11 de novembro de 1823, José Bonifácio foi banido e se exilou na França por seis anos. De volta ao Brasil, e reconciliado com o imperador, assumiu a tutoria de seu filho quando Pedro I abdicou, em 1831. Permaneceu como tutor do futuro imperador até 1833, quando foi demitido pelo governo da Regência.

Bonifácio José de Andrada nasceu em Santos, província de S. Paulo [1]. Era filho do coronel José Ribeiro de Andrada, natural de Portugal, e de d. Anna da Silva Borges, natural de Santos. Neto paterno de Gaspar Ribeiro e de d. Felippa de Andrada Machado, naturais de Portugal; neto materno de Balthazar da Silva Borges, natural de Portugal, e d. Luiza dos Reis, natural de Santos.

Coronel do Regimento de dragões auxiliares da capitania de S. Paulo [2], ocupou vários cargos públicos na vila de Santos, serviu desde 1746 como fiscal da Intendência das Minas de Paranapanema [3]; de 1759 a 1764 como almoxarife da Fazenda Real [4].; exercendo ainda de 1768 a 1772 o lugar de escrivão da Junta da Real Fazenda da cidade de S. Paulo [5]. Era irmão do dr. José Bonifácio de Andrada, que se distinguiu nas ciências físicas e médicas [6], do dr. Tobias Ribeiro de Andrada, tesoureiro-mor da Sé de S. Paulo, que foi notável jurisconsulto e canonista, e do padre João Floriano Ribeiro de Andrada, que foi um poeta célebre e dos qual existem vários fragmentos poéticos, como a Vida de S. João Nepomuceno, que dá, no dizer do velho Antonio Carlos, testemunho da sublimidade de sua fantasia poética e da sua condição literária.

O coronel Bonifácio José de Andrada faleceu aos 16 de setembro de 1789, deixando de seu casamento com d. Maria Barbara da Silva, filha de Gonçalo Fernandes Souto e d. Rosa Viterbo da Silva, os seguintes filhos:

I - Patricio Manuel de Andrada, sacerdote, abastado proprietário em Santos, falecido em 1847 [7].

II - José Bonifácio de Andrada e Silva, o patriarca da Independência do Brasil, casado com d. Narcisa O'Leary de Andrada, natural de Irlanda;

III - Antonio Carlos Ribeiro de Andrada Machado e Silva, conselheiro, senador, casado com sua sobrinha [8] d. Anna Josephina, filha de d. Anna Marcellina;

IV - Martim Francisco Ribeiro de Andrada, conselheiro, casado com a sua sobrinha d. Gabriella Frederica Ribeiro de Andrada, filha de José Bonifácio;

V - D. Maria Flora de Andrada, que foi camareira-mor da primeira imperatriz do Brasil [9];

VI - D. Barbara Joaquina de Andrada, casada com o capitão-mor, depois coronel, Francisco Xavier da Costa Aguiar;

VII - Bonifácio José de Andrada, que faleceu solteiro;

VIII - Francisco Eugenio de Andrada, negociante [10];

IX - D. Anna Marcellina Ribeiro de Andrada, casada com o coronel José de Carvalho e Silva.

José Bonifácio e seus descendentes

José Bonifácio de Andrada e Silva. Nascido em Santos, a 13 de junho d e1763, fez sua educação primária na mesma vila, e a secundária em S. Paulo sob as vistas de frei Manuel da Ressurreição. Formou-se na Universidade de Coimbra em jurisprudência e ciências naturais. Viajou à Europa durante dez anos como naturalista e mineralogista, por proposta da Academia Real das Ciências. A Sociedade Philomathica, a dos Naturalistas, em Paris, a Linneana de Iena (N.E.: Iena ou Jena abriga uma universidade fundada em 1558, localizando-se na Alemanha, a Sudoeste de Leipzig e a Leste de Erfurt, na região da Turíngia), e a dos Investigadores da Natureza de Berlim, a Academia Real de Stockolmo, a de Copenhague e muitos outros institutos o chamaram a seu seio. Os sábios mais distintos do Norte e Sul da Europa lhe dispensaram sua amizade [11].

Faleceu José Bonifácio a 6 de abril de 1838 e está sepultado em Santos [12]. Deixou três filhas:

I - Dona Carlota [13] de Andrada, casada com Alexandre Antonio Vandelli [14];

II - Dona Gabriella [15] Frederica Ribeiro de Andrada, casada com seu tio, o conselheiro Martim Francisco Ribeiro de Andrada;

III - Dona Narcisa Candida de Andrada [16], casada a primeira vez com seu primo Francisco Eugenio de Andrada [17] e a segunda com Antonio Augusto da Costa Aguiar.

Atividades Maçônicas

Foi Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil nos períodos de 1822 e 1831 a 1837, de acordo com o site Wikipédia (ver abaixo).

É relacionado como membro da Maçonaria Brasileira pela obra O QUE É MAÇONARIA, de A.Tenório Cavalcante Albuquerque, 7a Ed., Editora Aurora, Rio de Janeiro, p.233.

Fontes:

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Bonif%C3%A1cio_de_Andrada_e_Silva)

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Oriente_do_Brasil)

view all

José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência's Timeline

1763
June 13, 1763
Santos, São Paulo, Brazil
1790
December 20, 1790
Age 27
Lisbon, Portugal
1798
1798
Age 34
Brazil
1800
1800
Age 36
State of Minas Gerais, Brazil
1838
April 6, 1838
Age 74
Niterói, Rio de Janeiro, Brazil
????
????
????
Santos, São Paulo, Brasil