Luis Vaz Cardoso, 7º senhor da Honra de Cardoso

Is your surname Vaz Cardoso?

Research the Vaz Cardoso family

Luis Vaz Cardoso, 7º senhor da Honra de Cardoso's Geni Profile

Records for Luis Vaz Cardoso

5,298 Records

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Share

About Luis Vaz Cardoso, 7º senhor da Honra de Cardoso

(Por engano se pôs aqui N 5 que devia ser N 6) LUIZ VAZ CARDOZO filho de Vasco Paes Cardozo N 5 foi Sr. da honra de Cardozo, com toda a Jurisdição Civel, e crime casou com D. Leonor de Vasconcelos filha de Gonçalo Mendes de Vasconcelos e sua mulher D. Maria Cz de Moura ttº de Vasconcelos § 12 N 13, outros dizem ser filha de Luiz Ribeiro Sr. de Figueiro e Pedrogão, e sua mulher D. Violante de Sousa 6 Azuil Cardozo

6 Gil Cardozo de Vasconcelos § 15

6 João Vaz Cardozo

6 D. Aldonça Vaz Cardozo mulher de Nuno Fernandes Cardozo no ttº de Gouveas § 50 N 6 c.g.

6 Pedro Vasques Cardozo § 27

6 Leonor Vaz Cardozo § 37

6 Inês Vaz Cardozo mulher de Rui ou Luiz Dias de Sequeira neste ttº § 48 N 7 no que temos dúvida que era seu sobrinho

(NFP, Gayo, Cardosos § 1 N 5).


Filho de Vasco Pais Cardoso (1400 -?), alcaide-mor do Castelo de Trancoso e de Brites Anes do Amaral (1410 -?) filha de João Lourenço do Amaral (1325 -?) e de Aldonça Vasques.

D. Luís Vaz Cardoso (1430 -?) foi um nobre do Reino de Portugal e o 7.º Senhor da Honra de Cardoso, localidade de São Martinho de Mouros, freguesia portuguesa do concelho de Resende.

Casou com Leonor de Vasconcelos (c. 1430 -?) filha de Gonçalo Mendes de Vasconcelos, “o Moço” (1360 -?) e de Maria Anes de Balazães (1400 -?), de quem teve:

Azuil Cardoso (1450 -?), senhor da Honra de Cardoso casado por duas vezes, a primeira com Joana de Moura, filha de Fernão de Moura, senhor da Azambuja e a segunda com Isabel da Fonseca filha de Fernão da Granja, alcaide-mor de Lamego e de Brites da Fonseca (1410 -?).

Gil Cardoso de Vasconcelos (c. 1450 -?) casou com Maria Cardoso.

João Vaz Cardoso (c. 1450 -?) casou com Maria Nunes de Faria.

Aldonça Vaz Cardoso casou com Nuno Fernandes de Gouveia.

D. Pedro Vaz Cardoso (c. 1450 -?), 1.º senhor do Morgado de Nespereira casado com Maria Dias Cardoso Leonor Vaz Cardoso casada por duas vezes, a primeira com Pedro Dias Rebelo e a segunda com Simão Cardoso.

Inês Vaz Cardoso.

Inês Anes de Vasconcelos casada com Rui Gonçalves de Sequeira.

https://www.wikiwand.com/pt/Lu%C3%ADs_Vaz_Cardoso


Filho de Vasco Paes Cardoso e de Beatriz Annes do Amaral. Luís foi o sucessor de seu pai na honra de Cardoso, em São Martinho dos Mouros, com jurisdição civil e criminal.

Foi também o sucessor como senhor de Moreira de Rei.

Em 21 de Agosto de 1439, morando na cidade de Lamego, recebeu carta de privilégio de Fidalgo, com relação a todos seus caseiros, lavradores, amos, mordomos e apaniguados.

Foi pai de seis filhos e três filhas:

[do primeiro casamento:]

1.1. Azuil Cardoso, nascido por volta de 1313. Casou-se com Joana de Moura, filha de Estoquio de Moura e de [...]. Após a morte de Joanna, Azuil casou-se pela segunda vez com Isabel da Fonseca, filha de Fernão da Granja e de Beatriz da Fonseca. Talvez tenha se casado com Maria Pereira. Azuil foi senhor da honra de Cardoso em São Martinho dos Mouros.

1.2. Gil Cardoso de Vasconcellos, casado com sua prima, Maria Cardoso, filha de Pedro Saraiva e de Aldonça Cardoso [citados em 1.9.].

1.3. João Vaz Cardoso.

1.4. Inês Annes de Vasconcellos, casada por volta de 1431, com Rui Gonçalves de Siqueira.

1.5. Pedro Vaz Cardoso, nascido por volta de 1417. Casou-se por volta de 1440, com Maria Dias de Rebello, filha de Lopo Dias de Rebello e de Catharina Gonçalves. Após a morte de Maria, Pedro casou-se pela segunda vez, por volta de 1447, com Dona Isabel Affonso de Andrade, filha de Ruy Freire de Andrade e de Leonor Vaz de Novaes. Pedro faleceu antes de 1447. Pedro viveu em São Martinho dos Mouros. Foi Escudeiro do Marechal Dom Álvaro Coutinho. Em 7 de Abril de 1473, foi nomeado Tabelião civil e criminal de São Martinho dos Mouros.

1.6. Aldonça Vaz Cardoso, casada com Nuno Fernandes de Gouveia, filho de Vasco Fernandes de Gouveia e de [...].

Nuno foi Senhor do Concelho de Besteiros, em Viseu. Serviu ao rei Dom João I, que lhe doou o couto de Gafanhão, em Viseu. Foi também Senhor das honras e coutos de Molhelhos, Borulho, Nandufe, Casais de Vila Verde Real e Castanheira, com jurisdição nos seus direitos.

[do segundo casamento:]

1.7. Martim Vaz Cardoso, nascido por volta de 1436. Casou-se com Briolanja Álvares Homem, filha de Diogo Álvares Homem e de [...].

1.8. Lopo Vaz do Amaral.

1.9. Leonor Vaz Cardoso, nascido por volta de 1444. Casou-se com Pedro Dias Rebello. Após a morte de Pedro, Leonor casou-se pela segunda vez, com seu primo, Simão Cardoso, filho de Pedro Saraiva e de Aldonça Cardoso [citados em 1.2.].


Fontes e comentários:


1. Manuel Abranches de Soveral. Ascendências Visienses. Vol. I, pág. 31; Vol. II, pág. 216, 244.

2. Manoel da Costa Felgueiras Gayo. Nobiliário das Famílias de Portugal. (Cardoso) §1 N6, §30 N1; (Gouveia) §50 N6; (Vasconcellos) §1 N12.

Obs: Felgueiras Gayo coloca Ruy Gonçalves de Siqueira como filho de Gonçalo de Sousa de Siqueira e de Beatriz de Sousa, neto paterno de Ruy Vaz de Siqueira e de Guiomar de Sousa, neto materno de Fernão de Sousa e de Maria Rodrigues de Castelo Branco. Esta ascendência é cronologicamente impossível. Só para citar um exemplo, Martim Affonso de Sousa, o da Batalha Real, nascido em 1342, seria o tetravô de Ruy Gonçalves de Siqueira, forçando uma seqüência de seis gerações consecutivas em que cada pai teria seu filho com 16 anos. A mesma dificuldade apareceria na ascendência de todos os quatro avós de Ruy. Seria algo tão improvável (além de não documentado) que concordo com Soveral em considerar esta filiação como um equívoco de Felgueiras Gayo.