Manoel José Murtinho

Is your surname Murtinho?

Research the Murtinho family

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Manoel José Murtinho

Birthdate:
Birthplace: Cuiabá, Cuiabá, State of Mato Grosso, Brazil
Death: April 22, 1917 (69)
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, State of Rio de Janeiro, Brazil
Immediate Family:

Son of Dr. José Antonio Murtinho and Rosa Joaquina Duarte Murtinho
Husband of Francelina Pinto Guedes Murtinho
Father of Herberto Murtinho and Benedicto Murtinho de Souza
Brother of Sen. José Antonio Murtinho; Joaquim Duarte Murtinho; Anna Josepha Duarte Murtinho; Innocencio Murtinho; Marianna Murtinho and 4 others
Half brother of Leonor Murtinho Guimarães

Occupation: Advogado
Managed by: Carla Assenheimer (C)
Last Updated:

About Manoel José Murtinho

Manuel José Murtinho (Cuiabá, 15 de dezembro de 1847 — Rio de Janeiro, 22 de abril de 1917) foi magistrado e político brasileiro.

Biografia

Era o segundo dos nove filhos do doutor José Antônio Murtinho e de Rosa Joaquina Pinheiro. Eram seus irmãos, dentre outros, os ex-senadores José Antônio Murtinho Júnior e Joaquim Duarte Murtinho.

Mudando-se para o Rio de Janeiro, fez os estudos preparatórios nos afamados colégios Kopke e São Pedro de Alcântara. Seguiu então para São Paulo, onde se matriculou na Faculdade de Direito da mesma cidade, bacharelando-se em 30 de outubro de 1869.

Ingressou na magistratura em 1871, ao ser nomeado juiz municipal e de órfãos do termo de Poconé, passando em seguida para o de Cáceres, cargo a que foi reconduzido em decreto de 13 de novembro de 1875.

Candidatou-se ao cargo de juiz de direito daquela cidade, que se encontrava vago, e foi nomeado para o mesmo em 9 de março de 1878, aí permanecendo por doze anos, até ser removido para a comarca de Cuiabá, por dec. de 14 de junho de 1890.

Já no regime republicano, em 31 de janeiro de 1891, foi nomeado juiz seccional no estado do Mato Grosso, sendo exonerado em 30 de setembro de 1893.

Em 18 de janeiro de 1897, foi nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal, preenchendo a vaga ocorrida com o falecimento de Antônio de Sousa Martins, sendo empossado cinco dias depois. Viria a ser vice-presidente da suprema corte por ocasião da aposentadoria concedida a Antônio Augusto Ribeiro de Almeida, em 30 de setembro de 1913.

Filiado ao Partido Liberal, foi nomeado, no governo do Visconde de Ouro Preto, primeiro vice-presidente de sua província natal, em decreto de 8 de junho de 1889.

Proclamada a República, foi nomeado, em dec. de 5 de fevereiro de 1890, primeiro vice-presidente do Estado de Mato Grosso, sendo eleito seu presidente em 15 de agosto de 1891, tomando posse no dia seguinte. No exercício deste cargo, coube-lhe dirigir toda organização política do estado que administrou. Deixou em 1 de fevereiro de 1892, o governo, que reassumiu em 20 de julho seguinte.

Faleceu na cidade do Rio de Janeiro, sendo seu corpo sepultado no Cemitério São João Batista. Era casado com Francelina Guedes Murtinho, deixando grande descendência.

Fonte: WP

view all

Manoel José Murtinho's Timeline

1847
December 15, 1847
Cuiabá, Cuiabá, State of Mato Grosso, Brazil
1917
April 22, 1917
Age 69
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, State of Rio de Janeiro, Brazil
????
????
????