How are you related to Maria Deane?

Connect to the World Family Tree to find out

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

Maria José von Paumgartten Deane (von Paumgartten)

Birthdate:
Birthplace: Pará, Brasil (Brazil)
Death: August 13, 1995 (79)
Immediate Family:

Daughter of Segmund Francisco Maria von Paumgartten and Adelaide Borges
Wife of Leonidas Deane
Mother of Private

Occupation: Médica, Parasitologista, Pesquisaadora, Cientista
Managed by: Private User
Last Updated:
view all

Immediate Family

About Maria Deane

Nasceu no Pará em 24 de julho de 1916, filha de pai austríaco e mãe francesa.

Graduou-se pela Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará em 1937. Parasitologista de fama internacional, percorreu o país de ponta a ponta, junto com seu marido, o cientista Leonidas de Melo Deane. Ambos se tornaram brilhantes cientistas, profundos conhecedores das doenças endêmicas de origem parasitária, dedicando-se tanto às pesquisas de campo quanto às de laboratório.

Maria José participou da fundação de vários institutos: Instituto de Patologia Experimental do Norte, Instituto Evandro Chagas, Serviço de Malária do Nordeste, Serviço Especial e Saúde Pública.

Em 1953, transferiu-se, junto com seu marido, para a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Em 1973, exilou-se em Portugal e posteriormente na Venezuela, onde reestruturou o departamento de parasitologia da Faculdade de Ciências da Saúde daquele país.

Em 1980 veio trabalhar no Instituto Oswaldo Cruz (atual FIOCRUZ), onde exerceu a Chefia do Departamento de Protozoologia; em 1986 foi nomeada Vice-diretora daquele Instituto.

Maria José publicou mais de cem artigos científicos.

Sua maior contribuição foi que seu trabalho ajudou a melhorar a saúde pública brasileira, através da erradicação das epidemias.

Dra. Maria Deane, faleceu em 1995.

Em homenagem a ela e ao marido, a FIOCRUZ intitulou seu centro de pesquisas na Amazônia de Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane – FIOCRUZ/AMAZÔNIA.

Fontes: Maria von Paumgartten Deane. Cientistas do Brasil - depoimentos. Sociedade Brasileira para o Progresso Brasileiro. Site C&TJovem.mct.gov.br acessado no dia 24 de setembro de 2005. Elaborado por Hildete Pereira de Melo e Ligia M.C.S.Rodrigues.

Fonte: http://cnpq.br/pioneiras-da-ciencia-do-brasil


Especial sobre a cientista Maria Deane, uma mulher à frente do seu tempo

A contribuição científica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) da FIOCRUZ é resultado do esforço cotidiano de pesquisadores empenhados no enfrentamento de importantes problemas de saúde pública – homens e mulheres que, em 108 anos de história, contribuíram para a produção de conhecimento na área da saúde e firmaram-se como ícones da ciência brasileira.

É o caso da protozoologista Maria Deane (1916-1995), que registrou significativas descobertas sobre leishmaniose visceral, malária e doença de Chagas durante sua carreira científica, iniciada em 1936, no Pará, sua terra natal. Em julho deste ano, o IOC prestou uma homenagem à pesquisadora por sua extensa contribuição científica, com a inauguração do Auditório Maria Deane, localizado no pavilhão que recebe o nome de seu marido e colaborador científico, Leonidas Deane.

Uma das mais importantes descobertas da pesquisadora Maria Deane foi registrada em 1984, quando ela atuava como chefe do então Departamento de Protozoologia do IOC / FIOCRUZ. O estudo descreve pela primeira vez o duplo ciclo de multiplicação do agente etiológico da doença de Chagas, o Trypanosoma cruzi, no gambá, reservatório mais antigo do parasito. Os resultados esclarecem a dinâmica de transmissão oral do parasito por este animal e representam contribuição fundamental para a compreensão da epidemiologia da doença em áreas livres de barbeiros domiciliados.

Mais que uma cientista pioneira, Maria Deane foi uma mulher à frente de seu tempo: na década de 1930, formou-se em medicina, tornou-se cientista e desbravou o interior do país para investigar doenças até hoje negligenciadas. Uma trajetória condizente à sua produção científica extremamente original, que até hoje levanta discussões. Decidida, dona de personalidade forte, Maria Deane não tolerava injustiças. Em sua vida pessoal e durante toda a carreira científica, sempre optou pela defesa de valores como humildade, solidariedade e honestidade.

Responsável pela consolidação de unidades de ensino e pesquisa na área da Protozoologia em diversas instituições – como o Departamento de Zoologia da USP e o Departamento de Parasitologia da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Carabobo, na Venezuela –, Maria sempre teve a formação de profissionais de saúde como uma preocupação pessoal.

“Apesar da postura austera como frequentemente é lembrada, resultado da educação rígida que recebeu da família de origem austríaca, em sua vida pessoal era uma pessoa carinhosa” .
Fonte: https://agencia.fiocruz.br/especial-sobre-a-cientista-maria-deane-u...

view all

Maria Deane's Timeline

1916
July 24, 1916
Pará, Brasil (Brazil)
1995
August 13, 1995
Age 79