Pedro de Alcântara Brasileiro

public profile

Is your surname de Alcântara Brasileiro?

Research the de Alcântara Brasileiro family

Pedro de Alcântara Brasileiro's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

About Pedro de Alcântara Brasileiro

Pedro de Alcântara Brasileiro Saisset – O outro filho de D. Pedro I.

Pedro de Alcântara Brasileiro era filho bastardo de dom Pedro I com a modista francesa Clemence Saisset, casada com um francês, francês esse que fazia vista grossa para as traições da mulher com o Imperador, as coisas só mudaram quando Clemence engravidou de dom Pedro I em dezembro de 1828. O casal Saisset saiu às pressas do Brasil e retornaram à França. Dom Pedro encarregou o marquês de Barbacena para que a senhora Saisset tivesse apoio financeiro. O bastardo Pedro de Alcântara nasceu em 28 de agosto de 1829 em Paris. Foi educado num dos melhores colégios de Paris: o Liceu Louis Le Grand, onde se formou em letras. Falava fluente o francês, sua língua materna, o inglês e o espanhol, mas nunca aprendeu o português. Em 1848 foi para Nova York e imediatamente embarcou no navio a vapor Hector, um dos primeiros navios a fazer a volta no cabo Horn, no extremo sul da América, para contornar o continente e chegar a Califórnia.

Foi um dos primeiros estrangeiros a possuir terras próprias em seu nome na California. Foi um grande empreendedor e trabalhou muito a vida toda. Trabalhou com navegação e seguros, teve uma fazenda e em 1882 fundou e presidiu a empresa elétrica Brush Eletric Lighit. Foi também por 30 anos agente consular da França na Califórnia. Somente em 15 de novembro de 1864 que ele ficou sabendo que era filho de dom Pedro I e tentou contato com dom Pedro II, seu irmão, porém não houve muito sucesso. Pedro de Alcântara faleceu em 1902 em sua casa na Califórnia. Foi casado com Maria Palomares e teve quatro filhos: Pierre, Ernest, Henrietta e Isabel. Somente Isabel se casou. Não teve netos e sua última filha a falecer foi Isabel em 22 de abril de 1950.

Texto e imagem tirados do livro: D. Pedro I A história não contada de Paulo Rezzutti.

O patrimônio da família Saisset na California foi dedicado à fundação de uma instituição, museu, pinacoteca e biblioteca. https://www.scu.edu/desaisset/about/info/history/family-history/

view all

Pedro de Alcântara Brasileiro's Timeline

1829
August 28, 1829
Paris, Paris, Île-de-France, France
1859
1859
Sunol, Alameda County, CA, United States
1864
1864
1870
1870
Sunol, Alameda County, CA, United States
1875
1875
1902
1902
Age 72
California, United States