Lourenço Cardoso de Negreiros

Is your surname Cardoso de Negreiros?

Research the Cardoso de Negreiros family

Lourenço Cardoso de Negreiros's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Lourenço Cardoso de Negreiros

Birthdate:
Birthplace: freguesia de Loreto, Lisboa, Portugal
Death: Died in Brazil
Immediate Family:

Son of Estevão Cardoso de Negreiros and Beatriz Pinheiro Lobato
Husband of Antonia Barreto Borges de Cerqueira
Father of Estevão Cardoso de Negreiros and Beatriz Pinheiro
Brother of Catarina de Avelar

Managed by: Ana Maria Toledo Rodrigues
Last Updated:

About Lourenço Cardoso de Negreiros

CAPITÃO LOURENÇO CARDOSO DE NEGREIROS, com geração.14 Lourenço foi batizado em 16 de agosto de 1602 na freguesia do Loreto, cidade de Lisboa, com parte de cristão-novo, filho de Estêvão Cardoso de Negreiros e de sua mulher Beatriz Pinheiro Lobato. Uma irmã do Capitão Lourenço, D. Catarina de Avelar, foi presa em 13 de maio de 1669 pela Inquisição de Coimbra.15 Esta senhora foi levada aos cárceres, no mesmo dia, juntamente com suas filhas, D. Catarina de Avelar, a moça16, e D. Maria de Mesquita.17 Todas acusadas do crime de judaísmo.

http://www.asbrap.org.br/areavip/arquivos/l-%20Barretos,%20de%20Cabe%C3%A7o%20de%20Vide.pdf

Genealogia Paulistana

Título Borges de Cerqueira

pág. 524

§ 4.º 1-4 Antonia Borges de Cerqueira foi casada em 1629 em S. Paulo com

Lourenço Cardoso de Negreiros, natural de Lisboa.

Teve q. d.: 2-1 Beatriz Pinheiro que foi batizada em 1641 em S. Paulo e casou-se com o capitão Pedro da Guerra Leme, que teve sua fazenda de cultura no Cubatão, em Santos, f.º de Francisco Rodrigues da Guerra e de Lucrecia Leme. Com geração no 2.º V. pág. 206. 2-2 Estevão Cardoso de Negreiros, natural da Cotia, falecido com testamento em 1722 em Itu, em avançada idade, foi casado com Magdalena de Miranda.

______________________________________________

,

Lourenço Cardoso de Negreiros

Nascido 16/08/1602 Local: Freguesia de Loreto, Lisboa, Portugal Morreu no Brasil, em local e data ignorados Esposa: Antonia Barreto Borges de Cerqueira Nasc. cerca de 1620 (1613 ?) em São Paulo Capital Casaram em 1629 em São Paulo Capital (com 9 anos?..) Filha de Gaspar Barreto, nascido cerca de 1600 (??..) em Cabeça de Vide, Distrito de Porto Alegre, Portugal e morto cerca de 1629 no Brasil – e de Lucrécia Leme Borges Cerqueira, nascida em São Paulo em 1595, filha de Simão Borges de Cerqueira e Leonor Leme. Em segundas núpcias ela casou com Antonio Raposo Tavares, “o Velho”, bandeirante famoso. Lourenço e Antonia foram pais de Estevão Cardoso de Negreiros Nascido 1640 em Cotia, SP E de Beatriz Pinheiro.

Fonte: Francisco Roberto de Negreiros Lloréns

Gaspar Barreto, conforme seu inventário, era irmão de João Barreto e de Francisco Barreto (SL, III, 547), todos moradores na vila de São Paulo, onde serviram os honrosos cargos da república. Seus irmãos se casaram na Sé de São Paulo, a saber: Francisco, em janeiro de 1633 (ver nota 5) com sua concunhada Maria Borges, e João, no ano de 1635 (ver nota 6), com D. Maria (SL, I, 4) (9.) Consoante assentos de casamento dos dois irmãos, estes eram filhos de Francisco Barreto e de Beatriz Pinto, já falecidos em 1633, naturais e moradores que foram de Cabeço de Vide que é freguesia do concelho de Fronteira, distrito de Portalegre. Gaspar Barreto era homem bem afazendado, mantendo negócios com vários moradores da vila de São Paulo e da cidade do Rio de Janeiro; fez testamento (10) a 18 de maio de 1629 na vila de São Paulo, tendo nomeado por testamenteiros o irmão João Barreto e a mulher; este instrumento recebeu o "cumpra-se" a 8 de agosto de 1629; neste mesmo ano se fez inventário (a primeira folha do inventário, onde estaria o auto, está perdida). Lourenço Cardoso assinou haver recebido 86$000 em dinheiro de contado da legítima de sua mulher, a 10 de agosto de 1631 na vila de São Paulo. A 21 de julho de 1633, na vila de São Paulo, estando o curador dos órfãos, João Barreto, de viagem para Angola, nomeou-se novo curador dos órfãos: o cunhado deles órfãos, Lourenço Cardoso de Negreiros. A 23 de junho de 1636, na vila de São Paulo, por estar ausente da Capitania de São Vicente, nomeou-se novamente curador dos órfãos o tio deles, João Barreto, conquanto a mulher do Negreiros, Antônia Barreto, continuasse a residir em São Paulo. Lourenço Cardoso prestou contas apenas em novembro de 1637. Lourenço foi também curador dos órfãos de seu cunhado Simão Borges Cerqueira (11), em 1640, quando afirmou que não assistia o mais do tempo na vila de São Paulo por causa de seus negócios e mercancia e juntamente estar de caminho para fora, pelos quais motivos pedia para deixar de ser curador. Lucrécia Leme, por sua vez, nasceu por volta de 1595 na vila de São Paulo. Viúva de Gaspar Barreto, casou-se segunda vez, com o Mestre de Campo António Raposo Tavares, um dos maiores bandeirantes de São Paulo, viúvo de Beatriz Furtado de Mendonça, falecida em 1632. Lucrécia era filha do português Simão Borges (de) Cerqueira, tronco destes apelidos da vila de São Paulo e de sua mulher (casados cerca de 1595 na vila de São Paulo, a paulista Leonor Leme (12). Lourenço Cardoso de Negreiros foi morador no bairro da Cotia (hoje município), na vila de São Paulo. Passou depois para a vila de São Vicente, sendo da sua governança nos anos de 1633(13), 1650(14) e 1653 (15) . No inventário de sua cunhada Isabel Borges (16), vem citado no testamento que esta fez no ano de 1655. Fonte: UMA TRADIÇÃO SECULAR: ESTEVÃOS E LOURENÇOS CARDOSOS DE NEGREIROS - Marcelo Meira Amaral Bogaciovas

view all

Lourenço Cardoso de Negreiros's Timeline

1602
August 16, 1602
Lisboa, Portugal
1640
1640
Age 37
Cotia, Cotia, São Paulo, Brazil
1641
1641
Age 38
Sao Paulo, São Paulo, Brazil
????
Brazil