Luís de Almeida Soares Portugal, 2º Marquês do Lavradio

Is your surname de Almeida Soares Portugal de Alarcão d'Eça e Melo Silva Mascarenhas?

Research the de Almeida Soares Portugal de Alarcão d'Eça e Melo Silva Mascarenhas family

Luís de Almeida Soares Portugal, 2º Marquês do Lavradio's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

Luís de Almeida Soares Portugal de Alarcão d'Eça e Melo Silva Mascarenhas, 2º Marquês do Lavradio, 5º conde de Avintes, 11.º Vice-rei d

Birthdate: (60)
Birthplace: Dois Portos, Torres Vedras, Lisbon, Portugal
Death: May 2, 1790 (60)
Santa Engrácia, Lisbon, Lisbon, Portugal
Immediate Family:

Son of António de Almeida Soares Portugal, vice-rei do Brasil and Francisca das Chagas Mascarenhas
Husband of <private> de Távora (Cunha Silveira e Távora)
Partner of Mariana da Fonseca Costa
Father of <private> de Almeida; <private> de Almeida; <private> de Almeida; António Máximo de Almeida Portugal, 3.º marquês de Lavradio; <private> de Almeida and 3 others
Brother of Joana de Almeida; Mariana de Almeida; Inácia Rosa de Távora and Martinho Lourenço de Almeida

Managed by: Eduardo Cardoso Mascarenhas de L...
Last Updated:
view all 16

Immediate Family

About Luís de Almeida Soares Portugal, 2º Marquês do Lavradio

Dom Luiz Maria de Almeida Soares e Portugal , o 2º MARQUÊS do LAVRADIO, nascido 27/6/1729 na Quinta da Conceição, situada no reguengo da Ribaldeira, Dois Portos, Torres Vedras, e falecido 2/5/1790 no Rio de Janeiro,(que foi tambem GOVERNADOR da BAHIA e VICE- REI do BRASIL),teve geração ilegítima com a viúva Mariana da Fonseca Costa e Araújo,nascida no Rio de Janeiro 13/9/1746, (filha de Antonio de Araújo Pereira e Úrsula da Fonseca Costa). O Marquês e a viúva tiveram entre outros,Lourenço Maria de Almeida Portugal nascido no Rio de Janeiro em 30/6/1776 e falecido em 12/5/1844.

" Familia Almeida Portugal. Dicionário das Famílias Brasileiras

 Dom Luiz Maria de Almeida Soares e Portugal , o 2º MARQUÊS do LAVRADIO (que foi tambem GOVERNADOR da BAHIA e VICE- REI do BRASIL),nascido 27/6/1729 em Lisboa e falecido 2/5/1790 no Rio de Janeiro (?). Teve geração ilegítima com a viúva Mariana da Fonseca Costa e Araújo,nascida no Rio de Janeiro 13/9/1746 no Livro de N.6 da Candelária , folha 205 v. Era filha de Antonio de Araújo Pereira e Úrsula da Fonseca Costa e neta do SGTO.-MÓR João Francisco da Costa , este ancestral direto do Duque de Caxias.O Marquês e a Viúva, Lourenço Maria de Almeida Portugal nascido no Rio de Janeiro em 30/6/1776 e falecido em 12/5/1844.Foi sepultado na Igreja de Santo Antonio.Ele foi entregue aos cuidados do SGTO.-MÓR Pedro Nolasco Pereira da Cunha que viria a ser mais tarde o seu sogro, conforme papéis de legitimação no Arquivo Nacional ( caixa 127).

Fonte: Mariana da Fonseca Costa.

http://pagfam.geneall.net/2762/pessoas.php?id=1186291


anexo um video que aos cerca de 45 minutos dá uma larga explicação sobre o Palácio Lavradio, acabado por ele:

http://vimeo.com/112272926

---------------------------------------------------------------------------------------

1769 – 1779: D. LUÍS DE ALMEIDA PORTUGAL SOARES D’EÇA ALARCÃO DE MELO E SILVA MASCARENHAS (MARQUÊS DE LAVRADIO)

Durante os dez anos de governo, grandes foram os serviços prestados ao Rio de Janeiro pelo Marquês de Lavradio. Como os seus predecessores, ocupou-se com os elementos de defesa da praça. Construiu as Fortalezas do Pico e do Leme e introduziu reformas e melhoramentos nas outras; ampliou os quartéis; completou a organização das tropas da guarnição iniciada pelo Conde da Cunha. Pôs cobro a abusos e desvios que ocorriam na arrecadação dos dinheiros públicos, introduzindo ordem nesse serviço. Abriu ruas, entre as quais a que até hoje guarda o nome de Lavradio; construiu chafarizes, como o da Rua da Glória. Para estimular o comércio criou uma grande feira no Largo da Glória, origem do mercado posteriormente ali construído. Para desenvolver a indústria, favoreceu a criação de uma fábrica de cordas utilizando a fibra nacional de guaxuma, em Mata-Porcos, e incentivou a cultura do anil, da cochonilha e do cânhamo. Tentou introduzir no Brasil a indústria da seda, mas não logrou êxito pela falta de pessoal apto. Antevendo as possibilidades futuras, fomentou a cultura do café, isentando do serviço militar os lavradores que a ela se dedicassem na região da Conceição do Campo Alegre da Paraíba Nova (depois vila de Resende). Um dos grandes serviços prestados à cidade pelo Marquês de Lavradio, já noutro lugar mencionado, foi a transferência para o Valongo. Mundano e festeiro, ele contribuiu para a intensificação da vida social, estimulando e favorecendo com o seu comparecimento bailes, reuniões, protegendo o teatro, desenvolvendo as diversões públicas. Fundou uma Academia Científica para estimular o estudo das ciências naturais e dos recursos do país, tornando-os conhecidos na Europa por meio de memórias e comunicações às associações congêneres. O extenso relatório com que o Marquês de Lavradio transferiu o governo ao seu sucessor é um valioso documento, não só sob o ponto de vista histórico, como revelador de um espírito culto e bem-avisado, com uma visão nítida e realista da situação e dos problemas do Brasil na época.

view all 11

Luís de Almeida Soares Portugal, 2º Marquês do Lavradio's Timeline

1729
June 27, 1729
Torres Vedras, Lisbon, Portugal
1756
October 1, 1756
Age 27
Lisboa, Lisboa, Portugal
1761
July 26, 1761
Age 32
Lisbon, Lisbon, Portugal
1776
June 30, 1776
Age 47
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
1790
May 2, 1790
Age 60
Lisbon, Lisbon, Portugal